Latvala segura pressão de Ogier no Rali de Portugal e fatura primeira vitória do ano no WRC. Kubica pontua

Segundo colocado na quinta etapa da temporada 2015 do Mundial de Rali, Sébastien Ogier se mantém muito confortável na liderança do campeonato. Agora, o bicampeão do mundo soma 105 pontos, 42 a mais em relação a seu companheiro de Volkswagen, Andreas Mikkelsen

Depois de Kris Meeke quebrar a sequência de vitórias da Volkswagen ao triunfar no Rali da Argentina, no começo do mês, a montadora alemã voltou a comemorar uma conquista neste fim de semana. Mas diferente das três primeiras etapas da temporada 2015, quando Sébastien Ogier subiu no lugar mais alto do pódio, a vitória no tradicional Rali de Portugal foi lograda por Jari-Matti Latvala neste domingo (24). O finlandês, que tem como navegador o compatriota Miikka Anttila, chegou ao último dia de disputa na região de Fafe com vantagem pouco confortável de 9s5 para Ogier, mas conseguiu controlar a dianteira para comemorar a conquista em terras lusitanas. Foi a primeira vitória do piloto da Volkswagen desde o Rali da França do ano passado.

A jornada deste domingo no Rali de Portugal compreendeu a realização das três últimas especiais da prova, sendo a mais longa delas em Vieira do Minho, com mais de 37 km, além de duas em Fafe, sendo a última o Power Stage. Ogier foi o mais rápido e somou três pontos, mas não foi o bastante para superar Latvala, que vibrou com a vitória e revelou certo alívio depois de enfrentar um incômodo período de três provas longe dos pontos, considerando o fato de contar com o melhor carro da categoria, o Volkswagen Polo R.

Navegador Miikka Anttila comemora a vitória em Portugal ao lado de Latvala (Foto: Volkswagen Motorsport/Facebook)

“Muita gente já duvidava se eu conseguiria recuperar dos últimos três ralis sem pontuar. Sempre que me perguntavam isso, respondia que já tive momentos um pouco piores, mas este era de fato um dos momentos mais difíceis da minha carreira. Conseguir recuperar e vencer desta forma é um sentimento incrível. É uma vitória muito especial e uma forma de retribuir aos que acreditaram em mim”, declarou o nórdico em entrevista publicada pelo site português ‘Autosport’.

Em segundo lugar, Ogier pressionou até onde foi possível depois de um começo de prova muito difícil, sofrendo com um furo no pneu ainda na primeira especial, na sexta-feira, em Ponte de Lima, o que acabou determinando seu resultado em Portugal. Apesar de ter finalizado a prova numa ainda boa segunda posição, Sébastien mostrou certa chateação. “Sei que muita gente ficou contente com este rali porque é ruim quando o melhor vence sempre”, afirmou o piloto, que caminha a passos largos rumo ao tricampeonato.

Em um pódio dos sonhos para a Volkswagen, Andreas Mikkelsen finalizou em terceiro lugar. Kris Meeke colocou o carro da Citroën em quarto lugar, mas distante enormes 48s7 de Latvala. O top-5 foi fechado pelo estoniano Ott Tänak, que levou o Ford Fiesta RS WRC da equipe britânica M-Sport novamente aos pontos, batendo a Hyundai do espanhol Dani Sordo, sexto melhor posicionado em Fafe.

Companheiro de equipe de Meeke, Mads Östberg esteve longe de brilhar e terminou o Rali de Portugal apenas em sétimo, finalizando à frente do neozelandês Hayden Paddon, parceiro de Tänak na M-Sport. Robert Kubica, que disputa o Mundial de Rali com um Ford Fiesta de equipe própria, finalmente somou seus primeiros pontos na temporada ao finalizar a disputa em nono lugar, enquanto o tcheco Martin Prokop completou o fim de semana em décimo lugar. Defendendo o título da segunda divisão do WRC, Nasser Al-Attiyah terminou a classificação geral em 11º e em primeiro no WRC 2 em Portugal.

Jari-Matti Latvala venceu o Rali de Portugal, disputado neste domingo (Foto: Volkswagen Motorsport/Facebook)

Com os resultados deste fim de semana, Ogier segue soberano na liderança da temporada. Agora, o francês da Volkswagen soma 105 pontos contra 63 do vice-líder, Mikkelsen. Östberg continua em terceiro lugar, com 57 pontos, enquanto Meeke aparece com dez atrás, em quarto. O triunfo em Portugal fez Latvala saltar de nono para quinto colocado, e agora o finlandês tem 46 pontos, encostando no britânico Meeke.

A próxima etapa do Mundial de Rali em 2015 acontece entre 12 e 14 de junho: o Rali da Itália, que será disputado na Sardenha, novamente em piso de terra.

WRC, Rali de Portugal, final:

1 JARI-MATTI LATVALA FIN VOLKSWAGEN  3:30:35.3 13 estágios
2 SÉBASTIEN OGIER FRA VOLKSWAGEN  +8.2  
3 ANDREAS MIKKELSEN NOR VOLKSWAGEN +20.4  
4 KRIS MEEKE NIR CITROËN +28.6  
5 OTT TÄNAK EST M-SPORT FORD +1:56.8  
6 DANI SORDO ESP HYUNDAI +2:27.9  
7 HAYDEN PADDON NZL HYUNDAI +2:32.2  
8 MADS OSTBERG NOR CITROËN +2:54.3  
9 ROBERT KUBICA POL KUBICA FORD +4:39.1  
10 MARTIN PROKOP TCH CZECH FORD +7:31.2  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.