Em baixa na Red Bull, Webber troca F1 por Endurance e fecha com Porsche por cinco anos, diz rádio

De acordo com a Rádio Le Mans, Mark Webber vai disputar o Mundial de Endurance na LMP1 pela Porsche a partir da próxima temporada. O australiano está em baixa na Red Bull desde que eclodiu nova crise com Sebastian Vettel no GP da Malásia


A carreira de Mark Webber na F1 está perto do fim. De acordo com a Rádio Le Mans, por meio do locutor John Hindhaugh, o australiano, de 36 anos, assinou um contrato de cinco anos com a Porsche, que voltará à classe LMP1 no Mundial de Endurance a partir de 2014. Procurada pela agência ‘AAP’, no entanto, a montadora alemã negou o acordo.

As notícias que ligam Webber à Porsche já vêm de longa data. No começo do mês, o diário alemão ‘Bild’ publicou que o veterano estava em negociações com a marca alemã, que voltará à principal categoria do Endurance mundial com uma equipe oficial, tendo em Mark, que já correu em Le Mans como piloto da Mercedes, como uma das suas referências.
Em baixa na Red Bull, Mark Webber pode trocar F1 pelo Endurance em 2014 (Foto: Getty Images)

Por outro lado, a imprensa europeia especula sobre o eventual substituto de Webber na Red Bull. Depois do polêmico desfecho do GP da Malásia, quando Sebastian Vettel desobedeceu a ordem ‘Multi 21’ e ultrapassou o australiano para vencer em Sepang, Mark ficou em baixa na equipe, e isso acabou deflagrando uma nova crise interna na Red Bull. Kimi Räikkönen foi especulado como um provável substituto do piloto mais experiente da F1 na atualidade.

A Porsche não negou os rumores sobre uma possível contratação de Webber: “Se e ao passo em que pilotos forem adicionados ao plantel, isso será decidido em uma data posterior”. Mas, quando procurada pela agência ‘AAP’, a Porsche negou a contratação do atual piloto da Red Bull: “Não há um plano de teste para Le Mans e, com certeza, Mark Webber não faz parte disso.”

“Podemos ter, talvez, alguns pilotos de F1 no futuro, mas isso não é necessário”, informou um porta-voz da Porsche.

Fato é que, depois dos últimos problemas e de uma performance desastrosa na China, com direito a uma pane seca que resultou em uma punição — largou em último do grid —, comprometendo sua corrida em Xangai. Em análise do diário ‘Die Walt’, Webber simplesmente perdeu a confiança na Red Bull. Christian Horner, no entanto, deixou claro que não há qualquer conspiração contra o veterano, que seguirá em Milton Keynes pelo menos até o fim de 2013.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.