Diretor da Pirelli se surpreende com desgaste dos pneus no GP da Espanha e admite: "Temos errado"

Paul Hembery, diretor-executivo da fabricante italiana, afirmou que previsão inicial era de dois a três pit-stops em Barcelona. Mesmo prometendo mudanças a partir do GP da Inglaterra, dirigente não deu indícios de que mudará drasticamente o projeto dos pneus


O GP da Espanha, disputado neste domingo (12) no circuito de Barcelona, voltou a revelar a fragilidade dos pneus Pirelli disponibilizados para as equipes na temporada 2013 da F1.
 
Os pilotos fizeram, em média, nada menos que quatro pit-stops na pista catalã. Exceções como Kimi Räikkönen, que parou apenas três vezes, foram poucas.
 
O rápido consumo dos pneus surpreendeu até Paul Hembery, diretor-executivo da fabricante italiana. Em entrevista à emissora BBC Sport, o britânico reconheceu que a empresa está cometendo erros e prometeu mudanças mais intensas a partir do GP da Inglaterra, nona etapa do campeonato.
Hembery se impressionou com desgaste dos pneus (Foto: Pirelli/ Lorenzo Bellanca/ LAT Photographic)

"Tínhamos dois ou três pit-stops como objetivo", disse. "Hoje foi demais. Temos errado. Vamos fazer as mudanças, provavelmente a partir de Silverstone."

 
Paul ainda não revelou se a Pirelli começará do zero um novo projeto ou se apenas fará adaptações nos pneus atuais, mas deixou claro que a linha de trabalho não sofrerá alterações profundas.
 
"A pista foi muito exigente para os pneus por causa das características únicas deste circuito. É por isso que vimos altos níveis de desgaste, o que não deve ser visto novamente a este ponto no resto do ano."
 
Hembery afirmou que a mudança drástica dos pneus da Pirelli de 2012 para 2013 teve como meta equilibrar o campeonato e minimizar o domínio soberano da Red Bull – justamente a escuderia que mais pressiona a fabricante italiana a modificar o projeto atual.
 
"É meio bizarro. Nós só estamos fazendo o que fizemos nos últimos dois anos e não entendemos por que a imprensa está tão agitada. A menos que vocês queiram que a gente dê para a Red Bull pneus para que eles vençam o campeonato", provocou. "É muito claro. Se fizéssemos isso, apenas uma equipe se beneficiaria, e seriam eles."
 
"Se fizermos uma mudança, teremos muitas equipes que estarão contra, e talvez uma a favor. Eu sei que se isso ocorresse, teríamos pessoas no pódio hoje, na Espanha, que não estariam felizes, e eles estariam em Silverstone me dizendo que nós demos o campeonato para a Red Bull. Te condenam se você faz, te condenam se você não faz."
 
Christian Horner, chefe da equipe dos energéticos, não usou de meias palavras para criticar a Pirelli, e lamentou o fato de seus pilotos não poderem dar o máximo de si em função da necessidade de poupar os pneus.
 
"Acho que é muito confuso para os fãs", afirmou. "Quando nós dizemos para Sebastian Vettel que ele está disputando posição com Kimi Räikkönen, mas não pode lutar com ele, isso não é bom."
 
"A Pirelli é uma empresa capaz. Eles podem ser os melhores nisso, mas está um pouco demais, no momento", encerrou.
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