google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
A primeira vitória demorou a chegar, mas agora Jorge Martín não quer mais sair do topo do pódio da Moto3. O piloto da Gresini conseguiu escapar do pelotão já nas voltas finais do GP das Américas deste domingo (22) para conquistar sua segunda vitória no ano com 1s4 de vantagem para Enea Bastianini, o segundo colocado.
Depois de uma prova um tanto atípica em Termas de Río Hondo, a Moto3 voltou a seu estado normal neste domingo, com um enorme pelotão rodando juntinho por boa parte da disputa. Restando seis giros para o fim, o primeiro pelotão tinha cinco integrantes, mas o grupo de trás, liderado por um veloz Livio Loi, conseguiu se aproximar.
Jorge Martín escapou do pelotão nas voltas finais em Austin (Foto: Gresini)
Calçando a NSF250RW da Gresini com um pneu médio na traseira ― a opção mais dura levada aos Estados Unidos pela Dunlop ―, Martín voltou à ponta com cinco giros para o fim e tratou de apertar o passo para abrir vantagem. Jorge cravou a melhor volta da corrida ― mas foi quase que imediatamente superado por Bastianini no registro ―, abrindo mais de 0s6 de frente, uma margem que seguiu aumentando na volta seguinte.
Enea, então, passou Di Giannantonio pelo segundo posto, mas, mesmo virando mais rápido que o líder, não conseguiu reduzir a vantagem, que subiu para 0s8. Com duas voltas para o fim, o #88 somou mais um décimo em sua margem.
Nas duas voltas finais, Martín subiu ainda mais o passo e não deu mais nenhuma chance para a concorrência. Bastianini venceu a disputa pelo segundo posto e recebeu a bandeirada com 1s451 de atraso para o #88.
Vencedor do GP da Argentina, Marco Bezzecchi bateu Andrea Migno por 0s060 pelo último posto do pódio. Fabio Di Giannantonio cometeu um erro já na parte final da prova e acabou em quinto, à frente de Philipp Oettl. Jakub Kornfeil, Arón Canet e Tatsuki Suzuki aparecem na sequência.
26º no grid, Livio Loi fez uma incrível prova de recuperação. O belga rodou mais rápido que o líder na primeira parte da corrida e escalou o pelotão até receber a bandeirada em décimo.
Com o resultado deste domingo, Martín assumiu a liderança do Mundial, sete pontos à frente de Canet. Bezzecchi ocupa a terceira colocação, à frente de Di Giannantonio e Bastianini.
Saiba como foi o GP das Américas de Moto3:
A previsão do tempo foi certeira em Austin. Seguindo à risca o indicado pelos meteorologistas, o domingo amanheceu e ensolarado e sem previsão de chuva. Na hora da largada da Moto3, os termômetros marcavam 17°C, com o asfalto alcançando 23°C.
Pela primeira vez em 2018 e pela décima vez na carreira, Jorge Martín tinha a pole-position, à frente de Arón Canet, o único piloto em todo o Mundial de Motovelocidade que esteve no pódio nas etapas de Catar e Argentina.
Melhor KTM no grid, John McPhee aparece em terceiro, à frente de Tatsuki Suzuki e Fabio Di Giannantonio, que chega neste domingo a seu 40º GP. Enea Bastianini fecha a segunda fila da grelha.
Para a prova deste domingo, o Dunlop, fornecedora única dos pneus da categoria, levou os compostos dianteiros macios ‘S’ e médios ‘M’ e os traseiros médios ‘M1’ e duros ‘H3’.
Com a saída autorizada, Martín não teve problemas em manter a ponta do pelotão, com Di Giannantonio em segundo e Canet no terceiro posto. Mais para trás, um acidente logo na primeira curva, com Masiá, Norrodin e Ramírez envolvidos. Eles logo subiram nas motos e voltaram para a prova.
Ainda no primeiro giro, quem também acabou se envolvendo em uma queda foi Antonelli. Na curva 12, o italiano acabou caindo, mas nada sofreu e logo retornou para o traçado.
Com duas voltas completadas, a liderança da corrida trocou de mãos. Di Giannantonio deu o bote em cima de Martín para conquistar o primeiro posto do pelotão. Mas então, em um grande lance, Foggia fez uma ultrapassagem dupla para puxar a fila no Circuito das Américas.
Naquela altura da prova, Dennis liderava a corrida, com Di Giannantonio vindo em segundo, enquanto Bezzecchi aparecia em terceiro. Martín e Canet completavam o rol dos cinco primeiros.
A briga pela primeira posição estava bastante animada em Austin. Marco tentou superar o #10 pela ponta, conseguindo ultrapassar. Mas o adversário logo deu o troco para retomar a liderança. Foggia chegou a passar novamente, mas acabou superado novamente, se contentando com o segundo posto.
