Viñales adia decisão do título da Moto2 e vence pela 3ª vez no ano. Rabat segura Kallio em Phillip Island e é terceiro

Agora sem chances matemáticas de título, Maverick Viñales ajudou a colocar água no chope de Tito Rabat e conquistou em Phillip Island seu terceiro triunfo no ano. Tom Lüthi ficou em segundo, à frente de Rabat

A cobertura completa do GP da Austrália no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Não foi desta vez que Tito Rabat se consagrou campeão mundial. No primeiro match-point para o título de 2014, o espanhol da Marc VDS não foi páreo para um impecável Maverick Viñales, que aproveitou o domingo (19) para faturar sua terceira vitória no ano.

Em uma corrida eletrizante como há muito tempo a Moto2 não via, Viñales apresentou uma atuação irrepreensível e conseguiu superar todos os rivais que se colocaram em seu caminho. Nas voltas finais da disputa, o piloto da Pons conseguiu se afastar dos rivais, até receber a bandeirada com 1s329 de vantagem para Tom Lüthi.
Maverick Viñales fugiu no fim para garantir seu terceiro triunfo em 2014 (Foto: Pons)
O suíço, aliás, também foi muito bem neste domingo e voltou ao pódio apenas sete dias após vencer o Japão. O piloto da Interwetten garantiu o segundo posto depois de superar Tito Rabat nas voltas finais na Austrália.
 
Rabat, por sua vez, deixou para cometer no domingo todos os erros que não cometeu nos treinos livres. Ainda assim, o espanhol de 25 anos fez o suficiente para aumentar mais um pouquinho sua vantagem na liderança no Mundial.
 
Mika Kallio não terminou a prova muito satisfeito, mas também teve uma bela atuação. Um erro, entretanto, acabou sendo fatal para o finlandês, que chegou a cair para sexto, mas conseguiu se recuperar até a quarta colocação.
 
Sam Lowes coroou um bom fim de semana com o quinto posto. O britânico chegou a liderar a corrida e se manteve boa parte do tempo na briga pela ponta. Nas voltas finais, o piloto da Speed Up foi se afastando dos adversários, até receber a bandeirada com 1s449 de atraso para Kallio.
 
Sandro Cortese ficou com o sexto posto, à frente de Marcel Schrotter e Dominique Aegerter. Xavier Siméon e Jordi Torres completam o top-10.
Com o resultado, Rabat chegou aos 310 pontos e agora tem 41 de vantagem para Kallio. 61 pontos atrás do líder, Viñales se despediu de suas chances de título. 
 

As imagens deste sábado em Phillip Island
#GALERIA(5113)

Saiba como foi o GP da Austrália de Moto2:
 
Pela nona vez no ano, Tito Rabat tinha a pole-position. O espanhol, aliás, estabeleceu um novo recorde para o maior número de poles em uma única temporada na divisão intermediária. Fora da briga pelo título, Johann Zarco vinha em segundo, à frente de Mika Kallio.
 
Estreante do ano, Maverick Viñales abre a segunda fila, à frente de Tom Lüthi. Sandro Cortese aparece logo atrás, à frente de Sam Lowes. Jordi Torres, Xavier Siméon e Marcel Schrotter completam o top-10 do grid.
 
Rabat, aliás, tem neste domingo sua primeira chance de garantir o título. Com 38 pontos de vantagem para Kallio, o espanhol precisa abrir apenas mais 12 em relação ao companheiro de Marc VDS para deixar Phillip Island como campeão. Na preparação para a prova, Tito completou três vezes a distância da corrida ao longo dos treinos do fim semana.
Para ajudar a apimentar a disputa, o dia em Phillip Island amanheceu com muitas nuvens cobrindo o céu, mas com um calor atípico para a região. Pouco antes da largada, os termômetros marcavam 25°C, com o asfalto chegando aos 31°C. Os ventos sopravam a uma velocidade de 14 km/h.
 
Em termos de pneus, todos os pilotos optaram pela mesma combinação: médio dianteiro e um traseiro duro especial para a prova australiana.
Na hora da largada, Rabat seguiu firme na ponta, com Kallio saltando para segundo, à frente de Viñales, Zarco e Lüthi. Inesperadamente, Tito cometeu um erro ainda nos primeiros metros, permitindo a ultrapassagem de Kallio e Viñales. O líder do Mundial, aliás, despencou para sexto com o erro na curva quatro.
 
Com uma chance única na briga pelo título, cabia a Kallio pressionar tudo que podia, mas tendo em mente que de nada adiantaria escapar para ser caçado nas voltas finais.
 
Lowes, então, partiu para cima de Maverick e subiu para segundo. Lüthi vinha em quarto, à frente de Zarco, Rabat, Schrotter, Cardús, Torres e Pasini. 
 
Imprimindo um ritmo forte, Lowes não deixava Kallio escapar e tampouco tinha muita vantagem para Lüthi, que vinha em terceiro após passar Viñales. 
 
