FIA suaviza restrição de uso do rádio e permite mensagens técnicas a respeito dos carros até fim de 2015

A FIA e as equipes se reuniram e decidiram abrandar a nova legislação referente às mensagens de rádio que podem ser trocadas com os pilotos. Contudo, informações como pontos de frenagem, seleção de marchas e traçado ideal seguirão proibidas

A cobertura completa do GP de Cingapura no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

A FIA, após se reunir com as equipes em Cingapura, decidiu suavizar a limitação do uso do rádio nas corridas da F1 e só implantar todas as proibições que deseja na próxima temporada. A preocupação é com a segurança e leva em conta a complexidade dos carros que são utilizados desde o início deste ano.

Ficou acertado que, do GP de Cingapura em diante, os pilotos não poderão ser orientados no que diz respeito exclusivamente à tocada do carro. Entretanto, informações referentes à parte técnica do carro, como a administração do uso dos freios e dos sistemas de recuperação de energias, continuarão permitidas.

As equipes argumentaram que os V6 turbo são extremamente complexos e, por isso, seria mais sensato dar alguns meses até a medida finalmente entrar em vigor para que os pilotos possam ser devidamente treinados para tal.

FIA flexibilizou um pouco mais a restrição do uso do rádio nas corridas (Foto: Getty Images)

Em linhas gerais, os engenheiros não podem conversar com os pilotos sobre o traçado escolhido, os pontos de frenagem e a seleção de marchas, tampouco comparar a performance com a de outros carros. Também não pode dizer, por exemplo, qual o melhor momento para se acionar a asa traseira móvel ou como outros pilotos estão utilizando. Cuidar do desgaste dos pneus é outra atribuição que compete ao piloto.

Embora, em geral, os pilotos tenham dito que a medida é positiva para a F1, havia certa preocupação com as consequências que a falta de algumas informações poderia causar. Felipe Massa, da Williams, foi um que alertou para a questão da segurança. Já Jenson Button destacou que a novidade deve tornar as largadas mais inconsistentes.

Durante o primeiro treino livre, realizado nesta manhã (19), o engenheiro de Lewis Hamilton se recusou a responder uma pergunta feita pelo piloto e disse que o assunto seria debatido quando o inglês retornasse à garagem.

A restrição no uso do rádio é válida em todas as atividades de pista a partir do momento em que o carro deixa os boxes.

#GALERIA(5075,81549)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.