F1
09/12/2013 17:57

FIA aprova numeração fixa na F1 a partir de 2014 e pontuação dobrada para último GP da temporada

A Federação Internacional de Automobilismo divulgou mudanças importantes no regulamento da categoria para o próximo ano, que já será marcado pela introdução dos novos motores V6 turbo
Warm Up
FELIPE GIACOMELLI, de São Paulo
RENAN DO COUTO, de São Paulo

Os pilotos terão direito a escolher os números com os quais vão competir na temporada 2014 do Mundial de F1 e a última etapa, o GP de Abu Dhabi, contará com pontuação dobrada. Essas foram as duas principais mudanças anunciadas pelo órgão regulador do esporte, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), nesta segunda-feira (9).

Ao todo, o Grupo de Estratégia da F1 e a Comissão da F1, que se reuniram em Paris, aprovaram cinco mudanças no regulamento: teto orçamentário, testes da Pirelli entre os dias 17 e 19 de dezembro no Bahrein, números fixos para os pilotos, novas punições e pontuação dobrada para o GP de Abu Dhabi, tanto para atletas quanto para Construtores.
O GP de Abu Dhabi terá pontuação dobrada (Foto: Getty Images)

A começar pelo teste em Sakhir, como a Pirelli não pôde testar os novos compostos de 2014 em Interlagos devido à forte chuva no fim de semana do GP do Brasil, a FIA resolveu fazer uma alteração de última hora no regulamento, permitindo que todas as equipes participassem da atividade no Bahrein. As escuderias que aceitaram o convite foram Red Bull, Ferrari, Mercedes, McLaren, Force India e Toro Rosso.

Outra mudança que já havia sido pedida e era questão de tempo para ser aprovada é o uso de uma numeração fixa para os pilotos. Assim como acontece em campeonatos como a MotoGP, por exemplo, os competidores precisarão escolher um número entre 2 e 99 para usar durante toda a carreira na F1.

O 1, por sua vez, fica reservado ao campeão do ano anterior, caso ele queira mudar. Se dois atletas escolherem o mesmo número, a prioridade é de quem terminou na frente o último campeonato.

Se a mudança de números já era esperada, a pontuação dobrada no GP de Abu Dhabi – que encerra o campeonato – é uma surpresa. Para evitar que as equipes passem a mudar o foco para o ano seguinte (assim como aconteceu em 2013) muito cedo, a FIA decidiu que a corrida na Yas Marina terá peso duplo.

A entidade também decidiu a criação de uma nova punição, de 5s, para infrações leves. Como ela será aplicada – durante um pit-stop ou ao final da prova – ainda será discutido com as equipes. A última mudança é o teto orçamentário, que entrará em vigor em 2015. Um grupo de trabalho, que será nomeado nos próximos dias, terá a função de propor como isso funcionará até o mês de junho do ano que vem.


Últimas Notícias
domingo, 21 de janeiro de 2018
F1
MotoGP
F1
Rali
Indy
F1
Rali
Rali
F1
sábado, 20 de janeiro de 2018
Rali
Rali
Rali
Rali
Rali
Rali
Galerias de Imagens
Facebook