Tech3 adia decisão sobre substituto de Folger e faz ‘audição’ com Syahrin em teste coletivo da MotoGP na Tailândia

A Tech3 anunciou nesta segunda-feira (5) que Hafizh Syahrin vai formar dupla com Johann Zarco no teste coletivo da MotoGP em Buriram. Equipe francesa tratou o teste como uma espécie de avaliação, ainda que tenha poucas opções para a vaga de Jonas Folger

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Tech3 já escolheu quem será o parceiro de Johann Zarco no teste coletivo da MotoGP na Tailândia. Nesta segunda-feira (5), a escuderia francesa anunciou que terá o malaio Hafizh Syahrin a bordo da YZR-M1 nos três dias de sessão em Buriram.
 
Inicialmente, a Tech3 planejava ter um substituto definido antes deste segundo teste, mas as poucas opções disponíveis ― já que a escuderia francesa não quer romper contratos de outros pilotos ― dificultaram a substituição de Jonas Folger, que decidiu não correr em 2018 por conta das consequências da Síndrome de Gilbert
 
Ao longo da semana passada, o jogo começou a virar na direção de Syahrin, mas embora presença de um piloto do sudeste asiático no grid seja um desejo antigo do Mundial, a Tech3 precisa da aprovação de seus patrocinadores.
Hafizh Syahrin (centro) vai testar pela Tech3 na Tailândia (Foto: SIC)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Assim, a escuderia de Hervé Poncharal está tratando a presença de Syahrin em Buriram como uma espécie de audição. “A Monster Yamaha Tech3, junto com seus parceiros, vai avaliar a performance do recém-chegado para poder decidir sobre uma possível vaga permanente no que diz respeito a temporada 2018”, disse o time em nota à imprensa.
 
Aos 23 anos, Syahrin celebrou a chance de guiar uma MotoGP e não escondeu a ansiedade com a atividade coletiva na Tailândia.
 
“Antes de mais nada, gostaria de agradecer a Hervé Poncharal por me dar esta oportunidade e, claro, a toda a equipe Monster Yamaha Tech3”, disse Syahrin. “Vou dar meu melhor nesses três dias na Tailândia. Para mim, poder guiar uma máquina da MotoGP é um sonho se tornando realidade”, comentou.
 
“Devo admitir que estou super empolgado com esta chance. Espero que possa ser rápido desde o início para mostrar a todos do que sou capaz”, falou. “Além disso, também quero agradecer a Razlan [Razali] e todo mundo que me ajudou e tornou isso possível. Estou incrivelmente feliz e ansioso para estar em Buriram, porque vai ser a primeira vez que piloto uma moto da MotoGP. Sei que tenho de aprender muito a bordo da Yamaha YZR-M1 e estou ansioso para tentar entender como o time funciona, já que sei que todos são muito experientes, então quero aproveitar ao máximo. Durante o inverno, eu treinei bastante, então espero que esse trabalho duro dê resultados. Mal posso esperar para o teste começar”, completou.
 
Chefe da Tech3, Poncharal se disse honrado com a possibilidade de ter Syahrin no time e ressaltou a dificuldade de encontrar um substituto para Folger, mas mostrou otimismo em relação à performance do malaio.
 
“Estou realmente feliz e honrado por ter a possibilidade de ter Hafizh Syahrin conosco no teste em Buriram. Como todo mundo sabe, desde que Jonas Folger decidiu que não podia correr em 2018, nós temos procurado quem seria o substituto ideal. Depois do teste de Sepang, nós tivemos muitas reuniões e ficou decidido que Hafizh Syahrin seria uma escolha muito boa para a Monster Yamaha Tech3”, contou. “No momento, são só três dias, mais estou mais do que convencido de que Hafizh vai nos mostrar o que pode fazer. Ele é jovem, tem só 23 anos, já conseguiu alguns pódios na Moto2, o que não é fácil. Ele terminou dentro do top-10 no ranking final da Moto2 em 2017, o que é uma conquista enorme, porque eu sei o quão dura é a categoria”, frisou.
 
“Como sempre disse, ter um piloto jovem significa muito mais para o time do que ter um piloto já estabelecido”, ponderou. “Vamos fazer o teste ― já estou cheio de empolgação e otimismo ― e logo após Buriram tomaremos uma decisão final. Ainda assim, gostaria de agradecer Razlan Razali do Circuito Internacional de Sepang, que é o chefe de equipe de Hafizh Syhrin”, concluiu.
 
Apesar de a presença de Syahrin no teste de Buriram ser tratada como uma avaliação, o cenário parece todo encaminhado para o malaio ser confirmado como titular. No fim de semana, a SIC, equipe de Hafizh na Moto2, anunciou a chegada de ZulFahmi Khairuddin para 2018 na Moto2. Além disso, o próprio Syahrin afirmou no Instagram que estava “triste por deixar meu novo bebê” no time da Moto2.
 
O teste em Buriram acontece entre 16 e 18 de fevereiro. A temporada começa em Losail, no Catar, em 18 de março.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.