Fundador da 1ª equipe de Senna, Ted Toleman morre aos 86 anos após síndrome cardiorrenal

Antes de chegar à Fórmula 1, Ted Toleman se aventurou com equipes na Fórmula Ford Britânica 2000 e na Fórmula 2 Britânica. Passagem pela F1 totalizou 57 GPs

Norman Edward ‘Ted’ Toleman, criador da equipe de Fórmula 1 que levou seu sobrenome, morreu nesta quarta-feira (10), aos 86 anos de idade, vítima de complicações relacionadas à síndrome cardiorrenal, doença contra a qual lutava há tempos, nas Filipinas. O empresário foi de suma importância na carreira do tricampeão Ayrton Senna, que estreou na principal categoria do esporte a motor em um dos carros de Ted.

A síndrome cardiorrenal é uma doença que compromete o funcionamento de coração e rins de forma simultânea. A família confirmou por meio de nota o falecimento de Toleman. O chefe da F1, Stefano Domenicali, também prestou condolências após a notícia.

“Triste em saber que Ted Toleman morreu. Ele deu muito à Fórmula 1, e suas conquistas e legado sempre farão parte da nossa história. Nossos pensamentos estão com sua família e amigos neste triste momento”, escreveu Domenicali.

Apesar de ter conquistado alguns resultados interessantes na F1, a Toleman sempre foi um time pequeno e não teve vida muito longa no esporte. A equipe fez sua estreia no GP da Itália de 1981 e encerrou sua participação no esporte no GP da Austrália de 1985. A história da escuderia, no entanto, começou um pouco antes da caminhada na principal categoria do esporte a motor.

Os melhores resultados da Toleman foram com Senna em 1984 (Foto: Reprodução)

A empresa Toleman foi fundada em 1926 e inicialmente tinha como objetivo realizar a entrega de carros da Ford em Manchester, na Inglaterra. Porém, Ted se tornou o presidente da companhia depois de seu pai falecer em 1966. A partir daí, a Toleman passou a se envolver em diferentes formas de corridas de automóveis no Reino Unido.

Em 1977 a Toleman Motorsport participou da Fórmula Ford Britânica 2000. No ano seguinte, estavam com um chassi da March disputando a Fórmula 2 Britânica. Em 1980, a equipe construiu o próprio chassi e viu Brian Henton e Derek Warwick ficarem com o primeiro e segundo lugar, respectivamente, no campeonato.

A participação da Toleman na Fórmula 1 foi anunciada apenas em novembro de 1980, com a estreia acontecendo em 1981. Ao todo, foram 57 GPs, uma pole-position com Teo Fabi no GP da Alemanha de 1985, duas voltas mais rápidas — Derek Warwick na Holanda em 1982 e Senna no GP de Mônaco de 1984 —, além de outros três pódios com o brasileiro, no mesmo ano, em Mônaco, Inglaterra e Portugal.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.