12º em primeiro treino na F1, Verstappen ressalta cautela e diz: “Apenas fiz o que tinha de fazer”

O holandês Max Verstappen, que completou 17 anos na última terça-feira, participou nesta madrugada de seu primeiro treino livre no Mundial de F1. Até que andou bem

Max Verstappen fez um trabalho digno em sua primeira aparição no Mundial de F1. Na manhã de Suzuka, no Japão, o holandês de recém-completados 17 anos anotou o 12º tempo do primeiro treino livre, liderado por Nico Rosberg, e ficou satisfeito com o trabalho que realizou.
 
O jovem cravou 1min38s157 na melhor de suas 22 voltas, 0s4 mais lento que o companheiro de Toro Rosso, Daniil Kvyat, décimo colocado. Depois, já nos instantes finais, teve de parar na área de escape devido a um problema no motor Renault. Antes desta sexta, Max só havia guiado no circuito japonês no simulador.
 
Após o TL1, Verstappen deu entrevistas em Suzuka e se mostrou contente com a chance e com seu comportamento na pista.
Max Verstappen, 17, estreou em uma sessão oficial da F1 em Suzuka (Foto: Getty Images)
"Eu estava bem relaxado. Apenas fiz o que tinha de fazer. Não estava perto do limite, apenas guiando com cuidado sem fazer nenhuma loucura e tentando dar muitas voltas", relatou o piloto.
 
"O grande desafio foi me adaptar ao carro. Os sistemas, os botões do volante…", continuou Verstappen.
 
Max também falou a respeito da presença do pai, Jos, nos boxes para acompanhar de perto essa estreia. Jos disputou 106 GPs na F1 entre 1994 e 2002. "Ele só me disse para ir ganhando confiança volta após volta e que o dia não era sobre os meus tempos de volta. Ele pareceu bem contente", falou.
 
No TL2, Verstappen devolveu o carro para o titular Jean-Éric Vergne, que acabou parando duas vezes na pista com problemas mecânicos. As atividades da F1 em Suzuka serão retomadas às 23h (de Brasília) desta sexta-feira com o terceiro treino livre. O treino classificatório será às 2h de sábado.
 
Verstappen deve ter sua próxima oportunidade a bordo do STR9 no próximo fim de semana, em Sochi, antes do GP da Rússia.

#GALERIA(5095,82322)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.