Para Lewis Hamilton, o clima na Hungria foi uma benção. Depois de dever ritmo em pista seca, o piloto da Mercedes fez uma bela classificação sob chuva neste sábado (28). Além de ter um carro que se adequou melhor às condições molhadas, o atual campeão fez uma volta próxima da perfeição no Q3 e assegurou a posição de honra.
O tempo de Hamilton foi 1min35s658, quase 0s3 melhor que o de Valtteri Bottas. O finlandês quase levou a pole-position, mas fez o dever de casa ao assegurar uma dobradinha da Mercedes. A Ferrari, por sua vez, sai de cabisbaixa: Kimi Räikkönen larga em terceiro, enquanto Sebastian Vettel, precisando reagir após o abandono na Alemanha, parte do quarto lugar.
Carlos Sainz Jr. surpreendeu e garantiu o quinto lugar no grid. Outra agradável surpresa foi Pierre Gasly, sexto com a Toro Rosso. A Red Bull, por sua vez, decepcionou: a equipe que falava em briga por pole e vitória na Hungria afundou em pista molhada e só conseguiu um sétimo lugar com Max Verstappen, enquanto Daniel Ricciardo nem foi ao Q3. Brendon Hartley, Kevin Magnussen e Romain Grosjean completaram o top-10.
Lewis Hamilton se agigantou no Hungaroring (Foto: AFP)
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A forte chuva, assim como suas idas e vindas, causaram eliminações inesperadas ao longo do Q1 e do Q2. Ainda na primeira fase, o elogiado Charles Leclerc ficou pelo caminho, em um distante 17º lugar. No Q2, pilotos como Daniel Ricciardo e Nico Hülkenberg, sempre entre os dez melhores nos treinos livres, acabaram respectivamente em 12º e 13º.
Apesar da chuva forte, raros foram os erros dos pilotos. O único acidente foi cortesia de Lance Stroll, que perdeu controle ao reacelerar e bateu na barreira de proteção.
Saiba como foi o treino classificatório do GP da Hungria
Depois de três treinos livres absolutamente secos, a definição do grid trouxe uma situação bastante diferente. A chuva começou a cair pouco mais de 15 minutos antes do início do Q1, deixando a pista molhada a ponto de considerar o uso de pneus intermediários.
Com a possibilidade de a chuva ficar ainda mais forte, a Mercedes mandou Hamilton e Bottas à pista de imediato para garantir voltas competitivas. A maior parte dos pilotos também deixou a garagem rapidamente.
O primeiro líder do Q1 foi Räikkönen, incríveis 0s3 mais rápido que Vettel e 0s8 mais rápido que Hamilton. Pelo rádio, diversos pilotos reclamavam que a pista estava seca demais para intermediários.
Após o primeiro ciclo de voltas, os pilotos na zona de eliminação eram Ocon, Ericsson, Vandoorne, Stroll e Sirotkin. Alonso chegou a aparecer na lanterna, mas evoluiu a ponta de empurrar o piloto da Force India para a rabeira.
Valtteri Bottas larga em segundo (Foto: Mercedes)
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Restando 10 minutos de Q1, os pilotos do fundão resolveram ousar. Stroll, Siortkin e Ericsson colocaram pneus slicks para aproveitar a pista cada vez mais seca. Estava claro que era questão de tempo para que os tempos de pneus intermediários fossem inutilizados. Prova disso é que Magnussen e Sainz apareceram no topo da tabela tão logo encaixaram ultramacios.
Todo mundo melhorou drasticamente com slicks, o que chacoalhou a tabela de tempos. Ricciardo, por exemplo, se viu com risco real de eliminação – mesmo após a primeira volta com macios, o australiano ainda estava em 18º. Foi só em outra tentativa que deu para se salvar.
Depois de mais alguns chacoalhos na ordem, o Q1 terminou com eliminações inesperadas. Os já esperados Vandoorne e Sirotkin acabaram na companhia de Leclerc – e não Ericsson –, Ocon e Pérez, dupla da Force India.
O Q2 começou ainda com a ameaça da chuva, apesar da pista seca e dos pneus slicks. Quase todo mundo, menos Vettel, optou por deixar a garagem com ultramacios. A opção de Sebastian por intermediários se provou correta: a chuva apertou bastante nos primeiros instantes de Q2, jogando a favor do tetracampeão da Ferrari, que conseguiu 1min28s636.
