Em tom ácido, Alonso isenta Domenicali de culpa e joga pressão para novo chefe: “Espero que ele seja bom o suficiente”

A paciência de Fernando Alonso segue sendo testada na Ferrari. Depois da demissão de Stefano Domenicali, de quem era bastante próximo, a chegada de Matteo Mattiacci, novo chefe, não parece ter agradado o espanhol. "Nem sei se ele está vindo para cá"

Fernando Alonso não faz mais questão de disfarçar sua insatisfação com a constante instabilidade encontrada na Ferrari desde que entrou na equipe, em 2010. O cenário piora cada vez mais e, para complicar de vez, os carros mais recentes da escuderia se mostraram distantes dos mais rápidos do grid, o que tolhe chances do espanhol.
 
A recente demissão de Stefano Domenicali, ex-chefe do time italiano, é uma decisão que deve ser respeitada, de acordo com o bicampeão. Contudo, durante a coletiva de imprensa da FIA nesta quinta (17) em Xangai, palco do GP da China, Fernando, que era próximo do ex-dirigente italiano, demonstrou estar descontente, sobretudo quando enfatiza mal conhecer o novo chefe, Matteo Mattiacci.
 
“Ainda não tive chance de conhecê-lo. Nem sei se ele está vindo para cá, acho que sim. Será um bom momento para recebê-lo, mas realmente não tenho muito mais a dizer”, afirmou o sincero Alonso, de forma bastante objetiva. “Eu só piloto o carro.”
"Teu carro é ruim, hein??" | "Você ainda não viu nada…" (Foto: Getty Images)
As melhores imagens da F1 em Xangai nesta quinta-feira (17)
A cobertura completa do GP da China no GRANDE PRÊMIO
A programação do automobilismo para o próximo fim de semana

Em seguida, cobrou: “Espero que ele seja bom o suficiente para reconhecer quais são os pontos fracos da equipe e quais são os fortes, e espero que possa melhorá-los.”

 
“Eu acho que nós precisamos dar tempo a ele, para tentar ver como ele se sai. É muito cedo para dizer se ele será muito bom ou muito ruim. Precisamos garantir que teremos as instalações prontas, ou a equipe técnica pronta, e colocá-lo em condições de se sentir confortável desde o primeiro dia”, seguiu, apontando para outras direções.
 
Ao falar sobre Domenicali, no entanto, o tom de Alonso passa a ser menos crítico. “Stefano decidiu que provavelmente não havia mais clima para ele continuar. Com a sensação de ter o peso nos ombros, ele tomou uma decisão muito responsável. Quando você tem uma posição muito privilegiada em uma equipe de F1, não é fácil voltar atrás e dizer que talvez seja melhor mudar”, analisou, na base da indireta.
 
“O que ele fez para melhorar a Ferrari e pelos interesses do time não deve ser esquecido. Temos que respeitar essa decisão.”
 
Alonso voltou a usar de ironia para falar de Mattiacci e isentar Domenicali de culpa em um comentário que também pode ser interpretado como direcionado à equipe de projetistas, que desenvolveu o F14T – carro incapaz de conseguir um pódio até aqui.
 
“Com certeza não vamos melhorar 1s do dia para a noite, assim como não acho que Stefano projetou a asa dianteira ou a asa traseira com as mãos… Então, temos que esperar um pouco de tempo e ver o que podemos melhorar, além de tentar ajudar toda a equipe com as novas pessoas que estão vindo para que sejamos um pouco mais fortes e voltemos a ter um pouco do sucesso do passado”, encerrou.
 
O GP da China ocorre no próximo domingo (20).
 
GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1
neste bolão e faça agora suas apostas para o GP da China


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.