Montoya completa primeiras voltas na Penske e mostra entusiasmo: "Estou sorrindo de orelha a orelha"

Cauteloso antes de guiar um carro da Indy pela primeira vez em 13 anos, colombiano participou de teste privado da Penske em Sebring, andou com carro #12 do parceiro de time Will Power e se mostrou surpreso com velocidade: "Tem uma tonelada de potência"


Depois de 13 anos, Juan Pablo Montoya está de volta a um carro da Indy. O colombiano participou nesta segunda-feira (25) de um teste privado da Penske em Sebring, na Flórida (EUA). É o início de sua readaptação na categoria que o consagrou.
 
Ao lado de Helio Castroneves e Will Power, o colombiano – que utilizou o carro #12 de seu novo companheiro de equipe australiano – completou 20 voltas na parte da manhã. 
 
Antes da sessão, JP admitiu que a readaptação a um monoposto será difícil depois de tantos anos correndo na Nascar. "Mudar de um carro de stock para um carro da Indy, para ser 100 por cento, vai levar algum tempo. O difícil é o primeiro dia, só para acostumar."
Montoya na pista de Sebring (Foto: IndyCar)
A sensação de cautela, no entanto, foi esquecida após completar as primeiras voltas. Entusiasmado, Montoya descreveu as primeiras impressões.
 
"Eu estava sorrindo de orelha a orelha! O motor funciona muito bem. Quando você chega ao máximo, tem uma tonelada de potência, o que é divertido. Frear é difícil", afirmou.

"Mas foi bom. A primeira saída foi muito, muito estranha. Colocamos um pouco mais de peso na roda para supostamente lhe dar mais força, mas acho que exagerei um pouco. A posição da roda ficou muito diferente."

 
"Tenho que chegar a um ponto onde eu realmente esteja confortável para entender e conhecer os limites do carro. Não estou preocupado em ser rápido. Você tem que ser esperto sobre como fazer isso, é tudo sobre isso, sobre conseguir entender o carro e as pessoas com quem eu vou trabalhar."
 
Por fim, Montoya minimizou as expectativas para 2014, mas enfatizou que para ter sucesso, precisa transformar a Penske em sua 'casa'. "Vou fazer o melhor que posso? Sim. O quão bom será? Não sei", ponderou.

"Tenho que vencer Will, que é um dos caras mais rápidos da categoria. Helio tem enorme experiência. Corri contra ele quando ganhei o campeonato, e ele ainda está fazendo isso. Para eles, entrar no carro todos os dias não é grande coisa, esta é a casa deles. Preciso fazer com que seja a minha", completou o colombiano.

Na temporada 2014, Montoya deve utilizar o carro #2, usado esporadicamente em 2013 por AJ Allmendinger e, também, por Ryan Briscoe em sua passagem pela escuderia.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.