Prévia: Palco de duas vitórias da Carpenter, Toronto vê Newgarden caçando Pagenaud

A disputa pelo título da temporada 2016 da Indy pode ganhar novos contornos nesse fim de semana. Em grande fase, Josef Newgarden volta ao palco de sua segunda vitória na categoria e busca reduzir ainda mais a vantagem de Simon Pagenaud

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
A atuação exuberante de Josef Newgarden com mão quebrada e tudo em Iowa encheu de esperanças aqueles que querem ver um final de temporada equilibrado. Com a grande vitória no oval de Newton, o jovem americano assumiu a vice-liderançana classificação geral e cortou para 73 pontos a vantagem do ainda muito líder Simon Pagenaud.

E se Newgarden quer seguir com o bom momento e na caça de Pagenaud, nada melhor do que voltar para Toronto. Foi na pista canadense que, em 2015, o americano conquistou a segunda vitória na Indy e, de quebra, garantiu o segundo triunfo consecutivo da Carpenter em Toronto – na época com o nome de CFH -, já que Mike Conway foi ao lugar mais alto do pódio em 2014.

Líder absoluto desde o início da temporada, Pagenaud vem sendo bastante regular nas últimas provas para manter uma boa distância para os rivais. No entanto, se quiser seguir nessa toada, o francês precisará evoluir nas ruas da cidade canadense. Em cinco edições, ainda não conseguiu ir ao pódio e, em 2015, ficou em um modesto 11º lugar.

Josef Newgarden venceu o GP de Toronto de 2015 (Foto: AP)

Outro que merece muita atenção neste fim de semana é Will Power. Terceiro colocado e em clara evolução na temporada, o australiano venceu duas vezes em Toronto, em 2007 e 2010. No atual grid da categoria, os outros que conseguiram isso foram Scott Dixon, nas duas corridas da rodada dupla de 2013, e Sébastien Bourdais, em 2004 e 2014.

Em 30 anos de provas da categoria em Toronto, são poucos os momentos de glórias para pilotos brasileiros. As grandes exceções são Emerson Fittipaldi e Cristiano da Matta, que venceram em 1987 e 2002, respectivamente.

Tony Kanaan já viveu bons e maus momentos nas ruas canadense. Apesar do índice altíssimo de abandonos, quando completa a prova, costuma ir bem. Nos últimos quatro anos, por exemplo, o baiano terminou sempre à frente do sexto lugar, com direito a um pódio em 2014.

Enquanto isso, Helio Castroneves também já sofreu com abandonos e soma alguns resultados ruins no Canadá. No entanto, encaixou uma excelente sequência de pódios nos últimos três anos e melhorou bastante o retrospecto em Toronto.

Helio Castroneves foi o terceiro em Toronto (Foto: IndyCar)

A edição 2015 do GP de Toronto foi histórica. Se ver uma equipe média ou pequena vencer corrida já é difícil, ver um desses times fazer dobradinha é mais que improvável. E foi exatamente isso que aconteceu com a CFH no Canadá, com um golpe imenso de sorte. Na oportunidade, tanto Newgarden, quanto Luca Filippi, foram aos boxes justamente no momento em que a bandeira amarela apareceu, o que fez a dupla escalar o pelotão e surgir na frente.

A corrida também viu a Penske que, historicamente não faz muito em Toronto, acertar em cheio na estratégia e, com um stint longo no fim, garantir com Castroneves a terceira colocação. Power foi o quarto, enquanto Bourdais, o nome da prova pelas inúmeras ultrapassagens, saiu com o quinto lugar.

PADDOCK GP #37 ABORDA FIM DE SEMANA INTENSO NO ESPORTE A MOTOR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.