FIA modifica formato do treino classificatório e dá jogo extra de pneus para pilotos no Q3

As novas regras do treino classificatório do Mundial de F1 alteram a duração de cada segmento e dizem respeito também aos pneus que os dez melhores deverão usar para largar nos GPs

A cobertura completa do GP da Austrália no GRANDE PRÊMIO
As imagens da quinta-feira da F1 na Austrália
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

A FIA confirmou as expectativas e sancionou mudanças no formato dos treinos classificatórios do Mundial de F1. Entre os itens modificados estão a duração dos segmentos da classificação e as regras de pneus.

A partir do GP da Austrália deste fim de semana, os pilotos que chegarem ao Q3 receberão um jogo extra de pneus ‘option’ da Pirelli – os mais macios de cada etapa –, que deverá ser devolvido após o fim da sessão. Além disso, esses dez competidores terão de largar com os pneus usados na melhor volta do Q2, não mais do Q3.

Os pilotos mais bem posicionados no grid agora largarão com os pneus que usaram no Q2 do treino classificatório (Foto: Getty Images)

O objetivo dessa medida é evitar que as equipes fiquem nos boxes durante a parte decisiva da classificação com o objetivo de poupar pneus para desenhar uma estratégia melhor para a corrida.

Em 2014, o Q3 terá dois minutos a mais – subiu de dez para 12 –, dando tempo de sobra para os pilotos tentarem mais uma volta lançada. Por causa disso, o Q1 teve sua duração reduzida também em dois minutos – caindo de 20 para 18.

Para o bicampeão Fernando Alonso, a alteração no regulamento não deve fazer grande diferença. “OK, alguns carros não andaram no Q3 ou fizeram apenas uma tentativa e talvez agora vamos ver uma volta a mais de todos, mas, fora isso, eu não acho que é uma grande mudança em como os times e as equipes vão tratar a classificação”, disse.

“De qualquer forma, eu acho que essa mudança é bem-vinda, para vermos mais carros nas pistas. Eu chego muitas vezes sem jogos novos de pneu para o Q3, então estou feliz”, acrescentou o piloto da Ferrari.

A classificação para o GP da Austrália, etapa de abertura do Mundial de F1 de 2014, está marcada para as 3h (de Brasília) deste sábado. No domingo, também às 3h, as luzes se apagarão para o início de mais uma temporada da principal categoria do automobilismo.

 
LEITOR DO GRANDE PRÊMIO TEM PREÇO ESPECIAL: viaje para Mônaco e acompanhe o GP mais tradicional do Mundial da F1 com a AMK VIAGENS. Veja aqui

Foto: Mais uma novidade nesta semana de início da F1: leitor/seguidor do GRANDE PRÊMIO tem preço especial na compra dos pacotes com a AMK Viagens. Já pensou em ir para Mônaco e acompanhar essa <a href=F1 imprevisível no glamour do Principado? Dica de amigo: dá uma olhadinha, fala com os amigos e entra em contato com o Edgar Efeiche para uma viagem em alta velocidade: http://www.amkviagens.com.br/2011/index.php/terrestres_internacionais/ver/104" src="https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/s843x403/1239391_634676119915289_405699877_n.jpg" style="background-color: transparent;border: none;margin: 0px;padding: 0px;vertical-align: baseline;height: 215px;width: 580px;background-position: initial initial"/>

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.