Na Garagem: Senna garante primeira de cinco pole-positions no GP de Mônaco

Um ano depois de brilhar no Principado e chegar em segundo lugar com a Toleman, Ayrton Senna voltou para Mônaco para conquistar a pole-position

O começo de 1985 estava sendo bom para Ayrton Senna, com a conquista da primeira pole e da primeira vitória da carreira. E, em 18 de maio, ele assegurou o direito de largar na posição de honra do grid do GP de Mônaco pela primeira vez.
 
Foi por pouco. Com a Lotus Renault, ele cravou 1min20s450, apenas 0s086 abaixo da marca de Nigel Mansell na Williams Honda.
 
Tratou-se da terceira pole consecutiva, em uma sequência que começou em Portugal e passou por San Marino. Foi também a terceira das 65 de sua carreira na F1.
 
Em Mônaco, ele não é apenas o recordista de vitórias, com seis, mas também de poles, com cinco. Depois desta de 1985, ele voltou a largar na frente em Monte Carlo em 1988, 1989, 1990 e 1991.
 
No GP de Mônaco de 1985, o dono do carro #12 manteve a dianteira na largada e liderou o pelotão por 13 voltas até o seu motor Renault quebrar. Alain Prost venceu, seguido pela Ferrari de Michele Alboreto e pela outra Lotus, a de Elio de Angelis.
Prost comemora a vitória em Mônaco em 1985 (Foto: Forix)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.