Viñales desfila sozinho e vence corrida sprint da MotoGP em Austin. Marc Márquez é 2º

Maverick Viñales sumiu na frente dos rivais na corrida sprint em Austin e venceu com muita facilidade. Marc Márquez e Jorge Martín travaram bom duelo e fecharam o pódio. Francesco Bagnaia errou na largada e caiu para o oitavo posto

E deu Maverick Viñales na corrida sprint em Austin. Depois de garantir a pole para o GP das Américas no início da tarde de sábado (13), o piloto da Aprilia sumiu na frente dos rivais, administrou a confortável vantagem e levou a segunda prova curta da MotoGP na temporada 2024 — a primeira foi em Portimão, há três semanas.

Marc Márquez e Jorge Martín travaram intenso duelo ao longo das 10 voltas em Austin e garantiram as últimas posições no pódio da corrida sprint. Pedro Acosta novamente andou muito bem, mas ficou com o quarto lugar dessa vez.

Aleix Espargaró finalmente conseguiu um pouco de destaque no fim de semana e ficou com o quinto posto. Enea Bastianini perdeu rendimento ao longo da sprint no circuito americano, mas ainda garantiu o sexto lugar na última volta após superar Jack Miller.

A grande decepção do dia, porém, ficou com Francesco Bagnaia. Largando na segunda fila do grid, o bicampeão mundial errou na partida, caiu para 11º e não apresentou boa performance, salvando apenas um modesto oitavo lugar. Raúl Fernández ficou em nono, com Franco Morbidelli fechando o top-10 no Circuito das Américas.

Maverick Viñales levou com extrema facilidade em Austin (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MotoGP volta a acelerar neste domingo (14), a partir de 16h (de Brasília), com o GP das Américas, em Austin, terceira etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Confira como foi a corrida sprint da MotoGP em Austin:

Apesar das nuvens cercando o circuito, o sol se fez presente no Texas e os termômetros marcavam 26ºC no ar, mas 41ºC na pista. O vento era mais forte do que pela manhã, com 6 km/h.

Francesco Bagnaia teve problemas antes da largada. A Ducati #1 estava sem um dos protetores de roda e os mecânicos precisavam fazer reparos apressados no grid.

Os pilotos foram pragmáticos nas escolhas de compostos. Os 22 competidores escolheram pneu médio na dianteira e macio na traseira para a corrida spint.

A largada da corrida sprint da MotoGP em Austin (Vídeo: MotoGP)

Maverick Viñales largou bem e manteve a ponta enquanto Marc Márquez foi bem e saltou para segundo. Por outro lado, Francesco Bagnaia partiu mal e caiu do quarto lugar para 11º.

A primeira vítima da sprint foi Takaaki Nakagami, que caiu ainda na volta inicial. Logo depois, Fabio Di Giannantonio abandonou no fim da reta oposta com problemas técnicos em sua Desmosedici. Outro a abandonar logo de cara foi Augusto Fernández, que também sofreu acidente.

Viñales, Marc Márquez e Acosta logo se distanciaram dos demais e formaram um pelotão próprio. Mais atrás, Jorge Martín superou Enea Bastianini e pulou para o quarto lugar.

Bagnaia caiu para a 10ª colocação na primeira volta em Austin (Vídeo: MotoGP)

Na terceira volta, Viñales fez o melhor giro da prova e abriu mais de um segundo para Márquez. Enquanto isso, Martín se aproximou de Acosta na briga pelo pódio.

Bagnaia seguia sofrendo. Depois da largada ruim, o atual bicampeão da MotoGP seguia na modesta décima posição e sequer se aproximava de Raúl Fernández na briga pelo nono posto.

Na volta 5, mais um abandono na sprint do GP das Américas. Joan Mir caiu e saiu da disputa.

Lá na frente, Márquez passou a sofrer com os pneus e levar pressão de Acosta e Martín. O octacampeão, mundial, porém, soube se segurar no fim da reta oposta e ficou com a segunda posição.

Problemas para Fabio Di Giannantonio logo na largada da sprint em Austin (Vídeo: MotoGP)

No sexto giro, Acosta mergulhou por dentro na curva 8 e tomou a segunda posição, mas Márquez deu o troco imediato. Para piorar a situação do novato, Martín se aproveitou e tomou o terceiro lugar no início da reta oposta.

Enea Bastianini começou a despencar de posições, sendo superado por Aleix Espargaró e Jack Miller, caindo para o sétimo lugar. O companheiro Bagnaia, mais atrás, seguia sofrendo em décimo.

O calvário da Honda seguiu em Austin. Johann Zarco saiu e também abandonou a sprint. Bagnaia, em décimo, passou a pressionar Franco Morbidelli e subiu para a nona colocação, mas também recebeu um aviso sobre limites de pista.

Na ponta, Viñales conseguiu abrir dois segundos de vantagem, mas errou no fim da reta oposta e viu Marc Márquez diminuir 0s4 na disputa pela liderança. Mesmo assim, o piloto da Aprilia rapidamente recuperou o ritmo e abriu contra o rival.

Ainda houve tempo para Bastianini superar Miller e ficar com o sexto lugar. Bagnaia também passou Raúl Fernández e garantiu um modesto oitavo posto na sprint.

Mas ninguém foi capaz de chegar perto de Maverick Viñales, que venceu com 2s2 de vantagem. Marc Márquez e Jorge Martín fecharam o pódio, com Pedro Acosta no quarto lugar.

MotoGP 2024, Corrida Sprint, GP das Américas, Resultado Final:

POSMotoPilotoEquipeDiff
112M VIÑALESAprilia10 voltas
293M MÁRQUEZGresini Ducati+ 2.294
389J MARTÍNPramac Ducati+ 4.399
431P ACOSTAGasGas+ 6.480
541A ESPARGARÓAprilia+ 6.657
623E BASTIANINIDucati+ 8.621
743J MILLERKTM+ 9.237
81F BAGNAIADucati+ 9.349
925R FERNÁNDEZTrackhouse Aprilia+ 9.637
1021F MORBIDELLIPramac Ducati+ 9.894
1188M OLIVEIRATrackhouse Aprilia+ 10.364
1233B BINDERKTM+ 10.724
1372M BEZZECCHIVR46+ 11.549
1473A MÁRQUEZGresini Ducati+ 15.468
1520F QUARTARAROYamaha+ 15.574
1642A RINSYamaha+ 18.146
1710L MARINIHonda+ 22.989
185J ZARCOLCR HondaAbandonou
1936J MIRHondaAbandonou
2037A FERNÁNDEZGasGasAbandonou
2149F DI GIANNANTONIOVR46Abandonou
2230T NAKAGAMILCR HondaAbandonou
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.