Piastri vê McLaren “sem entender motivos” para oscilação “frustrante” na F1 2024

Oscar Piastri afirmou que equipe vive situação antônima entre dados previstos e desempenho em pista. Solução trará norte para evoluir MCL38

Oscar Piastri abriu o jogo e disse que a McLaren ainda não identificou a causa de ter um início de temporada repleto de altos e baixos na Fórmula 1. De acordo com o piloto australiano, a equipe tem enfrentado situações antônimas às previstas pelo corpo técnico antes das provas e ainda não compreende os motivos para tanto.

Piastri foi ao extremo para explicar o que tem acontecido com a McLaren. O #81 falou que as diretrizes para o GP do Japão, vencido por Max Verstappen, eram de que Lando Norris e ele teriam boa performance na pista tradicional de Suzuka. Entretanto, não foi o que aconteceu — terminaram, respectivamente, na quinta e oitava colocações.

Situação completamente oposta ao ocorrido no Bahrein, quando a expectativa era baixa. Apesar do sexto lugar de Norris e do oitavo de Piastri, foi a etapa com melhor desempenho da McLaren em 2024, de acordo com o piloto de 23 anos.

“Pensávamos que seríamos muito fortes no Japão e, provavelmente, foi nossa pior corrida; no Bahrein, onde achava que seria o ponto fraco, tivemos o melhor desempenho. Então, precisamos entender um pouco mais os motivos dessa variação”, revelou.

Oscar Piastri pede a McLaren compreensão deste problema (Foto: McLaren)

A divergência entre os dados previstos e o resultado em pista tem causado dilema dentro da equipe, que precisa tomar decisões para o futuro. Piastri entende que dissipar a incongruência destes episódios dará ao time norte para evoluir na temporada 2024.

“Precisamos entender a razão de sermos rápidos em alguns dias e em outros, não. Temos algumas ideias boas, mas acho que é necessário saber quais os motivos para pensar que elas sejam boas, de fato”, disse.

“É frustrante ter uma oscilação como essa. É bom quando você acha que vai ser ruim [a corrida] e termina bem, mas precisamos entender as razões disso para termos conclusões nas quais focar”, completou.

Entre tantas variáveis que a McLaren precisa analisar, uma delas parece estar sanada: não tem a ver com o estilo das pistas. O australiano também disse que o GP da China foi previsto como um palco difícil para o time, que saiu com Norris no segundo lugar. A soma dos dois fatores, no entanto, anima o #81 para as próximas corridas da temporada.

Oscar Piastri é o sexto colocado no Mundial de F1, com 38 pontos (Foto: AFP)

“Claramente, conseguimos nos destacar em alguns dias e sofremos mais em outros. Isso não parece estar relacionado ao tipo de pista no momento. Achávamos que iríamos sofrer bastante aqui [na China], mas foi encorajador ver Lando em segundo. Isso empolga para o futuro, pois teremos algumas peças novas chegando ao carro”, finalizou.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.