Na Garagem: no GP da Minardi na 1ª fila, Alesi quase surpreende, mas Senna vence

A chuva na classificação para o GP dos Estados Unidos embaralhou o grid e pôs uma Minardi na primeira fila. E a corrida ainda viu o novato Jean Alesi surpreendendo e executando uma bela manobra em Ayrton Senna

A F1 passou por Phoenix pela segunda vez em 1990, mas pela primeira vez para abrir um campeonato. Fugia, assim, do forte calor que faz no Arizona no meio do ano — a prova de 1989 foi disputada em junho. E a corrida que deu início à campanha de Ayrton Senna rumo ao bi, em 11 de março, foi a mais memorável de todas.
 
A começar porque, no grid de largada, uma Minardi estava na primeira fila. Chovera durante a classificação, embaralhando a folha de tempos, e Pierluigi Martini surpreendeu.
 
O fato de Gerhard Berger aparecer na pole por si só já era uma surpresa. Era a estreia do austríaco na McLaren, após a troca de lugar com Alain Prost, mas ninguém esperava que ele fosse bater Senna em uma classificação logo de cara.
Alesi pulou para a ponta na largada no GP dos Estados Unidos (Foto: Forix)
Berger fez 1min28s644, apenas 0s067 à frente de Martini. Sim, a Minardi ficou a menos de um décimo de conseguir uma histórica pole-position na F1. Foi a única vez que o time italiano teve um representante na primeira fila. A segunda fila ainda contou com Andrea De Cesaris, da Dallara, e Jean Alesi, da Tyrrell. Senna largou só em quinto, ao lado da Benetton de Nelson Piquet.
 
Na largada, o pulo do gato foi de Alesi. O francês fizera oito provas com a Tyrrell em 1989 e dava início em 1990 à sua primeira temporada completa na F1. Uma vez à frente, foi se mantendo.
Senna enfim passa por Alesi em Phoenix (Foto: Forix)
Senna assumiu o segundo posto na nona volta, passando a persegui-lo. Eventualmente, o piloto da McLaren conseguiria passá-lo e partiria para a vitória, porém, no caminho, levaria um drible desconcertante do jovem adversário. Possivelmente, o mais desconcertante de sua carreira.
 
Na volta 33, o brasileiro mergulhou no fim da reta dos boxes e deixou Alesi para trás. Estava tão confiante disso que não se preocupou em trancar a porta na curva seguinte, à esquerda. O moleque aproveitou o caminho aberto e surpreendeu Senna com o troco. Duas voltas depois, o brasileiro repetiu a mesma manobra, mas, desta vez, lembrou-se de se defender na curva seguinte.
 
Dali em diante, caminhou tranquilo para a primeira vitória do ano do bi. Alesi foi segundo, indo ao pódio pela primeira vez na carreira, e Thierry Boutsen, da Williams, terminou em terceiro. Piquet foi quarto.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.