Sauber apresenta C32 com cara de HRT e com leve degrau no bico para seguir evoluindo em 2013

Com uma pintura baseada na cor cinza, semelhante ao que a HRT usou na temporada 2010, a Sauber apresentou neste sábado (2), em Hinwil, Suíça, o carro com o qual Nico Hülkenberg e Esteban Gutiérrez vão disputar a temporada 2013 da F1

► Confira as imagens do C32, carro da Sauber para a temporada 2013 da F1
► O que achou do C32 da Sauber? Comente no Facebook do GP

Depois de terminar a temporada passada na sexta colocação do Mundial de Construtores e subir ao pódio em quatro corridas com o carro considerado por muitos como o melhor de sua história, a Sauber tem a dura missão de seguir evoluindo na F1. Neste sábado (2), a escuderia suíça apresentou o C32, carro com o qual o talentoso Nico Hülkenberg e o estreante Esteban Gutiérrez vão disputar a temporada 2013 da F1.

Eis o novo Sauber Ferrari C32, apresentado hoje em Hinwil, Suíça (Foto: Sauber F1)

A Sauber foi, dentre as que cinco que apresentaram seus carros para este ano, a que mais inovou quanto ao seu layout. O time deixou de lado o branco predominante e adotou a pintura baseada na cor cinza, num visual semelhante ao que a finada HRT utilizou em 2010. O C32 ainda manteve o degrau no bico, embora menos saliente que o usado na temporada passada — contrariando uma tendência neste ano —, e uma dianteira um pouco mais baixa. Ainda assim, o visual é, sem dúvidas, bem mais bonito que o modelo anterior.

Chamada pelo mestre de cerimônias ao palco da apresentação, Monisha Kaltenborn, chefa da escuderia suíça, comentou sobre os objetivos do time para a temporada 2013. “Estou muito animada, mas também um pouco tensa. O objetivo é claro e simples: nós queremos melhorar nós mesmos e isso está baseado no novo carro”, disse a dirigente indo-austríaca, que começa sua primeira temporada à frente da Sauber.

Sauber manteve degrau e bico-ornitorrinco para Mundial de 2013 (Foto: Sauber F1)

“Tínhamos vários pontos fortes e alguns pontos fracos, e os nossos engenheiros trabalharam para sustentar os pontos fortes e eliminar os pontos fracos”, acrescentou Monisha Kaltenborn.

Depois de dois anos correndo com Sergio Pérez e Kamui Kobayashi, a Sauber vem com nova dupla de pilotos. O grande líder do time suíço é o alemão Hülkenberg, destaque das categorias de base e que quase venceu o GP do Brasil do ano passado. Nico se mostrou animado com esta nova fase em sua carreira, bem como o jovem Gutiérrez, que chegou para substituir o compatriota ‘Checo’ Pérez, novo piloto da McLaren.

Por sua vez, Matt Morris, responsável pelo projeto do C32, seguiu o discurso de Monisha e lembrou que o antecessor “era um carro muito competitivo”. “Ao longo da última temporada, investimos muito tempo e energia em uma melhor compreensão do nosso carro. Por isso, nos concentramos principalmente sobre os efeitos aerodinâmicos em toda a traseira do carro”, comentou.

“Nossos especialistas em aerodinâmica fizeram um grande trabalho sobre isso, e essa base foi utilizada para desenvolver o C32”, comentou o engenheiro britânico, deixando claro que o novo carro tem muitas modificações na parte traseira, como sistema de escapamento e suspensão, elementos que as equipes focaram muito no desenvolvimento dos carros.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.