Duelo de Miller e Márquez esquenta, mas Vázquez vence na Moto3 em Sepang, e briga pelo título chega a Valência

Em dia de Jack Miller inspirado, a prova da Moto3 viu mais uma decisão nos metros finais. Desta vez, foi Éfren Vázquez que aproveitou melhor os espaços e conquistou o triunfo. O australiano ficou com o segundo posto, com Álex Rins completando o pódio

A cobertura completa do GP da Malásia no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

 A disputa pelo título da Moto3 ganhou um novo capítulo neste domingo (26). Com Jack Miller precisando ficar à frente de Álex Márquez para seguir na luta pelo título, o australiano desceu da cama com o pé direito e foi frio e extremamente combativo sempre que necessário.
 
Coadjuvante na luta pelo título, Éfren Vázquez — que segue sem vaga no grid de 2015 do Mundial — decidiu fazer teste para o posto de protagonista do GP da Malásia e foi aprovado com louvor.
Efren Vázquez ainda não tem vaga no Mundial em 2015 (Foto: Getty Images)
A classificação da Moto3 após o GP da Malásia

O piloto do Team Germany se manteve na briga durante todas as voltas da disputa e soube aproveitar a alta temperatura do duelo entre Miller e Álex Márquez para se manter na frente.

 
Na última volta, no entanto, Márquez já não aparecia mais na briga pela vitória, e era Álex Rins quem defendia a honra a Estrella Galicia 0,0.
 
Atento à movimentação, Vázquez chegou a sua segunda vitória da temporada, consolidando seu triunfo na última curva. O espanhol recebeu a bandeirada com 0s213 de vantagem para Miller, que ficou em segundo e garantiu que o título de 2013 tenha sua batalha final em Valência.
Também precisando de um bom resultado para permanecer na luta pelo título, Álex Rins garantiu a terceira colocação, cruzando a linha de chegada com 0s385 de atraso para o vencedor.
 
Danny Kent teve uma atuação ligeiramente discreta, mas apareceu no fim para dar uma mãozinha ao amigo Miller. Vale ressaltar que o piloto da Husqvarna já tinha tentado ajudar o piloto da Red Bull KTM Ajo na etapa anterior, mas acabou caindo graças a uma trapalhada do próprio australiano.
Álex Márquez não tem muito para comemorar neste domingo (Foto: Repsol)
Desta vez, no entanto, Kent garantiu o quarto posto, inclusive tocando em Álex Márquez, que assistiu de longe Miller recortar boa parte de sua vantagem na liderança do campeonato.
 
Alexis Masbou também não apareceu para brigar pela vitória, mas saiu de Sepang com um sexto posto, à frente de Niccolò Antonelli. Jakub Kornfeil ficou em oitavo, seguido por Karel Hanika. Enea Bastianini completa o top-10.
 
Substituindo o lesionado Eric Granado, Remy Gardner fechou o GP da Malásia na 15ª colocação e somou seu primeiro ponto no Mundial.
 
Com o resultado deste domingo, Márquez chegou aos 262 pontos e agora tem 11 de vantagem para Miller. Rins chegou aos 226, agora já sem chance de título.
Ao fim da corrida, Javier Alonso, membro da direção de prova do Mundial de Motovelocidade, confirmou que a Estrella Galicia 0,0 apresentou uma reclamação formal em relação aos seguidos toques de Miller em Márquez.
 
Inicialmente, Emilio Alzamora não pretendia contestar a atuação de Jack, mas as declarações do australiano à imprensa levaram o time a apresentar uma queixa. O piloto da Red Bull KTM Ajo não engoliu que Álex não tenha sido punido pela direção de prova por um toque em Aragão.

As imagens do GP da Malásia
#GALERIA(5123)

Saiba como foi o GP da Malásia de Moto3:

 
A sempre quente Malásia não surpreendeu os pilotos neste domingo (26) e apresentou mais um dia de forte calor. Pouco antes da largada, os termômetros em Sepang apontavam uma temperatura de 33°C, com o asfalto chegando aos 49°C. A velocidade dos ventos estava na casa dos 5 km/h.
 
