Carta de equipes menores faz União Europeia monitorar situação do Grupo de Desenvolvimento da F1

Force India, Sauber, Caterham e Marussia enviaram carta "explosiva" e UE investiga que grupo talvez esteja fora de sua Lei de Competitividade e também analisa falta de envolvimento da FIA nas questões comerciais da F1

Segundo a imprensa europeia, uma carta enviada pelo grupo formado por Force India, Sauber, Caterham e Marussia à União Europeia fez com que a UE passasse a monitorar o sistema de tomada de decisões da F1, com grande participação do Grupo de Estratégia – formado pelas cinco equipes melhor colocadas no último Mundial mais a Williams, por motivos históricos, Bernie Ecclestone e Jean Todt.
 
O jornal alemão 'Bild' afirmou que a carta tem conteúdo "explosivo" e expressou a preocupação das equipes de que o Grupo de Estratégia da F1 esteja fora da Lei de Competitividade da organização. Recentemente o grupo vetou a proposta do presidente da FIA de criar um teto orçamentário a partir de 2015. Bob Fernley, da Force India, afirmou ao britânico 'The Guardian' que "se trata de uma situação onde demos mais poder e dinheiro a alguns times e desprivilegiamos as outras".
Bernie Ecclestone conversa com presidente da FIA, Jean Todt, na pista da China. União Europeia está de olhos abertos (Foto: Shell/Getty Images)
De acordo com o também britânico "The Times", a divisão da UE responsável por competições está de olho no andamento da situação.
 
"Uma investigação completa da União Europeia jogaria a F1 no olho do furacão, potencialmente quebrando acordos e encerrando qulaquer chance do esporte ser inserido na Bolsa de Valores de Cingapura", disse o correspondente Kevin Eason. Ainda segundo Eason, "duas pessoas próximas à F1" disseram ter sido entrevistadas por funcionários da UE e afirmaram "estar mostrando preocupação".
 
Outra coisa que está na mira da União Europeia é a falta de participação da FIA nas questões comerciais da categoria. Fernley também atacou a questão, dizendo que "simplesmente não dá para realizar um esporte dessa forma". O homem da Force India estará numa reunião sobre o assunto com Ecclestone e Todt na quinta (1), em Londres.


GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1
neste bolão e faça agora suas apostas para o GP da Espanha


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.