33 pontos atrás de Márquez, Rossi vê Yamaha sofrendo e nem quer pensar em título: “Não é inteligente”

33 pontos atrás de Marc Márquez na classificação da MotoGP, Valentino Rossi avaliou que não é inteligente pensar em brigar pelo título em um momento que a Yamaha sofre em várias pistas. Maverick Viñales também mostrou descontentamento com a performance da YZR-M1 e avaliou que não é possível pensar em título completando corridas na sexta colocação

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A performance da Yamaha no GP a Áustria abalou a confiança de Maverick Viñales e Valentino Rossi. Terceiro e quarto na classificação do Mundial, respectivamente, os dois acreditam que, na situação atual, é difícil pensar em lutar pelo título.
 
Com o sétimo posto no Red Bull Ring, Rossi agora tem 33 pontos de atraso para Marc Márquez, que segue na liderança da MotoGP. Ciente das dificuldades da YZR-M1, o #46 acredita que não é hora de pensar em título.
Valentino Rossi acredita que não é inteligente pensar em título neste momento (Foto: GEPA)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

“O Mundial está muito complicado, porque estamos a 33 pontos, mas também porque sofremos em muitos circuitos”, disse Rossi. “Não é inteligente pensar em ganhar o título quando você termina em sétimo”, ponderou.
 
O italiano alertou que a casa de Iwata precisa trabalhar para resolver a dificuldade com o desgaste excessivo do pneu traseiro, especialmente na comparação com as rivais.
 
“Desgastamos demais o pneu traseiro. Honda e Ducati podem ser rápidas sem desgastar o pneu traseiro, então temos de buscar melhoras mecânicas para solucionar esta questão”, defendeu. “Isso aconteceu já muitas vezes neste ano. Aqui nós gastamos mais o pneu traseiro do que no ano passado”, lembrou.
 
Ao contrário de Rossi, Viñales e Márquez, Andrea Dovizioso conseguiu completar o GP da Áustria ― e vencer ― calçando a Desmosedici com um pneu traseiro macio. Na visão do #46, isso se deve à performance do protótipo Ducati.
 
“No caso de Dovi, é devido à moto, porque ele pilota como a gente, mas a Ducati estressa menos o pneu traseiro”, explicou. “Creio que devemos melhorar eletrônica e mecanicamente, e isso deve ser solucionado no Japão”, avisou.
 
Depois de liderar parte do campeonato, Viñales caiu para a terceira colocação pela primeira vez no ano, abrindo 24 de atraso para o líder. Atrás de Johann Zarco na corrida em Spielberg, o #25 admitiu que também não entende como o time de fábrica pode ser superado pela satélite Tech3.
Maverick Viñales também não está feliz com a situação da Yamaha (Foto: Michelin)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Isso é algo estranho, especialmente porque [Zarco] foi bem e nós não. Ele acelerava mais e dava para ver isso. Não creio que seja uma questão de pneus, mas do nosso acerto. Está claro que nós fazemos algo errado”, reconheceu. “Eu também me pergunto: ‘Como as Tech3 podem nos vencer?’. De qualquer forma, ele terminou a 7s da vitória, então não é nossa referência. Assim não dá para lutar por um Mundial, ficando em sexto”, desabafou.
 
Incomodado desde o início com a mudança de chassi, Viñales avaliou que é hora de parar de trocar e focar o desenvolvimento da moto em uma única peça. 
 
“Pode ser que tenhamos de parar de mudar de chassi, nos concentrarmos em um e melhorar a moto. Não está nas minhas mãos, estamos trabalhando com a Yamaha. Com Dani [Pedrosa] atrás de mim, eu me dei conta que a Honda nos supera muito em aceleração”, relatou. “Me sinto no máximo mentalmente e de pilotagem, mas a parte da moto não vai. Até que não encontremos o motivo, será difícil melhorar as posições que estamos conseguindo. Temos de seguir motivados e sair deste momento ruim que não entendemos como nos metemos”, terminou.

#GALERIA(7149)
 
SE A RENAULT NÃO COLOCAR KUBICA DE VOLTA NA F1, ALGUÉM VAI COLOCAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.