Ferrari confirma retorno, e Byrne assume trabalho no projeto do carro para temporada 2014

A Ferrari confirmou a contratação de Rory Byrne. O sul-africano vai assumir os trabalhos à frente do projeto ferrarista do carro de 2014, quando a F1 sofre séria mudança nos regulamentos técnicos

A Ferrari confirmou que o veterano projetista Rory Byrne, um dos principais pilares do período mais vitorioso da carreira de Michael Schumacher na equipe italiana ― ele também foi campeão com a Benetton em 1995 ―, estará, de fato, à frente dos trabalhos no projeto do carro ferrarista de 2014, quando a F1 vai enfrentar uma grande mudança nos regulamentos técnicos, especialmente com relação aos motores, que passam a ser turbos V6 de 1.6 l, em substituição aos atuais aspirados V8 de 2.4 l.

O engenheiro deixou o Mundial em 2006, mas assumiu uma posição de consultoria na escuderia italiana até início de 2009, antes de ir viver na Tailândia, onde cuida de um centro de mergulho. Mais recentemente, o sul-africano reforçou o envolvimento com a Ferrari, por meio do trabalho com a F2012, o problemático carro ferrarista do ano passado. Agora, Byrne, de 69 anos, vai trabalhar em tempo integral com Maranello ao lado dos também projetistas Nicolas Tombazis e Fabio Montecchi.

Rory Byrne vai trabalhar no projeto da Ferrari para 2014 (Foto: Ercole Colombo/Ferrari)

A primeira informação sobre o retorno definitivo de Byrne aconteceu na semana passada. O projetista esteve na apresentação do novo carro do time de Maranello e já havia dito, em entrevista à alemã ‘Auto Motor und Sport’, que estava de volta.

Byrne faturou sete títulos do Mundial de Construtores como projetista na F1: 1995 (pela Benetton), 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004 (todos pela Ferrari). O engenheiro perde apenas para Adrian Newey, dono de nove mundiais entre os construtores.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.