Pela oitava vez no ano, Jack Miller saiu na pole, à frente de John McPhee, que faturou seu melhor grid na carreira com uma bela performance em Sepang. Jakub Kornfeil vem logo atrás, seguido por Éfren Vázquez e Álex Márquez. Romano Fenati fecha a segunda fila, com Danny Kent, Isaac Viñales, Miguel Oliveira e Enea Bastianini fechando a lista dos dez primeiros.
 
Terceiro colocado no Mundial, Álex Rins não fez uma boa classificação e vai sair no 17º posto, seu pior grid desde o GP de Valência de 2012.
 
Na primeira chance de selar a conquista do título da Moto3, Álex Márquez precisava controlar os nervos, mas teria como principal rival Jack Miller, que também sentia a pressão por um bom resultado.
 
Na largada, Miller saiu bem, mas foi ultrapassado por McPhee logo na primeira curva. Vázquez subiu para segundo, à frente de Miller. Pouco depois, Éfren tomou a liderança, com Jack subindo para segundo, à frente de Viñales, Kent, Márquez, John, Bastianini e Oliveira.
Jack Miller agora tem 11 pontos de atraso na classificação do Mundial (Foto: Getty Images)
Ainda no primeiro giro, Miguel Oliveira sofreu uma queda na saída da curva 13, mas não se feriu e logo correu em direção à moto para tentar voltar para a prova.
 
Na freada da curva um, Miller se colocou ao lado de Vázquez e consolidou sua ultrapassagem no caminho para a segunda curva. Kent era terceiro, à frente de McPhee, Viñales, Márquez e Rins, que fazia um belíssimo início de prova.
 
Pouco depois, Vázquez reassumiu o comando da disputa, mas perdeu novamente na curva um. Márquez, por sua vez, foi tratando de melhorar sua posição. Se o título não fosse definido em Sepang, certamente seria conveniente não perder muitos pontos para o piloto da Red Bull KTM Ajo.
 
McPhee, então, caiu para o terceiro posto, à frente de Viñales, Rins, Fenati. Kent, Binder e Antonelli. 
 
Na abertura da terceira volta, Vázquez não conseguiu superar Miller, mas seguia sem deixar o australiano escapar. Líder do Mundial, Márquez ia marcando os ponteiros de perto, em terceiro. Rins, por sua vez, passou McPhee e assumiu o quarto posto. Nada mal para quem largou em 17º.
 
No giro seguinte, Vázquez se posicionou bem na reta e conseguiu entrar na curva um na frente, mas acabou escapando um pouquinho da trajetória e facilitando a passagem de Miller e Márquez, que subiram para primeiro e segundo.
 
Na mesma volta, Niklas Ajo parou nos boxes por conta de um problema mecânico com sua Husqvarna.
 
Mostrando um belo ritmo, Rins superou Vázquez na freada da curva nove e assumiu o terceiro posto. O #42 vinha colado no companheiro de Estrella Galicia 0,0. Na abertura da quarta volta, Márquez tomou a ponta pela primeira vez, com Rins conseguindo passar para segundo.
 
Jack partiu para o ataque e empurrou Márquez para fora da linha. Esperto, Rins pulou para a ponta, mas logo foi superado pelo piloto da Red Bull KTM Ajo. Vázquez e McPhee também conseguiram passaram, derrubando Álex para quarto, Viñales vinha em quinto, com Márquez em sexto.
 
Na reta principal de Sepang, Vázquez pegou a ponta, mas foi Miller quem contornou a curva 1 na liderança, à frente de Márquez e Rins. De novo na reta, Éfren usou o vácuo de Miller para se colocar à frente, mas o australiano mostrou mais uma vez que acordou inspirado para usar os freios e entrou na frente na primeira curva. Vázquez precisava de uma nova estratégia: essa do vácuo não ia funcionar.
 
Pouco depois, foi Rins quem partiu para o ataque, deixando Márquez e Vázquez para trás e subindo para segundo, 0s066 atrás de Miller. 
 
