Hamilton comanda fácil segundo treino livre em Suzuka em novo 1-2 da Mercedes. Massa fecha apenas em 14º

Lewis Hamilton deu o troco no companheiro de Mercedes e se colocou na primeira posição no segundo treino livre em Suzuka nesta sexta-feira (3). Nico Rosberg ficou a menos de 0s3 do rival, em segundo, à frente agora de Valtteri Bottas. Felipe Massa terminou em 14º. A sessão foi marcada também por diversos acidentes. O treino ainda acabou sob bandeira vermelha, depois de um problema com Jean-Éric Vergne

A Mercedes novamente comandou como quis as atividades da F1 no Japão. Só que agora foi Lewis Hamilton quem liderou a esquadra prateada na icônica pista de Suzuka. O inglês, atual líder do campeonato, foi o mais rápido no segundo treino com o melhor tempo do dia em 1min35s078. A marca ainda foi 0s240 melhor que a registrada por Nico Rosberg. 

Valtteri Bottas mostrou grande consistência com a Williams e conseguiu o terceiro lugar da tabela de tempos. O desempenho, entretanto, ficou distante da Mercedes. O finlandês foi 1s2 mais lento que o inglês. Na sequência, Jenson Button apareceu em forte quarto posto com a McLaren, à frente de Sebastian Vettel.

A Ferrari ficou ainda mais longe, com Kimi Räikkönen em sexto e Fernando Alonso em sétimo. Kevin Magnussen foi o oitavo, enquanto Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo completaram os dez primeiros. Felipe Massa, que dedicou o dia aos testes aerodinâmicos, terminou apenas em 14º.

A sessão foi marcada por diversos acidentes na parte inicial. Kamui Kobayashi, Ricciardo e Esteban Gutiérrez protagonizaram escapadas e batidas durante o treino, mas quem teve um dia tumultuado mesmo foi Jean-Éric Vergne.

Depois de ter cedido lugar ao novato Max Verstappen no TL1, o francês enfrentou problemas de motor duas vezes. Na primeira, ficou se viu parado nos esses, mas pôde voltar ao treino. Na segunda, Vergne acabou parando novamente antes da última chicane e por lá ficou. A bandeira vermelha foi necessária e acabou antecipando o fim dos trabalhos nipônicos desta sexta-feira (3).

 

As imagens do GP do Japão
#GALERIA(5095)
Confira como foi o segundo treino livre da F1 para o GP do Japão

A segunda sessão de treinos nesta sexta-feira (3), tarde em Suzuka, madrugada ainda no Brasil, teve início com pista seca e temperatura ambiente na casa de 28ºC, contrariando as previsões da manhã que apontam chuva para a atividade vespertina. Novamente, assim que os trabalhos foram autorizados, os pilotos vieram para as voltas de instalação, puxados por Max Chilton, Romain Grosjean e Pastor Maldonado. Em seguida veio Kamui Kobayashi, que reassumiu seu posto na Caterham.

Ao contrário da manhã, os tempos cronometrados logo surgiram na tabela e quem primeiro apareceu na lista foi Chilton, com 1min49s287. A marca, entretanto, foi rapidamente superada por Grosjean, que assinalou na sequência 1min38s440.

Logo em seguida, a McLaren mandou à pista seus dois pilotos. A Toro Rosso fez o mesmo com o jovem Daniil Kvyat, assim como a Marussia com Jules Bianchi. Dessa foram, a folha de tempos ganhou novos nomes. E Kevin Magnussen não demorou a parecer na frente, com 1min37s278.

Kvyat se colocou em segundo, quase 0s5 atrás do dinamarquês. Jenson Button pulou para terceiro, trazendo consigo Grosjean, Bianchi, Chilton, Kobayashi, Marcus Ericsson e Pastor Maldonado, que precisou trocar o sexto motor, tomando, assim, a punição da perda de dez posições no grid de largada para a prova japonesa.

Ainda nos primeiros minutos, a sessão acompanhou o primeiro acidente do dia. Kobayashi escapou de traseira na primeira perna do S, rodou e atingiu a barreira de pneus. O japonês, que corre em casa neste fim de semana, saiu ileso, mas os danos na Caterham foram razoáveis. A bandeira amarela foi necessária no local.

Lewis Hamilton liderou as ações desde cedo em Suzuka (Foto: Getty Images)
Enquanto Daniel Ricciardo já virava o tempo mais rápido da sessão em 1min37s186, Jean-Éric Vergne se via em apuros com sua Toro Rosso — o francês não participou do primeiro treino, porque teve de ceder lugar ao estreante Max Verstappen, que também enfrentou um problema de motor no fim do TL1. Vergne ficou parado no meio dos esses da pista japonesa, depois de o motor apagar e teve de voltar a pé para as garagens da equipe de Faenza.

Um minuto depois, Ricciardo surgiu enterrado na barreira de pneus na curva de entrada para a reta principal. O australiano contornou sem problemas a última chicane, mas acabou escapando na aproximação da curva final e foi parar na proteção, danificando bastante a frente e a suspensão do RB10 #3. Assim como Vergne, Daniel também teve de voltar a pé para os boxes. Tudo bem com ele, mas, de novo, o pano amarelo precisou ser agitado no local.

