Maior mistério da pré-temporada, McLaren apresenta MCL33 laranja e espera redenção ao lado da Renault
A McLaren voltou a ter seu carro todo laranja. A apresentação do bólido mais esperado da pré-temporada foi o início do que o time espera ser a redenção ao lado da Renault após anos de crise com a Honda
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A McLaren fez um suspense digno de um livro de Stephen King para anunciar como seria o novo layout para a temporada 2018. Neste começo de manhã de sexta-feira (22), a equipe enfim desfraldou o MCL33. Laranja como nos primórdios da escuderia, o time de Woking espera viver um ano de redenção após o sofrimento sem fim que viveu ao lado da Honda. “Inspirada pela nossa história, guiada pelo nosso futuro. Senhoras e senhores, o McLaren MCL33”, escreveu a equipe nas redes sociais ao apresentar o tão aguardado novo carro.
A surpresa desembocou num modelo que tem, sim, o laranja preponderante, mas chama a atenção também pelos detalhes em azul. O número e as asas dianteira — e principalmente – traseira surgem com muito azul. Parceira confirmada nesta semana, a Petrobras/Lubrax também possui lugar de destaque no carro. A inspiração está na história, seguindo o traço daquele primeiro layout com o qual a McLaren competiu na F1, cinco décadas atrás.
O diretor-executivo do time inglês, Zak Brown, destacou os motivos históricos das cores e a busca por uma nova vida agora que os motores da Renault são os responsáveis por empurrar o chassi.
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"Uma evolução lógica em relação ao carro da temporada passada. Com mais um ano de experiência, pudemos firmar algumas convicções", falou o diretor-técnico Tim Goss. A afirmação de Goss põe o MCL33 como um desenvolvimento em termos conceituais, diferente da forma que a mais bem sucedida Mercedes preferiu abordar 2018, com um conceito que classificaram como novo.
O diretor de corridas da equipe, Éric Boullier, exaltou o desenvolvimento do chassi feito pela McLaren para exaltar a capacidade de crescimento uma vez que vá à pista com motores melhores.
“Acho que toda a equipe se sente orgulhosa por este carro. Os departamentos de design, engenharia e aerodinâmica fizeram um trabalho incrível para entregar um carro novo com uma nova unidade de potência em um tempo muito apertado. Nós nunca buscamos o caminho fácil ou atalhos para encurtar um processo ou uma solução, e o resultado é um carro que é limpo e bem-nascido. Dito isso, não temos ilusões de que vai ser difícil estilhaçar a hegemonia à frente, e que o meio [do grid] vai ser cheio de equipes bem sólidas”, afirmou o francês, engenheiro aeroespacial de formação.
"Nós somos humildes quanto ao desafio pela frente, mas nos sentimos bem preparados, temos um pacote sólido em que podemos nos erguer e explorar as evoluções na temporada. E temos dois excelentes pilotos que vão fazer a diferença nas corridas. Na McLaren, todos nós somos competidores, pura e simplesmente. Vamos trabalhar e acelerar mais do que nunca”, acrescentou.
Literalmente o número 2, o talentoso belga Stoffel Vandoorne também se mostrou empolgado com a nova joia construída em Woking. E também espera viver um ano bem melhor com um carro empurrado por um motor de potencial bem maior.
“A chegada de um novo carro é um dos momentos mais tensos e empolgantes da temporada. Para todos nós da McLaren, esse é um carro importante. Nós todos estamos extremamente ansiosos em ver como ele vai se desenvolver quando começarmos os testes na semana que vem. Do meu ponto de vista, espero muito que possamos começar a temporada com uma plataforma estável com a qual nós consigamos desenvolver rapidamente e facilmente. Seria ótimo ter semanas tranquilas nos testes de inverno e irmos para a Austrália nos sentindo confiantes sobre o ano que vamos ter pela frente”, salientou o jovem de 25 anos.
“Venho treinando duro durante todo o inverno e me sinto o mais preparado possível para entrar no cockpit. Estou em forma e focado, mas também tranquilo porque acho que nós tivemos um inverno muito produtivo e construímos um novo carro muito capaz. Mal posso esperar para começar a testar”, complementou.
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“Tentamos desenvolver o carro da mesma forma que fizemos nos últimos três anos. Desenvolvemos em busca de evolução”, comentou em entrevista para o site norte-americano 'Motorsport.com'. “Passamos os últimos dois ou três meses focados em uma atualização para a primeira corrida. Esse é o nosso maior foco, desenvolver uma atualização mecânica e aerodinâmica para ficar na melhor condição possível em Melbourne”, seguiu.
A McLaren foi a oitava equipe a apresentar oficialmente seu carro em 2018. Agora, o mistério fica por conta apenas da Force India, já que a Toro Rosso ao menos já deu prévias de seu bólido para a temporada que começa na Austrália.
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