Power acha grande volta no Fast Six e vence disputa doméstica da Penske pela pole no Alabama. Castroneves é 2º

Will Power fez uma boa segunda fase de classificação no Alabama, mas guardou para o Fast Six uma ótima volta e venceu a disputa interna da Penske pela pole em Barber. Helio Castroneves larga em segundo e Tony Kanaan sai em décimo

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

A Penske confirmou o favoritismo e sobrou na classificação para o GP do Alabama. Neste sábado (22), Will Power achou uma belíssima volta em 1min06s961 e superou os companheiros Simon Pagenaud e Helio Castroneves para abocanhar a pole.

Castroneves ainda apareceu com cronômetro zerado para melhorar sua marca e superar Pagenaud, alinhando neste domingo em segundo. O francês sai em terceiro, na frente de Scott Dixon, o melhor da Ganassi e da Honda, 0s6 mais lento que Power.

Ryan Hunter-Reay evitou um fiasco completo da Andretti e se segurou em quinto na classificação, enquanto James Hinchcliffe garantiu o sexto posto no grid de largada.

Josef Newgarden foi o pior da Penske, mas sai em uma ainda boa sétima posição. Mikhail Aleshin, que parecia ser o mais forte da Honda nos treinos livres, larga em oitavo, seguido por Max Chilton. Tony Kanaan melhorou em relação aos treinos livres e ficou com a décima posição, seguido pela dupla da Dale Coyne Ed Jones e o líder do campeonato Sébastien Bourdais.

A classificação foi duríssima para os companheiros de Hunter-Reay na Andretti. Marco Andretti, que prometia brigar por pole com ótimos desempenhos nos treinos livres, vai sair de 13º, enquanto Takuma Sato será o 14º no grid e Alexander Rossi, pior ainda, em 18º. Espantou também o pífio rendimento da RLL. Graham Rahal, um dos especialistas na pista, larga em último.

Will Power cravou a pole em Barber (Foto: IndyCar)

Confira como foi a definição do grid no Alabama:

A classificação para o GP do Alabama começou pontualmente às 17h15 (em Brasília). No primeiro grupo estavam Josef Newgarden, James Hinchcliffe, Mikhail Aleshin, Max Chilton, Tony Kanaan, Ed Jones, Spencer Pigot, Zach Veach, Marco Andretti e Charlie Kimball.

 
Enquanto Jones, Pigot e Veach se arriscavam com os pneus vermelhos logo de cara, três pilotos já andavam rápido com os compostos mais duros. Newgarden era o mais impressionante, virando 1min07s4, enquanto Aleshin e Andretti vinham depois. Mais tarde, Hinchcliffe se juntou ao grupo.
 
Todo mundo colocou os pneus vermelhos para a segunda parte do grupo e os tempos começaram a cair no minuto final. Primeiro, Kanaan surpreendeu com 1min07s3, aparecendo logo atrás de Hinchcliffe, que tomava a ponta. Jones também melhorava e ia para quinto.
 
E assim ficou até o fim, sem ninguém conseguir melhorar seu tempo na volta final. Hinch, Kanaan, Newgarden, Aleshin, Jones e Chilton seguiram em frente. Andretti foi a grande decepção. Depois de liderar o TL2, o americano caiu junto com Kimball, Pigot e o novato Veach.
Marco Andretti caiu ainda na primeira fase (Foto: Indycar)

Hunter-Reay evita vexame da Andretti

Não demorou nada para o segundo grupo ir para a pista, já que a direção de prova corria para fugir da chuva que ameaçava cair com força em Barber. Nele estavam Simon Pagenaud, Helio Castroneves, Conor Daly, Scott Dixon, Will Power, Carlos Muñoz, Graham Rahal, Sébastien Bourdais, Takuma Sato, Ryan Hunter-Reay e Alexander Rossi.
 
Dessa vez, todo mundo começou andando com os pneus mais duros. Aliás, o grupo chamava bastante a atenção pela força dos competidores, já que estavam juntos três Penske, três Andretti, Dixon, Rahal e o líder do campeonato Bourdais, além da promissora dupla da Foyt.
 
Power tinha um ritmo absurdo. Mesmo com os compostos mais duros, virou 1min07s247, puxando uma trinca muito fácil da Penske até a metade do grupo. Apenas Dixon também conseguia romper a barreira de 1min08s.
 
Todos foram aos boxes e colocaram os pneus vermelhos quando o relógio descia dos quatro minutos para o fim. Power conseguiu melhorar ainda mais e virou 1min06s9, acompanhado de perto por Dixon, que queria estragar a festa da Penske.
 