Já no final do traçado, os quatro ponteiros se colocaram lado a lado, com Rins apostando nos freios para assumir a ponta. Na reta, o vácuo, sempre importante em Sepang, ajudou de novo, com Miller retomando a liderança.
Remy Gardner somou seu primeiro ponto no Mundial de Moto3 (Foto: LaGlisse)
Em seu caminho até a ponta, Miller, de novo, empurrou Márquez para fora da trajetória. De novo, o piloto da Estrella Galicia 0,0 teria de se recuperar a partir da quarta colocação. Nada muito complexo para os padrões da Moto3.
 
Na volta nove, Vázquez teimou na estratégia do vácuo e assumiu a ponta, mas, de novo, levou o troco de Miller. Márquez subiu para terceiro, à frente de Rins, McPhee, Viñales, Antonelli, Kent, Kornfeil e Bagnaia.
 
Alguns metros adiante, os quatro ponteiros ficaram lado a lado mais uma vez — com uma ligeira vantagem para Miller — e Rins conseguiu deixar a concorrência para trás para subir para segundo. 
 
Na reta principal, Vázquez de novo tomou a frente, mas, mais uma vez, foi superado por Jack na freada da curva 1. Márquez era terceiro, à frente de Rins. 
 
Rins conseguiu um novo ataque e subiu para segundo, 0s158 atrás de Miller. O espanhol também precisava de uma vitória para tentar manter viva a chance de título nesta temporada.
 
No final da décima volta, Rins atacou Miller e, fortíssimo nos freios, assumiu a ponta. Na reta, o top-4 se colocou lado a lado, viu Jack empurrar Márquez para fora da linha mais uma vez.
 
O australiano ficou com a ponta, à frente de Rins, Márquez e Vázquez. O #42 pegou a ponta pouco depois, 0s118 à frente de Jack.
 
Na 11º volta, Isaac Viñales caiu e não conseguiu voltar para a prova. Romano Fenati não teve tanta sorte e abandonou com um problema na moto.
 
Miller conseguiu retomar a ponta, com McPhee subindo para segundo, à frente de Rins, Márquez e Vázquez. 
 
Com seis voltas para o fim, o segundo pelotão tinha chegado de vez no grupo da ponta, transformando a reta em uma verdadeira confusão. Ainda assim, Miller se manteve na frente, à frente de Márquez, Rins, McPhee, Kent, Vázquez e Kornfeil.
 
Com seis voltas para o fim, Márquez se colocou na liderança da prova, mas Miller logo recuperou a ponta. Alguns metros mais tarde, Álex empurrou Jack para fora e foi Rins quem tomou a liderança.
 
O duelo entre os líderes do Mundial esquentou mais um pouquinho, com um novo toque, mas a prova seguiu tranquilamente. Miller atacou Rins e tomou a ponta, com Márquez em terceiro, à frente de Vázquez e McPhee.
 
Márquez conseguiu se instalar na ponta, mas Miller passou Vásquez e subiu para segundo. Alguns metros mais tarde, Jack pegou Álex nos freios e de novo — pela quarta vez — tocou em Márquez, que caiu para quarto.
 
Miller tomou a ponta e foi passado por Vázquez na reta mais uma vez. Rins era o terceiro, seguido por Márquez. Jack deu o troco no piloto do Team Germany sem muita demora e voltou à ponta. 
 
Com três voltas para o fim, o top-4 se viu alinhado mais uma vez, mas Miller conseguiu manter a ponta, com Rins subindo para segundo. Vázquez atacou Rins por dentro e passou, subindo para segundo. Cuidadoso para andar no bolo, Márquez despencou para sexto, mas nem precisou de muito tempo para saltar para terceiro. Vázquez tinha a ponta, à frente de Miller.
 
Na 16ª volta, Miller já tinha recuperado a ponta, à frente de Vázquez, Márquez, Rins, McPhee e Kent. Líder do Mundial, Alex subiu uma posição, se colocando a 0s146 atrás de Miller.
 
Na abertura da 17ª, Vázquez tomou a ponta, com Márquez em segundo. Miller reagiu de imediato e retomou o comando depois de empurrar o rival pelo título mais uma vez.
 