Apesar do erro inicial, Rabat não perdeu contato com os rivais e logo se colocou na briga novamente.
 
Na sequência, Lüthi aproveitou o vácuo para deixar Lowes para trás. O piloto da Speed Up ainda perdeu para Viñales e, logo depois para Rabat. O líder do Mundial ainda deixou Tom para trás e passou a pressionar Maverick. 
 
Líder, Kallio abriu a quarta volta com 0s687 de vantagem, mas já tinha Rabat atrás, uma vez que o espanhol não demorou em passar o rival da Pons.
 
Na ponta, Kallio ia aproveitando a pressão exercida por Viñales em Rabat para escapar. Mais atrás, Lowes tirou Lüthi da quarta colocação. 
 
Ainda no início da disputa, Thitipong Warokorn caiu e abandonou o GP da Austrália. O piloto, entretanto, não se feriu.
 
Menos pressionado por Viñalez, Rabat passou a descontar a vantagem de Kallio e aproveitou para chegar definitivamente após o finlandês dar uma ligeira escorregadinha.
 
Sem muito esperar, Rabat usou o rastro e passou o companheiro de equipe, se recolocando na liderança. Ligeiro, Viñales vinha junto, trazendo Lowes e Lüthi.
 
Kallio voltou ao comando da prova aproveitando um erro do rival da curva quarto e fechou a porta direitinho na Siberia de Phillip Island. Maverick era terceiro, ainda bem perto dos pilotos da Marc VDS.
 
Na oitava volta, Rabat, de novo, conseguiu passar Kallio, retomando o comando da disputa. Viñales vinha um tantinho isolado em terceiro, com Lowes e Lüthi e revezando pela posição seguinte.
 
Sem que Kallio passasse Rabat, Maverick decidiu forçar sua entrada, passando o finlandês por dentro. Tito, por sua vez, tentava fugir, mas o piloto da Pons até que conseguia recuperar o atraso.
 
Para piorar, Lowes vinha pressionando Kallio, mas o experiente finlandês seguia na frente.
Tito Rabat vai ter que esperar mais um pouquinho para ser campeão (Foto: Marc VDS)
Depois de atuações impecáveis nos treinos, Rabat mostrava que tinha guardado uma coleção de erros para o domingo. Depois de uma nova escapa, Maverick tomou a ponta, à frente de Kallio, Lüthi, Lowes e então Tito. 
 
Viñales passou a executar seu plano de fuga, mas Kallio se mantinha colado, sem deixar o rival de afastar. Lüthi, por sua vez, vinha na mesma balada, em terceiro.
 
Na reta, Kallio se instalou ao lado de Maverick, mas viu Lüthi ser mais ligeiro e entrar na frente na curva um. Mika ficou em segundo, com Mav em terceiro e Rabat e quarto.
 
Maverick passou Kallio e subiu para segundo, tendo Lüthi como próximo alvo. Terceiro, Mika era perseguido por Rabat e Lowes.
 
Na reta, o espanhol da Pons usou o vácuo para passar Lüthi e tomar a ponta. Rabat também conseguiu passar Kallio e subiu para terceiro. 
 
Longe da ponta, Ratthapark Wilairot abandonou após um tombo sem consequências na curva quatro. 
 
Terceiro, Rabat tentou passar Lüthi na curva um, mas o suíço fechou a porta. Pouco depois, Tom e Tito aproveitaram uma escapadinha de Maverick e se instalaram em segundo e terceiro, respectivamente. Kallio era quarto.
 
No giro seguinte, Rabat assumiu a ponta, mas viu Kallio saltar para segundo, à frente de Lüthi, Viñales e Lowes.
 
Maverick, então, conseguiu passar Lüthi e subiu para terceiro, apenas 0s393 atrás de Kallio, que seguia perseguindo Rabat.
 
Agressivo, Kallio atacou Rabat, que errou de novo, permitindo que o finlandês se instalasse na ponta. Viñales aproveitou a desconcentração do rival e passou, subindo para segundo. Lowes era quarto, à frente de Lüthi, Cortese, Schrotter, Siméon, Torres e Morbidelli. 
 
Na 17ª volta, Kallio errou feio, escapou bem da pista, e viu Viñales, Rabat, Lowes e Lüthi passarem, caindo para quinto. 
 
Maverick se instalou no comando, à frente de Rabat, que vinha 0s391 atrás do piloto da Pons. Com a saída da pista, Mika perdeu muito tempo e vinha mais de 0s5 atrás de Lüthi.
Mika Kallio não terminou a corrida feliz, mas teve uma boa atuação (Foto: Marc VDS)
Para a alegria do finlandês, Maverick também ia fugindo de Rabat, o que levaria a disputa pelo título para a Malásia. Para a tristeza de Mika, no entanto, a diferença vinha caindo.
 
