Massa revela sentimento de que sairia da Ferrari e diz que terá saudade "do lado humano"

Felipe Massa revelou que antes de ser informado por Stefano Domenicali sobre sua saída da Ferrari já sentia que isso iria acontecer. Brasileiro afirmou que terá saudades de Maranello do lado humano, mas acredita que o trabalho será igual na Williams

A cobertura completa do GP do Brasil de F1 no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Depois de oito anos, Felipe Massa vai encerrar sua passagem pela Ferrari neste fim de semana, em Interlagos. Antes do último ato, o brasileiro falou sobre sua demissão e revelou que antes de ser comunicado por Stefano Domenicali, já sentia que sua história em Maranello chegaria ao fim. 
 
“Eu já estava sentindo que isso ia acontecer”, contou Massa. “A Ferrari tinha uma data para exercer a opção sobre meu contrato, e não exerceu. No fim de semana de Monza, pelo jeito que o Luca di Montezemolo me olhava, eu já percebi que não ia ficar”, continuou. 
Fechado com a Williams, Massa revelou que já sentia que não ficaria na Ferrari (Foto: Getty Images)
“Foi tudo muito tranquilo. Na segunda-feira fui a Maranello, o Domenicali me chamou e explicou tudo. Eu já estava esperando. Ninguém me pegou de surpresa”, reforçou. 
 
Questionado se sentiria falta de algo, Felipe respondeu: “Do lado humano. De ir a Maranello, almoçar no Cavallino, no Montana… Foram muitos anos, a Ferrari era minha casa. Eu até dormia na casinha que fica do lado da pista”, comentou. “Mas o trabalho nas corridas, com a equipe, isso é trabalho em qualquer uma. Acho que vai ser igual”, opinou. 
 
Ainda, Massa fez uma lista de seus cinco principais momentos na F1 até agora. No ranking do piloto, seu primeiro triunfo, conquistado na Turquia em 2006, aparece na liderança. 
 
Na sequência, Massa indica a vitória em casa, também em 2006. “A mais importante de todas. Ganhar aqui é como ser campeão”, comparou. A disputa pelo título de 2008, claro, não podia ficar de fora.
 
Naquele ano, Felipe chegou a Interlagos, última prova do ano, disputando o título com Lewis Hamilton. O piloto da Ferrari fez o que precisava e venceu, cruzando a meta paulistana como campeão mundial. Mais atrás, entretanto, o britânico conseguiu passar Timo Glock e ficou com o título ao receber a bandeirada na quinta colocação.
 
“Uma decisão na última curva, da última volta da última corrida”, ressaltou. “Aquilo faz parte da história da F1″, continuou.
 
A lista de Felipe conta ainda com o GP da Alemanha de 2010. Naquela corrida em Hockenheim, o brasileiro liderava a prova e caminhava para quebrar um jejum de 19 meses sem vencer, mas teve de entregar sua posição a Fernando Alonso após ouvir a clássica frase: “Fernando is faster than you”. “Foi muito ruim. Um dia ruim para todos”, lembrou. 
 
A quinta e última colocação na lista do piloto é “outro dia ruim”: o acidente na Hungria em 2009. No treino classificatório em Hungaroring, o brasileiro foi atingido na cabeça por uma mola que se soltou da Brawn de Rubens Barrichello. Massa teve ferimentos na cabeça e só voltou a correr no ano seguinte, após uma longa recuperação. 

GRANDE PRÊMIO acompanha 'in loco' os eventos que cercam e o GP do Brasil de F1 em Interlagos com os repórteres Flavio Gomes, Evelyn Guimarães e Felipe Giacomelli.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.