Miller ficou na liderança, com Rins em segundo. Vázquez, então, passou Rins, que deu o troco pouco depois. No último giro, McPhee caiu e se despediu da prova. 
 
Nos metros finais, Miller tinha a ponta, sobre Vázquez, Rins, Kent e Márquez. Na reta oposta, Rins pegou a ponta, mas foi superado por Vázquez. Miller atacou Rins e Éfren aproveitou para escapar com a vitória. Jack conseguiu o segundo posto, com Rins fechando o pódio. Kent ficou com o quarto posto, com Márquez apenas em quinto.

Moto 3, GP da Malásia, Sepang, final:

1 7 ÉFREN VÁZQUEZ ESP RTG Honda 40:41.002 18 voltas
2 8 JACK MILLER AUS AJO KTM +0.213  
3 42 ALEX RINS ESP ESTRELLA GALICIA Honda +0.385  
4 52 DANNY KENT ING AJO Husqvarna +0.803  
5 12 ÁLEX MARQUEZ ESP ESTRELLA GALICIA Honda +0.831  
6 10 ALEXIS MASBOU FRA ONGETTA Honda +1.073  
7 23 NICCOLÒ ANTONELLI ITA GRESINI KTM +1.916  
8 84 JAKUB KORNFEIL TCH LAGLISSE KTM +2.089  
9 98 KAREL HANIKA TCH AJO KTM +7.336  
10 33 ENEA BASTIANINI ITA GRESINI KTM +9.520  
11 58 JUANFRAN GUEVARA ESP ASPAR Kalex KTM +17.407  
12 99 JORGE NAVARRO ESP MARC VDS KTM +17.610  
13 38 HAFIQ AZMI MAL SIC-AJO KTM +29.592  
14 19 ALESSANDRO TONUCCI ITA CIP  Mahindra +29.745  
15 2 REMY GARDNER AUS LAGLISSE KTM +37.467  
16 43 LUCA GRÜNWALD ALE KIEFER Kalex KTM +37.505  
17 95 JULES DANILO FRA AMBROGIO Mahindra +37.792  
18 65 PHILIPP OETTL ALE INTERWETTEN Kalex KTM +38.773  
19 4 GABRIEL RAMOS VEM KIEFER Kalex KTM +55.583  
20 88 HAFIZA ROFA MAL SIC-AJO KTM +1:36.170  
  17 JOHN McPHEE ING RTG Honda +1 volta NC
  14 FRANCESCO BAGNAIA ITA VR46 KTM +6 voltas NC
  25 ISAAC VIÑALES ESP LAGLISSE KTM +7 voltas NC
  5 ROMANO FENATI ITA VR46 KTM +7 voltas NC
  9 SCOTT DEROUE ALE RW Kalex KTM +10 voltas NC
  3 MATTEO FERRARI ITA TEAM ITALIA Mahindra +10 voltas NC
  55 ANDREA LOCATELLI ITA TEAM ITALIA Mahindra +11 voltas NC
  41 BRAD BINDER SAF AMBROGIO Mahindra +12 voltas NC
  31 NIKLAS AJO FIN AJO Husqvarna +14 voltas NC
  63 ZULFAHMI KHAIRUDDIN MAL ONGETTA Honda +17 voltas NC
  16 ANDREA MIGNO ITA MAHINDRA +17 voltas NC
  13 JASPER IWEMA HOL CIP Mahindra +17 voltas NC
  93 RAMDAN ROSLI MAL PETRONAS KTM +17 voltas NC
  44 MIGUEL OLIVEIRA POR MAHINDRA +18 voltas NC
             
POLE JACK MILLER AUS AJO KTM 2:12.450 150.6 km/h
VMR ALEX RINS ESP ESTRELLA GALICIA Honda 2:13.731 149.2 km/h
RECORDE MIGUEL OLIVEIRA POR MAHINDRA 2:14.339 148.6 km/h
MELHOR VOLTA JACK MILLER AUS AJO KTM 2:12.450 150.6 km/h
             
    Condições do tempo   SOL   ar: 33ºC | pista: 49ºC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.