Depois de Aprilia e Suzuki, diretor confirma plano da KTM de voltar ao Mundial de MotoGP na temporada 2017

Pit Beirer, diretor da divisão de esporte a motor da KTM, confirmou os planos da marca austríaca de voltar ao Mundial de MotoGP na temporada 2017

Depois de Suzuki e Aprilia, agora é a KTM quem fala em voltar ao Mundial de MotoGP. A marca austríaca está longe da categoria rainha há quase uma década, quando chegou ao fim seu envolvimento com o Team Roberts, mas vem de uma história de sucesso na classe menor.
 
Em Misano para acompanhar o GP de San Marino do último fim de semana, Pit Beirer, diretor da divisão de esporte a motor da KTM, confirmou os planos da marca de estar no grid da MotoGP em 2017.
Pit Beirer afirmou que moto será 100% feita pela KTM (Foto: KTM)
“Posso absolutamente confirmar que nós tivemos uma decisão do conselho em casa na KTM de que poderíamos dar o grande passo para a classe”, declarou Beirer ao site oficial da categoria. “Nós tínhamos planos de primeiro entrar de alguma forma na Moto2, mas não faz muito sentido construir uma KTM com motor Honda dentro, então nunca seria uma KTM de verdade”, ponderou. 
 
“Então nós decidimos fazer o grande salto e entrar na MotoGP”, contou. “Nós já estamos bastante ocupados com isso e estamos tentando de tudo para ficarmos prontos em 2017”, continuou.
 
Além disso, Beirer confirmou que a moto será inteiramente feita na KTM, sem o auxilio de fornecedores externos.
 
“Será uma KTM de verdade, com um conceito de motor que estamos quase certos de que será um V4, mas, no fim, isso ainda estará em um chassi tubular, com suspensão WP e será 100% construída e montada na Áustria com a KTM, então não estamos procurando fornecedores externos para construírem a moto por nós”, explicou.
 
“Nós queremos fazer uma KTM de verdade e entrar, definitivamente, pelo caminho mais difícil. Sabemos que será um projeto realmente difícil para nós e vai precisar de alguns anos para estarmos prontos para entrar na categoria e estarmos preparados”, reconheceu. “Mas também tenho certeza de que nossos engenheiros em casa são capazes de fazer isso. É um projeto de longo prazo. Nós estamos bem no começo, mas estamos ansiosos em fazer parte do grande show do mundo do motociclismo, pois a MotoGP é um sonho para qualquer fábrica, ser parte do mais alto nível de corridas de moto do mundo. Essa é a nossa meta”, sublinhou.
 
Questionado sobre quando a KTM planeja começar a testar o protótipo da MotoGP, Beirer respondeu: “Vai acontecer no fim do próximo verão”.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.