Chefe da F1 presta homenagem a Toleman: “Legado sempre será parte da nossa história”

Mesmo sendo uma das equipes pequenas que passaram pelo grid da Fórmula1, foi pela Toleman que Ayrton Senna estreou na categoria. Stefano Domenicali destacou o legado deixado por Ted Toleman ao esporte

Stefano Domenicali se manifestou após a confirmação da morte de Ted Toleman, fundador da equipe de mesmo nome na Fórmula 1 na década de 1980. O chefe da categoria prestou condolências à família e destacou “o legado e as conquistas” do time britânico.

A morte de Toleman foi confirmada pela família à imprensa. O ex-dirigente lutava há tempos contra a síndrome cardiorrenal, doença que compromete ao mesmo tempo funções do coração e dos rins.

“Triste em saber que Ted Toleman morreu. Ele deu muito à Fórmula 1, e suas conquistas e legado sempre farão parte da nossa história. Nossos pensamentos estão com sua família e amigos neste triste momento”, disse Domenicali.

O empresário foi de suma importância na carreira do tricampeão Ayrton Senna, que estreou na principal categoria do esporte a motor em um dos carros de Ted. Apesar de ter conquistado alguns resultados interessantes na F1, a Toleman sempre foi um time pequeno e não teve vida muito longa no esporte.

Senna em ação com a Toleman (Foto: Reprodução)

A equipe estreou no GP da Itália de 1981 e encerrou sua participação no esporte no GP da Austrália de 1985. Na F1, 57 GPs, uma pole-position com Teo Fabi no GP da Alemanha de 1985, duas voltas mais rápidas — Derek Warwick na Holanda em 1982 e Senna no GP de Mônaco de 1984 —, além de outros três pódios com o brasileiro, no mesmo ano, em MônacoInglaterra Portugal.

Fórmula 1 volta a acelerar entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.