google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
A GP2 viu uma das corridas mais acidentadas dos últimos anos neste sábado (18) nas estreitas ruas de Baku. E quem sobreviveu ao caos foi Antonio Giovinazzi, que soube se manter longe das confusões para vencer a primeira corrida do fim de semana azeri da categoria-escola. Sergey Sirotkin e Raffaele Marciello completaram o pódio. A prova foi tão tumultuada que precisou da intervenção do safety-car quatro vezes, incluindo na volta final. Aliás, a etapa terminou com o carro de segurança na pista.
Antonio Giovinazzi venceu a corrida principal da GP2 neste sábado em Baku (Foto: GP2)
Confira como foi a corrida principal da GP2 em Baku
Saindo da posição de honra do grid, Giovinazzi não soube aproveitar a vantagem e caiu diversas posições assim que a largada foi autorizada na capital do Azerbaijão, mas esse não seria o único drama do início da prova. Na verdade, a etapa viu um múltiplo acidente logo na curva 1, desencadeado por Pierre Gasly, que tocou no carro de Norman Nato na dividida.
E aí, como efeito da colisão, Sergio Canamasas bateu em Gasly na sequência, trazendo consigo também Alex Lynn, Nicolas Latifi e Marvin Kirchhofer. Todos acabaram fora da corrida logo na primeira volta.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Quando as ações foram retomadas, na terceira volta, quando o carro de segurança deixou a pista, Matsushita, que havia tomado a liderança de Raffaele Marciello, precisou defender a posição contra os ataques do italiano. Mas Marciello não desistiu e passou o japonês na sexta volta, com uma bonita manobra na curva 3.
A ultrapassagem aconteceu na mesma volta em que a direção de prova teve de novamente acionar o safety-car, agora por um acidente com Philo Paz Armand. Com a corrida em ritmo reduzido, todo mundo optou por já ir aos boxes para os pit-stops obrigatórios.
A prova ganhou vida logo em seguida, mas não durou muito. Na nona passagem, o safety-car de novo voltou a puxar o pelotão. Isso por conta de uma batida entre Arthur Pic e Artem Markelov na curva 5. O primeiro espremeu o segundo contra a barreira de pneus. O incidente eliminou da prova ambos os pilotos.
Com apenas 14 carros ainda em condições de disputar a prova, Marciello conseguiu algum fôlego na ponta na retomada dos trabalhos, enquanto Matsushita escapava da pista na tentativa de passar o então segundo colocado Nabil Jeffri na curva 1 – o nipônico caiu para quinto e viu ascensão de Oliver Rowland, que aproveitou o imbróglio para pular para segundo.
Enquanto isso, Giovinazzi já aparecia em terceiro na volta 12. E não tardou para superar Rowland na sequência e assumir a vice-liderança da prova. Uma vez em segundo, o italiano da Prema levou apenas seis giros para alcançar o compatriota Marciello e tomar a ponta.
Mas uma eventual briga entre os dois italianos acabou na entrada final do safety-car nas cinco últimas voltas – Marciello ainda perderia a segunda posição para o russo Sirotkin pouco antes. O carro de segurança foi chamado devido a um acidente entre os companheiros de Racing Engineering: Norman Nato e Jordan King. Os dois bateram na curva 3 e por lá ficaram.
Lá na frente, Giovinazzi cruzou em primeiro, segundo por Sirotkin e Marciello. No fim, apenas 11 carros terminara a prova azeri.
GP2, GP da Europa, Baku, Corrida 1, Final:
1 |
ANTONIO GIOVINAZZI |
ITA |
PREMA |
1:03:05.420 |
26 voltas |
2 |
SERGEY SIROTKIN |
RUS |
RAPAX |
+1.233 |
|
3 |
RAFFAELE MARCIELLO |
ITA |
TRIDENT |
+1.343 |
|
4 |
OLIVER ROWLAND |
ING |
MP |
+2.141 |
|
5 |
MITCH EVANS |
NZL |
RUSSIAN TIME |
+2.628 |
|
6 |
NOBUHARU MATSUSHITA |
JAP |
ART |
+3.110 |
|
7 |
SEAN GALAEL |
IND |
CAMPOS |
+5.808 |
|
8 |
DANIËL DE JONG |
HOL |
MP |
+6.663 |
|
9 |
LUCA GHIOTTO |
ITA |
TRIDENT |
+7.058 |
|
10 |
GUSTAV MALIA |
SUE |
RAPAX |
+7.595 |
|
11 |
JIMMY ERIKSSON |
SUE |
ARDEN |
NC |
|
12 |
JORDAN KING |
ING |
RACING ENGINEERING |
NC |
|
|
NORMAN NATO |
AUT |
ARDEN |
NC |
|
|
NABIL JEFFRI |
MAL |
ARDEN |
NC |
|
|
ARTHUR PIC |
FRA |
CAMPOS |
NC |
|
|
ARTEM MARKELOV |
RUS |
RUSSIAN TIME |
NC |
|
|
ARTEN MARKELOV |
RUS |
RUSSIAN TIME |
NC |
|
|
SERGIO CANAMASAS |
ESP |
MP |
NC |
|
|
PIERRE GASLY |
FRA |
DAMS |
NC |
|
|
PIERRE GASLY |
FRA |
PREMA |
NC |
|
|
NICHOLAS LATIFI |
CAN |
DAMS |
NC |
|
|
ALEX LYNN |
ING |
DAMS |
NC |
|
PADDOCK GP #33 ANALISA GP DO CANADÁ E FAZ PRÉVIA DO GP DA EUROPA
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.