Mais para trás, quem vinha apresentando um desempenho notável era Martín. Após ter perdido terreno, avançou no pelotão ao fazer uma ultrapassagem dupla e se encaixou em quarto.
Com 12 voltas para o fim, a ordem era Bezzecchi em primeiro, com Di Giannantonio logo atrás. Martín vinha em terceiro, com Foggia, Canet, Oettl, Nastianini, Suzuki, Sasaki e Migno completando o top-10.
A briga pelas posições do pódio seguia quente no Circuito das Américas. Na reta oposta, Martín dá o bote certeiro em cima de Bezzechi, conseguindo ultrapassar. No entanto, Oettl surge do nada para se colocar em terceiro.
Mas tudo segue mudando nas posições da ponta em Austin. De repente, Di Giannantonio aparecia em primeiro, com Martín em segundo e Bezzecchi em terceiro. Bastianini aparecia em quarto, com Oettl em quinto.
Nos cinco giros finais, Martín era quem liderava o pelotão, com Di Giannantonio vindo em segundo. Bastianini era o terceiro, com Bezzecchi e Oettl encerrando o rol dos cinco primeiros.
No giro seguinte, além de anotar a volta mais rápida com 2min17s655, Bastianini fez uma linda ultrapassagem em cima de Di Giannantonio para tomar para si o segundo degrau do pódio.
Perto do fim, o #21 cometeu um erro e acabou perdendo bastante terreno no pelotão, caindo para quinto. Enquanto isso, mais para frente, Martín aumentava cada vez mais sua vantagem na ponta, 0s991 à frente do segundo colocado.
Era a última volta, mas a ação seguia pegando fogo na briga pelo último degrau do pódio. Em grande lance, Bezzecchi fez uma bela ultrapassagem em cima de Di Giannantonio. Na última curva, ainda, o #21 se superado por Migno.
Na bandeira quadriculada, portanto, Martín garantiu a vitória no Circuito das Américas. Em grande prova, Bastianini foi o segundo, com Bezzecchi garantindo o degrau mais baixo do pódio. Migno foi o quarto, com Di Giannantonio fechando o top-5.
Moto3 2018, GP das Américas, Austin, Final:
1 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
39:12.869 |
18 voltas |
2 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
LEOPARD Honda |
+1.451 |
|
3 |
12 |
MARCO BEZZECCHI |
ITA |
PRÜSTEL KTM |
+4.112 |
|
4 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
ÁNGEL NIETO KTM |
+4.172 |
|
5 |
21 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+4.186 |
|
6 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+4.374 |
|
7 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
PRÜSTEL KTM |
+5.452 |
|
8 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+7.971 |
|
9 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
SIC58 Honda |
+8.287 |
|
10 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
AVINTIA KTM |
+8.711 |
|
11 |
71 |
AYUMU SASAKI |
JAP |
PETRONAS Honda |
+10.909 |
|
12 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
+13.745 |
|
13 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
+14.532 |
|
14 |
17 |
JOHN MCPHEE |
ING |
CIP KTM |
+16.071 |
|
15 |
75 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
ÁNGEL NIETO KTM |
+16.181 |
|
16 |
10 |
DENNIS FOGGIA |
ITA |
VR46 KTM |
+19.895 |
|
17 |
72 |
ALONSO LÓPEZ |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+23.516 |
|
18 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
LEOPARD Honda |
+23.757 |
|
19 |
76 |
MAKAR YURCHENKO |
CAZ |
CIP KTM |
+25.424 |
|
20 |
14 |
TONY ARBOLINO |
ITA |
SNIPERS HONDA |
+25.439 |
|
21 |
5 |
JAUME MASIÁ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
+33.897 |
|
22 |
22 |
KAZUKI MASAKI |
JAP |
RBA KTM |
+38.352 |
|
23 |
41 |
NAKARIN ATIRATPHUVAPAT |
TAI |
TEAM ASIA Honda |
+38.362 |
|
24 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
SIC58 Honda |
+59.078 |
|
|
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
NC |
|
|
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
NC |
|
|
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
PETRONAS Honda |
NC |
|
|
27 |
KAITO TOBA |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
2:18.629 |
143.1 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
LEOPARD Honda |
2:17.496 |
144.3 km/h |
RECORDE |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
2:15.583 |
146.3 km/h |
MELHOR VOLTA |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
2:14.644 |
147.4 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 17ºC | pista: 22ºC |
#GALERIA(8364)
SURPRESA AGRADÁVEL APESAR DOS PORQUÊS
TEMPORADA 2018 COMEÇA COM F1 DEPENDENTE DO IMPONDERADO
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.