Pagenaud comprova favoritismo com pole e recorde, mas tem de ficar de olho em intruso Rahal em Toronto

A Penske dominou os treinos livres e conseguiu a pole com estilo com Simon Pagenaud, mas Graham Rahal surpreendeu e pode ser a zebra no circuito de rua do Canadá

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A Penske havia liderado o primeiro treino livre, com Helio Castroneves. Dominou também o segundo, com Simon Pagenaud. No terceiro, já neste sábado (15), fez mais: colocou seu quarteto no topo. Assim, não havia como não prever que a pole para o GP de Toronto, decidida nesta tarde, não ficaria com a equipe. E, de fato, ficou.

Mas foi por pouco. Graham Rahal voou no final com sua RLL e fez com que Pagenaud precisasse bater recorde no circuito de rua canadense para poder largar na frente dos rivais. Mas, mais do que isso, Rahal abriu a possibilidade de que a corrida seja mais divertida e emocionante do que pintava o domínio da Penske nos treinos.

Não que o atual campeão da Indy não seja o favorito para prova. Não só largará na pole no domingo como saiu quebrando recordes para deixar claro que quer, sim, se aproximar de vez de Castroneves e do líder Scott Dixon na classificação geral. Em sua última passagem pela pista, fez 58s912 e marcou o melhor tempo da história do circuito. Marca essa que bateu outra feita neste sábado: de 59s292, na segunda parte da classificação.

Simon Pagenaud é o pole no Canadá (Foto: IndyCar)
"Foi uma boa volta, realmente boa, uma das melhores que já fiz na vida. Não há muito como melhorar. Mas durante toda a classificação eu trabalhei em detalhes e em minha direção, além do fato de que meus parceiros de equipe são fantásticos. Trabalhamos juntos nos treinos, sempre falamos sobre como lidar com as curvas e sempre melhoramos uns aos outros. Sinto que extraí o melhor do meu carro e o melhor de mim hoje", declarou o francês, que sairá na pole pela primeira vez no ano e pela 10ª vez na carreira.

Só que a primeira vitória de uma equipe da Chevrolet em circuito de rua na temporada pode estar ameaçada. Porque foi a RLL de Rahal que deteve o recorde da pista até Pagenaud voar. Pouco antes da volta decisiva, Rahal fez 59s225 e assustou a Penske. Susto que se manterá até a hora de início do GP.

 "É provavelmente a melhor volta que já fiz. Parecia que os carros da Penske sairiam na frente, longe de nós. Foi fantástico, estou muito orgulhoso de meu time. Acho que temos um bom carro para a corrida, precisamos só arrumá-lo um pouco. Estou surpreso que Helio e Will não me alcançaram. Acho que será uma grande corrida e, acredite em mim, nós vamos dar a eles tudo que temos", disse Rahal.

Graham Rahal está voando (Foto: IndyCar)

De qualquer maneira, ele largará com Castroneves e Will Power na sua cola. A dupla da Penske chegou a liderar o classificatório até os momentos finais, quando o francês e o americano voaram na pista. Para o brasileiro, que despistou neste sábado sobre sair da Indy em 2018, pode ser a chance de conseguir a segunda vitória na temporada – ele que vem do triunfo em Iowa.

"Foi muito bom. O carro estava muito bom. A gente trabalhou novamente em coletivamente na Penske, mas sofri um pouco escapando com os pneus duros. Ajeitamos muitas coisas e, no fim, ainda salvamos um ótimo resultado. O Simon fez uma volta fenomenal aqui. Eu gostaria de ter começado já com novos pneus, não ter parado para voltar depois, acho que teria um pouco mais de chances", afirmou o brasileiro.

Helio Castroneves é terceiro no grid (Foto: IndyCar)

Scott Dixon, o líder da temporada, segue na briga, porém. Tirando a Penske e a surpresa da RLL, foi ele com sua Ganassi que garantiu o quinto posto na largada, com o desejo de quebrar a sequência de três vitórias dos rivais da Penske.

"Foi um começo de final de semana duro para a gente. Demoramos bastante para achar um bom acerto para o carro. Mudou tudo do ano passado para este ano. Acho que alguns dos ganhos que tivemos nos circuitos de rua neste ano não vieram para cá por algum motivo. A gente tentou retomar o acerto que nos deu top-3 ontem, mas estava tudo mais difícil. Perdi ao menos uma posição no grid com um erro que cometi, mas acho que, com pequenos ajustes no carro, podemos ter algo melhor na corrida de amanhã", comentou o líder do campeonato.

Scott Dixon foi ao Fast Six (Foto: IndyCar)

Tony Kanaan não teve um grande dia e bateu na trave para passar para a segunda fase da classificação. Em sétimo no segundo grupo do treino classificatório, o piloto da Ganassi tenta reagir a partir do 14º lugar.

"Estou frustrado com a nossa posiçãod e largada. Tínhamos um carro para top-10, mas infelizmente não mostramos isso. Eu fiz a minha parte na primeira fase, eu consegui a volta que precisava, mas é difícil quando você faz o necessário e aí surge alguém que tira isso. Agora precisamos trabalhar duro para irmos para a frente amanhã. Temos um carro rápido para isso", disse o brasileiro. 

A prova em Toronto terá sua largada às 16h40 (de Brasília).

MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.