Max Verstappen, assim como a Red Bull como um todo, decepcionou (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
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Depois disso, o mundo caiu. O segundo melhor tempo foi de 1min30s771, de Sainz. A pista estava aquaplanando, o que fez Hamilton e Magnussen escaparem na última curva, além de Stroll rodar e bater.
Restando seis minutos até o fim do Q2, os pilotos na zona de eliminação eram Alonso, Hülkenberg, Ricciardo, Ericsson e Stroll. Com chuva caindo tão forte, era difícil imaginar que tal cenário se modificaria. E assim aconteceu: apesar de tentativas desesperadas com pneus de chuva forte, ninguém escapou da zona de eliminação.
O Q3 começou em condições claramente de pneus de chuva forte. E começou também com uma marretada de Hamilton, que apareceu quase 1s mais rápido do que os adversários. A Ferrari se via em situação oposta: tanto Räikkönen quanto Vettel não conseguiam voltas muito boas logo de cara.
A equipe italiana eventualmente se acertou, ficando com a pole provisória através de Räikkönen. Faltavam apenas 30s para o fim do Q3, e aí a Mercedes tirou um coelho da cartola: tanto Bottas quanto Hamilton melhoraram drasticamente, com o britânico ficando com a pole em definitivo.
O Q3 começou em condições claramente de pneus de chuva forte. E começou também com uma marretada de Hamilton, que apareceu quase 1s mais rápido do que os adversários. A Ferrari se via em situação oposta: tanto Räikkönen quanto Vettel não conseguiam voltas muito boas logo de cara.
A equipe italiana eventualmente se acertou, ficando com a pole provisória através de Räikkönen. Faltavam apenas 30s para o fim do Q3, e aí a Mercedes tirou um coelho da cartola: tanto Bottas quanto Hamilton melhoraram drasticamente, com o britânico ficando na pole em definitivo.
F1 2018, GP da Hungria, Hungaroring, Grid de largada:
1 |
L HAMILTON |
Mercedes |
1:35.658 |
|
25 |
2 |
V BOTTAS |
Mercedes |
1:35.918 |
+0.260 |
25 |
3 |
K RÄIKKÖNEN |
Ferrari |
1:36.186 |
+0.528 |
25 |
4 |
S VETTEL |
Ferrari |
1:36.210 |
+0.552 |
24 |
5 |
C SAINZ JR |
Renault |
1:36.743 |
+1.085 |
25 |
6 |
P GASLY |
Toro Rosso Honda |
1:37.591 |
+1.933 |
25 |
7 |
M VERSTAPPEN |
Red Bull Tag Heuer |
1:38.032 |
+2.374 |
24 |
8 |
B HARTLEY |
Toro Rosso Honda |
1:38.128 |
+2.470 |
24 |
9 |
K MAGNUSSEN |
Haas Ferrari |
1:39.858 |
+4.200 |
25 |
10 |
R GROSJEAN |
Haas Ferrari |
1:40.593 |
+4.935 |
25 |
11 |
F ALONSO |
McLaren Renault |
1:35.214 |
|
24 |
12 |
D RICCIARDO |
Red Bull Tag Heuer |
1:36.442 |
|
19 |
13 |
N HÜLKENBERG |
Renault |
1:36.506 |
|
21 |
14 |
M ERICSSON |
Sauber Ferrari |
1:36.075 |
|
20 |
15 |
L STROLL |
Williams Mercedes |
1:36.000 |
|
22 |
16 |
S VANDOORNE |
McLaren Renault |
1:18.782 |
|
11 |
17 |
C LECLERC |
Sauber Ferrari |
1:18.817 |
|
13 |
18 |
E OCON |
Force India Mercedes |
1:19.142 |
|
12 |
19 |
S PÉREZ |
Force India Mercedes |
1:19.200 |
|
11 |
20 |
S SIROTKIN |
Williams Mercedes |
1:19.301 |
|
12 |
|
|
Tempo 107% |
1:42.354 |
+6.696 |
|
|
|
|
|
|
|
REC |
M SCHUMACHER |
Ferrari |
|
1:19.071 |
|
MV |
R BARRICHELLO |
Ferrari |
|
1:18.436 |
|
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