Alonso assegura vice-campeonato da F1 com quinto lugar em Austin: “É como ser o primeiro dos mortais”

Está definido o vice-campeonato de Fernando Alonso na temporada 2013 da F1, que disse que ficou sem pneus nas duas últimas voltas da corrida deste domingo (17), no Circuito das Américas, em Austin

A cobertura completa do GP dos EUA de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens do domingo da F1 nos Estados Unidos
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Pela terceira vez em quatro anos, Fernando Alonso é vice-campeão Mundial de F1. A segunda posição do campeonato de Pilotos de 2013 foi definida matematicamente – com uma corrida de antecipação – graças ao quinto lugar do espanhol no GP dos Estados Unidos, neste domingo (17), em Austin, no Texas.

Nada que mude os rumos da F1, afinal, já era esperado que o ferrarista fosse terminar o ano nessa posição, ainda mais com a ausência do finlandês Kimi Räikkönen nos Estados Unidos e no Brasil.

Ao comentar o resultado da temporada, Alonso, vencedor dos GPs da China e da Espanha, voltou a exaltar a superioridade da Red Bull do tetracampeão Sebastian Vettel: “Ser segundo é como ser o primeiro dos mortais.”

Fernando Alonso tentou escalar o pelotão no início da corrida (Foto: Getty Images)

O piloto disse que não sentiu dores nas costas ao longo das 56 voltas do GP dos EUA, apenas terminou a corrida cansado – “algo lógico” –, e afirmou que ficou sem pneus no fim da prova, quando precisou se esforçar para se manter à frente do alemão Nico Hülkenberg.

“Sabíamos que ia ser uma carreira muito complicada. Na primeira parte, não podia ficar perto de Pérez e de Hülkenberg que os pneus se desgastavam rapidamente. Já com os duros, fomos cada vez mais competitivos e pudemos atacar”, destacou.

Depois do pit-stop obrigatório, Alonso protagonizou bons duelos com Sergio Pérez, Esteban Gutiérrez e também Hülkenberg. “No final, acabamos praticamente sem pneus nas duas últimas voltas e tivemos que trabalhar muito duro para manter Hülkenberg atrás”, completou. Foi preciso, inclusive, executar um ‘xis’ sobre o alemão na abertura do 56º giro.

Em 2013, está em jogo a definição do vice no Mundial de Construtores. A Ferrari vem para o GP do Brasil com 15 pontos de desvantagem para a Mercedes. Alonso está um pouco pessimista. “Perdemos competitividade, demos alguns passos atrás. Fui quinto em Abu Dhabi e quinto aqui, mas vai ser muito difícil passar a Mercedes”, finalizou Alonso.

A classificação do Mundial de Pilotos
A classificação do Mundial de Construtores

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.