Com seis voltas para o fim, Maverick liderava com 0s168 de vantagem para Rabat. Lowes era o terceiro, à frente de Lüthi e Kallio, que não vinha descontando a diferença tão bem assim.
 
Na reta, Rabat usou o vácuo de Viñales para chegar e passar, mas levou o troco pouco depois. 
 
Mais trás, Kallio, enfim, reduzia a diferença e passou Lowes pelo quarto posto. Em caso de vitória de Rabat, Mika precisaria de um pódio para adiar definição do título. 
 
Uma vez na ponta, Viñales foi abrindo, aproveitando que Lüthi partia para o ataque para cima de Rabat. Superado o susto e a hesitação, Kallio já grudava em Lüthi para assegurar sua vaga no top-3. Mesmo que não conseguisse passar o companheiro de Marc VDS, jogar Lüthi para cima do catalão já estava de bom tamanho.
 
Tirando proveito máximo da disputa que acontecia arás, Viñales foi abrindo a aparecia 0s705 à frente de Rabat com três voltas para o fim.
 
Na reta de Phillip Island, Lüthi usou o vácuo de Rabat para chegar e passar. Era a última volta da corrida e Kallio teria uma chance de se colocar à frente do companheiro de equipe.
 
Kallio tentou o ataque, mas Rabat conseguiu fechar a porta e manter o terceiro posto. Viñales, por sua vez, foi firme até o fim, recebendo a bandeirada com 1s329 de vantagem para Lüthi. Rabat completa o pódio.
 

MotoGP, GP da Austrália, Phillip Island, Final:

 
1
40
MAVERICK VIÑALES
ESP
PONS Kalex
39:10.419
25 voltas
2
12
THOMAS LÜTHI
SUI
INTERWETTEN Suter
+1.329
 
3
53
ESTEVE RABAT
ESP
MARC VDS Kalex
+1.504
 
4
36
MIKA KALLIO
FIN
MARC VDS Kalex
+1.843
 
5
22
SAM LOWES
ING
SPEED UP
+3.292
 
6
11
SANDRO CORTESE
ALE
INTACT Kalex
+11.697
 
7
23
MARCEL SCHROTTER
ALE
TECH3 Mistral 610
+11.777
 
8
77
DOMINIQUE AEGERTER
SUI
TECHNOMAG Suter
+18.276
 
9
19
XAVIER SIMÉON
BEL
GRESINI Suter
+18.282
 
10
81
JORDI TORRES
ESP
ASPAR Suter
+18.478
 
11
30
TAKAAKI NAKAGAMI
JAP
TEAM TADY Kalex
+18.514
 
12
96
LOUIS ROSSI
FRA
SAG Kalex
+18.560
 
13
21
FRANCO MORBIDELLI
ITA
ITALTRANS Kalex
+18.834
 
14
7
LORENZO BALDASSARRI
ITA
GRESINI Suter
+19.224
 
15
94
JONAS FOLGER
ALE
ARGIÑANO & GINÉS Kalex
+19.437
 
16
88
RICKY CARDÚS
ESP
TECH3 Mistral 610
+33.238
 
17
39
LUIS SALOM
ESP
PONS Kalex
+33.776
 
18
18
NICO TEROL
ESP
ASPAR Suter
+36.416
 
19
4
RANDY KRUMMENACHER
SUI
IODA Suter
+40.574
 
20
60
JULIÁN SIMÓN
ESP
ITALTRANS Kalex
+40.630
 
21
8
GINO REA
ING
AGT REA Suter
+51.225
 
22
95
ANTHONY WEST
AUS
QMMF Speed Up
+51.281
 
23
97
ROMÁN RAMOS
ESP
QMMF Speed Up
+51.448
 
24
71
TOMOYPSHI KOYAMA
JAP
JiR TSR
+51.496
 
25
20
FLORIAN MARINO
FRA
FORWARD Klx
+55.266
 
26
41
AIDEN WAGNER
AUS
MARC VDS Kalex
+1:02.283
 
27
42
MAX CROKER
AUS
TASCA Suter
+1 volta
 
 
54
MATTIA PASINI
ITA
FORWARD Klx
NC
 
 
5
JOHANN ZARCO
FRA
CATERHAM Suter
NC
 
 
55
HAFIZH SYAHRIN
MAS
RACELINE Kalex
NC
 
 
14
RATTHAPARK WILAIROT
TAI
CATERHAM Suter
NC
 
 
10
THITIPONG WAROKORN
TAI
SAG Kalex
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
ESTEVE RABAT
ESP
MARC VDS Kalex
1:32.470
173.1 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA
MAVERICK VIÑALES
ESP
PONS Kalex
1:33.066
171.0 km/h
RECORDE
ALEX DE ANGELIS
RSM
FORWARD Klx
1:32.814
172.5 km/h
MELHOR VOLTA
ESTEVE RABAT
ESP
MARC VDS Kalex
1:32.470
173.1 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 16ºC | pista: 29ºC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.