Engenheira da Red Bull no pódio do Bahrein, Jones destaca homenagem à presença feminina na F1

Gill Jones afirmou que não sabia que iria subir ao pódio no Bahrein e disse que ficou com medo de derrubar a taça quando Sebastian Vettel disse que o troféu em Sakhir é realmente muito pesado

Gill Jones roubou a cena no pódio do GP do Bahrein, disputado no último domingo (21). A engenheira da Red Bull, chefe do departamento de eletrônica do time, foi escalada para participar da premiação representando a escuderia vencedora. Assim, após décadas, uma mulher voltou a subir ao pódio da F1.

Em uma entrevista divulgada pela própria Red Bull, nesta segunda-feira, Gill se disse muito orgulhosa em ter sido a escolhida para receber a taça pela equipe e afirmou que o gesto foi uma forma de valorizar tanto o departamento de eletrônica no qual trabalha, quanto todas as mulheres envolvidas na F1.

Gill Jones subiu ao pódio ao lado de Sebastian Vettel (Foto: Getty Images)

“Era minha 177ª corrida, então levou um tempo para chegar até aqui. Para mim, é uma conquista pessoal, algo brilhante, estou realmente orgulhosa. Estou satisfeita em poder representar a equipe e também o departamento em que trabalho porque acho que temos um grande papel na escuderia. Novamente, por ser mulher, tudo é especial. Então, sim, estou muito orgulhosa”, disse.

A engenheira afirmou que não sabia que ia subir ao pódio até o fim da corrida, quando seu chefe veio informá-la da decisão de Christian Horner. “O chefe da equipe, Jonathan Wheatley, veio no rádio e disse que Christian tinha me pedido para subir lá. Foi uma grande surpresa. Eu não esperava isso, então estava totalmente despreparada”, contou.

A partir daí, tudo foi novidade para ela. Gill disse que não tinha certeza do caminho certo, então seguiu pelo pit-lane em direção ao pódio até encontrar alguns funcionários da Red Bull. Ainda assim, ela só ficou tranquila quando se deparou com Sebastian Vettel, que conhece muito bem o caminho para a premiação.

“Eu não sabia o que fazer, então andei pelo pit-lane. Eu não tinha certeza se precisava ir a algum lugar diferente, então perguntei ao nosso chefe de marketing o que fazer e ele me levou depois das barreiras. Depois disso, eu encontrei meu caminho. Em um momento, eu passei por uma porta e vi Sebastian, então apenas o segui até lá”, afirmou.

Apesar da facilidade para chegar ao local, nem tudo deu certo no domingo. Jones contou que acabou indo parar no lugar errado do pódio, pois haviam passado o protocolo errado para ela. “Na verdade, eu fui para o lugar errado! Antes de entrar, um rapaz me disse que eu precisava ficar em pé do outro lado do pódio. Então, eu fiz isso quando entrei, mas era o lugar errado, então me moveram para a parte certa”, acrescentou.

A engenheira, por fim, revelou que ficou com medo de derrubar o troféu quando soube que a premiação no Bahrein era bem pesada. “Na subida, Sebastien disse: “Olha, é um megatroféu aqui. É realmente grande”. E eu fiquei com medo de derrubá-lo. Em seguida, eu vi que ele tinha alças, então me senti um pouco mais aliviada”, completou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.