Em avaliação sobre futuro no automobilismo, Ford estuda Fórmula E e considera entrada no campeonato em 2019

A Ford está olhando de forma vasta o panorama do automobilismo internacional para ver qual será a nova abordagem a partir de 2019. No momento, a categoria vista com melhores olhos pela marca fundada por Henry Ford é a Fórmula E e, segundo o site inglês 'E-Racing.365', já iniciou o processo de entrada para a temporada 2019/20

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A Ford está forte na corrida para se tornar a próxima grande montadora internacional a entrar na Fórmula E. A companhia norte-americana já admite abertamente que tem interesse e está estudando a categoria dos monopostos elétricos para uma entrada no segundo semestre de 2019.

 
Existe a expectativa que a Ford deixe o Mundial de Endurance após o fim da 'Súper Temporada' que está para começar e será bianual, bem como se espera que a marca mude o foco quase que imediatamente para outro campeonato: a FE é a favorita. No momento, conversas já estão em curso para encontrar uma equipe parceira.
 
De acordo com o site inglês 'e-racing365.com', a Ford já iniciou o processo de registro na categoria por meio de um método que inclui mostrar interesse, comparecer a uma reunião com a FIA e confirmar o registro para a sexta temporada da Fórmula E. O registro será confirmado quando um carro com a marca da Ford for homologado oficialmente pela FIA.
 
Ainda não, no entanto, há autorização do conselho diretivo da Ford para a participação – o que não impediu a montadora de mandar executivos para acompanhar a etapa da Cidade do México.
 
O diretor internacional de performance esportiva da Ford, Mark Rushbrook, confirmou que a marca está estabelecendo diferentes estratégias caso decida entrar no campeonato dos bólidos elétricos.
OFord GT #67 em Le Mans (Foto: Ford)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"Existem datas-limite que precisam ser atingidas pela FIA e pela Fórmula E, então temos isso mapeado e estamos trabalhando com essas datas. Estamos estudando a FE novamente e tomaremos uma decisão se [entrar] faz sentido para nós ou se não", disse ao site inglês.

 
"Precisa atingir todas as atribuições e ser uma categoria com um campeonato que importe. Precisa também nos dar a habilidade de uma transferência de duas mãos para que desenvolvamos nosso pessoal e ajudemos a contrar a história de, já que estamos lançando carros totalmente elétricos, se estivéssemos correndo na FE o poderíamos aplicar de lá para nossos carros", seguiu. 
 
"Isso é parte do nosso estudo [de possibilidades para a Ford], assim como protótipos, híbridos, híbridos GT, ralicross elétricos. E, claro, FE", apontou.
 
Rushbrook ainda lembrou que a Ford tem preferido abordar campeonatos esportivos com equipes a seu lado, não apenas com a fábrica caminhando sozinha. É assim no próprio WEC, por exemplo, onde a Ganassi opera de forma oficial com os Ford GT.
 
"A forma que nós abordamos o esporte é sempre por meio de parceiros. Não vejo isso mudando. Parcialmente por causa da forma como a categoria se montou, porque são apenas 12 equipes e já estão escolhidas. É por meio de parcerias com times existentes ou comprando algum completamente e asusmindo a operação. Faria sentido criar uma parceria com um time existente", encerrou.
 
Por ser americana e ter planos de levar a fábrica para os Estados Unidos no futuro, a Dragon, de Jay Penske, é tida como favorita para operar ao lado da Ford. Atualmente, é a Penske quem assina o trem de força próprio. 

Se a Ford confirmar a entrada, será a terceira grande fábrica a ingressar oficialmente na categoria pela temporada 2019/20: Mercedes e Porsche estão garantidas.

”RECOMEÇA A BRIGA”

MERCEDES COMEÇA TEMPORADA AINDA À FRENTE DA FERRARI

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.