GP in loco: Clima instável e frio tornam primeiro dia de testes coletivos da F1 em Barcelona inconclusivo

A F1 abriu a pré-temporada em Barcelona, nesta segunda-feira (26), sob temperaturas muito baixas, o que já preocupa as equipes. Por conta do clima instável, não foi possível tirar uma análise mais precisa do desempenho dos novos carros de 2018

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Daniel Ricciardo foi quem liderou um primeiro dia de testes inconclusivo da F1 em Barcelona. O australiano da Red Bull andou por mais de 100 voltas, mas o clima instável na Catalunha e o frio tornaram o trabalho de análise mais difícil nesta segunda-feira (26). O piloto andou somente com os pneus médios e não enfrentou nenhum grande problema, mas as baixas temperaturas impediram o aquecimento correto e até o uso de outros compostos mais macios. Atrás de Ricciardo, Valtteri Bottas posicionou a Mercedes em segunda – que teve um programa bastante parecido, aliás. Assim como a Ferrari, que foi hoje Kimi Räikkönen na pista. E só para se ter uma ideia do quanto as intempéries prejudicaram o dia, o próprio ‘Iceman’ reclamou do frio na pista de Montmeló. E a previsão do tempo para o restante dos dias não anima: há chance até de neve. 

"Hoje estava bem frio. Tirando isso, foi bom. Pela manhã, com pista seca, foi tudo muito bem, mas aí a chuva da tarde deixou as condições mais traiçoeiras. É difícil fazer qualquer coisa funcionar bem com os pneus em temperaturas assim, especialmente porque o asfalto também era novo", disse Ricciardo, que foi pouco mais de um décimo mais veloz que Bottas.

 
Ainda nesse primeiro dia, há que falar de Fernando Alonso e a McLaren. O espanhol sofreu uma rodada depois de um problema com uma porca na roda traseira. Por conta da falha, o bicampeão perdeu boa parte da manhã. E só voltou mesmo a andar na parte da tarde. Alonso minimizou o contratempo e disse que quase todo mundo enfrentou algum tipo de dificuldade. O bicampeão não escondeu o otimismo com a nova parceria entre a equipe britânica e a Renault.
"O carro estava bem, o motor também rodou bem. Claro que eu conheço muito gente da Renault dos meus tempos lá – conhecia 80% das pessoas que estavam na garagem -, sei como trabalham, a atenção que prestam para a dirigibilidade e a performance. Tive uma boa conversa com eles, mas até agora foi tudo bem suave e tranquilo. Há algumas coisas para mudar e adaptar, como qualquer equipe com carro novo, mas está tudo bem até agora e eu estou muito feliz com o potencial", explicou um Alonso atarefado. Por conta da quantidade de jornalistas, a McLaren precisou apressar as perguntas, o que exigiu respostas rápidas do espanhol.
Daniel Ricciardo (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"Foi um pequeno problema no carro, muito pequeno, mas muito gráfico e muito óbvio. Um carro na brita chama atenção. Tem seis times na garagem agora com o carro desmontado por completo, mas ninguém vê, não tem foto disso. Tem vários times com vários problemas, mas a imagem do dia vai ser a nossa por causa de uma porca", completou o asturiano.

Falando nos franceses da Renault, tanto Nico Hülkenberg quanto Carlos Sainz saíram satisfeitos das atividades de hoje. Eles dividiram o carro durante o dia e foram unânimes em dizer que a equipe gaulesa deu um grande passo à frente. Quem também apareceu bem hoje foi a Toro Rosso, que não enfrentou qualquer problema com os motores da Honda. Inclusive, andaram até mais do que a McLaren na comparação com 2017. 

 
A sessão inaugural dos trabalhos da F1 também foi dedicada às avaliações do Halo – a proteção de cockpit que agora integra os modelos. Muita gente ainda torce o nariz, como Hülkenberg, mas os pilotos parecem ter se acostumado. Ninguém reclamou da visibilidade ou de qualquer interferência na pilotagem, embora o alemão tenha falado em acrobacias para entrar e sair do carro. Já Sainz relatou que, com chuva, o Halo reduziu os pingos na viseira do capacete. 
 
Amanhã, os pilotos retornam à pista para a segunda sessão de testes. E a previsão fala em um dia de muito frio, mas sem chuva. Apenas sol entre nuvens.

Os testes coletivos seguem na terça-feira, e o GRANDE PRÊMIO continua acompanhando as atividades AO VIVO, EM TEMPO REAL e 'IN LOCO' com a repórter Evelyn Guimarães.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.