Castroneves e Pagenaud seguiram logo atrás, enquanto Hunter-Reay salvou a pele da Andretti no quinto lugar. Bourdais, mantendo-se em estado de graça, foi o sexto. Pelo caminho ficaram Sato, Muñoz, Rossi, Daly e Rahal.
Sébastien Bourdais tornou a surpreender em um grupo muito forte (Foto: IndyCar)

Newgarden decepciona e larga em sétimo

A segunda fase do treino classificatório teve início às 17h50. Nela estavam os quatro carros da Penske, as Ganassi de Dixon, Kanaan e Chilton, as Schmidt Peterson de Hinch e Aleshin, as Dale Coyne de Jones e Bourdais e a Andretti de Hunter-Reay.
 
A primeira parte foi de pneus duros, exceto para Jones, que seguia arriscando com vermelhos desde o início. Com mais da metade já superada, apenas o quarteto da Penske andava abaixo de 1min08s0, com Castroneves na frente.
 
Quando todos foram de pneus macios, os tempos começaram a cair sequencialmente, e a liderança, consequentemente, trocou de mãos sem parar. Mesmo assim, com exceção feita a Newgarden, que caiu em sétimo, as Penske retomaram a ponta no fim, com Castroneves virando 1min07s2. Bem próximo de Pagenaud e Power, que vieram logo atrás.
 
Hunter-Reay continuou empurrando a Andretti para frente e ficou em quarto, avançando ao Fast Six junto com Dixon e Hinchcliffe, que andaram forte o tempo todo. Além de Newgarden, Aleshin, Chilton, Kanaan, Jones e Bourdais ficaram pelo caminho.
Ryan Hunter-Reay salvou a Andretti (Foto: IndyCar)

Penske sobra, e Power é pole

O Fast Six levou à pista três Penske contra três representantes da Honda, sendo um da Ganassi, um da Andretti e um da SPM. Desde o início, a disputa ficou toda desenhada para ser interna na Penske.

Power saiu na frente virando 1min07s1 e desde cedo parecia ser o homem a ser batido. Enquanto isso, Pagenaud e Castroneves faziam tempos confortáveis o bastante para não serem ameaçados pelos adversários que sequer tinham saído dos boxes.

Com todos no traçado, Power melhorou mais 0s2 sua marca e se tornou imbatível. Castroneves ainda trocou de posições com Pagenaud, enquanto Dixon confirmou o favoritismo no 'Mundo Honda'. Hunter-Reay foi melhor que Hinch e fechou o top-5 do grid de largada no Alabama.

Indy, GP do Alabama, Grid de Largada:

1 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET 1:06.961  
2 3 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET 1:07.143 +0.182
3 1 SIMON PAGENAUD FRA PENSKE CHEVROLET 1:07.382 +0.421
4 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI HONDA 1:07.582 +0.621
5 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA 1:07.685 +0.724
6 5 JAMES HINCHCLIFFE CAN SCHMIDT PETERSON HONDA 1:07.871 +0.910
7 2 JOSEF NEWGARDEN EUA PENSKE CHEVROLET 1:07.594 +0.633
8 7 MIKHAIL ALESHIN RUS SCHMIDT PETERSON HONDA 1:07.947 +0.986
9 8 MAX CHILTON ING GANASSI HONDA 1:07.979 +1.018
10 10 TONY KANAAN BRA GANASSI HONDA 1:08.031 +1.070
11 19 ED JONES ING DALE COYNE HONDA 1:08.203 +1.242
12 18 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA DALE COYNE HONDA 1:08.273 +1.312
13 27 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA 1:07.541 +0.580
14 26 TAKUMA SATO JAP ANDRETTI HONDA 1:07.693 +0.732
15 83 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI HONDA 1:07.703 +0.742
16 14 CARLOS MUÑOZ COL FOYT CHEVROLET 1:07.701 +0.740
17 20 SPENCER PIGOT EUA CARPENTER CHEVROLET 1:07.921 +0.960
18 98 ALEXANDER ROSSI EUA ANDRETTI HONDA 1:07.748 +0.787
19 21 ZACH VEACH EUA CARPENTER CHEVROLET 1:08.468 +1.507
20 4 CONOR DALY EUA FOYT CHEVROLET 1:08.010 +1.049
21 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA 1:08.050 +1.089
PADDOCK GP #74 DEBATE: QUAIS OS PILOTOS COM POTENCIAL DE FUTURO CAMPEÃO MUNDIAL DE F1?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.