Finalistas da Seletiva Petrobras 2016: Gustavo Zwetkoff, mineiro, 16 anos

Mesmo sofrendo duas quebras de motor na mesma etapa, Gustavo Zwetkoff levou a vaga para a decisão da Seletiva de Kart Petrobras. Agora entre os 12 melhores, o piloto mineiro já projeta a sequência da carreira nos Estados Unidos

Nesta sexta-feira (4), o GRANDE PRÊMIO apresenta Gustavo Zwetkoff, um dos 12 finalistas da Seletiva de Kart Petrobras em 2016. Zwetkoff, mineiro de Belo Horizonte, tem 16 anos e se classificou para a decisão já na primeira etapa classificatória, disputada em Vespasiano.
 
Zwetkoff parte para a fase decisiva da Seletiva de Kart Petrobras com metas bem claras. O mineiro de 16 anos quer usar o torneio como trampolim para a sequência da carreira nos Estados Unidos, onde tem a Indy como objetivo principal. O dinheiro da premiação seria muito bem vindo para bancar a mudança para outro país.
 
A classificação de Gustavo veio cedo, mas isso não significa que tenha sido fácil. Na primeira prova classificatória, em Vespasiano, o piloto mineiro sofreu duas quebras de motor e ficou em condição delicada. Mas um pódio na segunda bateria bastou para cravar a presença na final.
Gustavo Zwetkoff (Foto: Flavio Quick)
Gustavo e os outros 11 finalistas concorrerão a maior premiação da modalidade no país. Além do prêmio de 70 mil reais para o campeão e 6 mil para o vice-campeão, três vencedores participarão de um programa de orientação que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.
 
FICHA TÉCNICA
 
Nome: Gustavo Zwetkoff
Data de nascimento: 22/07/2000
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Estreia no kart: 2011
Principais resultados: Pentacampeão mineiro de kart, campeão da Copa Sudeste, pole-position no GP Nacional de Kart
 
O que fez em 2016: Participação no Campeonato Brasileiro de kart na categoria Sudam
 
Participações anteriores na Seletiva: Primeira participação na Seletiva de Kart Petrobras 
 
Como foi a etapa em que você ganhou a vaga para a final?
Voltei de viagem na sexta-feira e fui para a pista sem treinar. Quebrei o motor na tomada e acabei largando de último. Na primeira bateria meu motor quebrou quando estava em p5 e na segunda consegui a vaga chegando em terceiro após largar de p14.
 
Como você está se preparando para a final da Seletiva?
Estou tentando fazer uma preparação específica para as condições que eu vou correr em novembro. Vou treinar com o equipamento da corrida para me acostumar.
 
Qual é o seu objetivo no automobilismo?
Atualmente, por ser mais acessível, eu penso em seguir o caminho para a Indy, mudando-me para os EUA no ano que vem, se der tudo certo.
 
Quem é seu ídolo no automobilismo e ou no esporte em geral? 
Não tive o privilégio de assistir o Senna em sua época de corridas, mas admiro muito o grande piloto e grande pessoa que ele foi.
 
Quem é sua referência nas pistas?
A referência é sempre o piloto mais rápido da pista, portanto é nele que você se inspira e procura virar tão rápido quanto ele até que a referência seja você.
 
Qual o plano para a temporada 2017?
Não tem nada definido ainda, mas o plano é correr de fórmula nos Estados Unidos.
 
Se for campeão, já sabe o que vai fazer com o prêmio?
Ainda não tenho um plano definido, mas pretendo investir na minha carreira, como a mudança para os EUA, por exemplo. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.