Enquanto isso, a tabela mostrava Ricciardo (1min37s186) ainda em primeiro, seguido por Magnussen, Kvyat, Button, Grosjean, Adrian Sutil, Maldonado, Bianchi, Ericsson e Chilton. Já os principais protagonistas apareciam em posições menos privilegiadas. Sebastian Vettel era só o 15º, à frente de Nico Rosberg, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

Aí as Williams vieram fortes. Valtteri Bottas logo se posicionou em terceiro, enquanto Felipe Massa registrou o quinto melhor tempo.

Um minuto depois, uma bandeira vermelha interrompeu as ações. A paralisação se deu por conta de um erro dos fiscais japoneses, que removeram o carro de Ricciardo para um local pouco seguro da pista. O RB10 foi deixado no fim da área de escape da curva final do circuito, perto da chicane.

A interrupção durou pouco, e logo os carros voltaram à pista. E aí Hamilton e Rosberg alinharam imediatamente na saída dos pits, junto com Sebastian Vettel. Lewis, então, já saltou para a ponta com o expressivo tempo de 1min35s432. Rosberg se colocou em segundo, mas muito longe do companheiro graças ao uma escapadinha durante a volta rápida. Ainda assim, o alemão virou 1min36s865.

Ao mesmo tempo, uma nova bandeira amarela foi agitada na pista. Agora, Esteban Gutiérrez foi quem bateu nas barreiras de pneus nos esses. O mexicano saiu ileso, mas seu Sauber nem tanto. Pouco antes, Kimi Räikkönen foi o primeiro a sair com os pneus médios, os mais macios do fim de semana. O finlandês foi capaz de colocar a Ferrari em segundo, mas a 1s da Mercedes de Hamilton.

Felipe Massa foi o só 14º nesta sexta em Suzuka (Foto: Getty Images)

Depois do resgate da Sauber de Gutiérrez, o treino retomou o ritmo normal e outros optaram por já andar com os pneus de risca branca, como Romain Grosjean, que rapidamente surgiu em oitavo.

 
Jenson Button seguiu o francês, assim como Bottas, Alonso e Hamilton. O piloto da McLaren andou em 1min36s409 e saltou para segundo, mas foi logo superado pelo finlandês da Williams, que assinalou 1min36s279. Alonso se colocou em sexto, enquanto o líder do campeonato melhorou para 1min35s078, colocando 1s2 em Bottas. Lewis, entretanto, calçado com os médios foi apenas 0s3 mais rápido do que com os pneus duros.

Rosberg também veio à pista na sequência com os compostos de risca branca. E foi apenas 0s240 mais lento que o colega de equipe. Vale destacar que Nico cometeu dois pequenos erros durante essa primeira tentativa de volta rápida.

Assim, com pouco menos de 40 minutos para o fim da sessão, a ordem era: Hamilton, Rosberg, Bottas, Button, Vettel, Räikkönen, Alonso, Magnussen, Ricciardo e Grosjean. Massa vinha apenas em 11º, enquanto Sergio Pérez era único ainda sem qualquer registro. Não demorou muito mais para o mexicano da Force India finalmente surgir na pista, para as primeiras voltas cronometradas.

Aí a sessão nos 30 minutos sob ameaça de chuva. O sol foi embora e o céu escureceu em Suzuka. Antes, porém, os pilotos iniciaram a fase de simulações e avaliação dos dois tipos de pneus. A Williams também testou o pacote aerodinâmico nesse meio tempo. A Ferrari também chegou a trocar a asa traseira da F14T Räikkönen.

No fim, apesar do céu negro e pingos de chuva em alguns setores do circuito, a ordem não mudou na parte final da sessão, e Hamilton deu o troco no colega de Mercedes, ficando com o melhor tempo do dia. Bottas, que andou muito na parte final, Button, Vettel, Raikkonen, Alonso, Magnussen, Kvyat e Ricciardo completaram os dez primeiros. Vergne — que, sim, teve como voltar ao treino depois do contratempo no início das atividades — foi o 11º, mas foi o responsável por antecipar o fim dos trabalhos com bandeira vermelha depois de enfrentar um novo problema de motor. Enquanto isso, Massa ficou só em 14º.

A F1 volta ainda nesta sexta-feira, no horário de Brasília, para a terceira sessão livre, a partir das 23h. A classificação acontece na madrugada de sábado, às 3h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo ao vivo e em tempo real.

F1, GP do Japão, Suzuka, treino livre 2:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:35.078   28
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:35.318 +0.240 27
3 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:36.279 +1.201 24
4 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES 1:36.409 +1.331 28
5 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT 1:36.436 +1.358 24
6 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:36.529 +1.451 19
7 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI 1:36.637 +1.559 26
8 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES 1:36.714 +1.636 31
9 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT 1:36.943 +1.865 27
10 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:37.186 +2.108 3
11 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT 1:37.219 +2.141 19
12 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:37.504 +2.426 16
13 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT 1:37.563 +2.485 31
14 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:37.700 +2.622 18
15 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:37.786 +2.708 8
16 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT 1:37.798 +2.720 27
17 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI 1:38.010 +2.932 25
18 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI 1:38.365 +3.287 9
19 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT 1:39.069 +3.991 22
20 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI 1:39.306 +4.228 20
21 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI 1:39.333 +4.255 24
22 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT 1:42.760 +7.682 3
    TEMPO 107% TL1   1:41.733 +6.655  
               
RECORDE FELIPE MASSA BRA FERRARI 248 F1 1:29.599 07/10/2006  
MELHOR VOLTA KIMI RÄIKKÖNEN FIN McLAREN MP4-20 1:31.540 09/10/2009  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.