Shell V-Power fica muito perto da vitória com Zonta no Velopark, fatura primeiro pódio do ano e sobe na Stock Car

O fim de semana da etapa de Nova Santa Rita foi o melhor até agora da equipe chefiada por Thiago Meneghel na temporada 2018 da Stock Car. Ricardo Zonta partiu da quarta colocação, fez uma grande corrida 1 e ficou perto de passar Cacá Bueno e vencer. Mas o domingo não foi só de sorrisos. Átila Abreu amargou nova quebra no câmbio e abandonou a primeira corrida. Na segunda, saiu dos boxes com uma estratégia agressiva e quase foi ao pódio, terminando em quarto

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A terceira etapa da temporada 2018 da Stock Car foi a mais produtiva em termos de pontos neste ano para a Shell V-Power. Em um domingo (22) dos mais quentes no Velopark, a equipe chefiada por Thiago Meneghel foi ao pódio pela primeira vez no campeonato ao colocar Ricardo Zonta na segunda colocação, com o curitibano pressionando o líder Cacá Bueno até o fim da primeira corrida. Na segunda, Zonta voltou a marcar bons pontos ao finalizar em sétimo. 

 
Átila Abreu, por sua vez, teve uma jornada de sentimentos mistos: primeiro, a decepção pela nova quebra de câmbio que o fez abandonar primeira disputa do fim de semana. A equipe baseada em Americana conseguiu consertar o problema em tempo para colocá-lo em ação na segunda corrida, na qual o sorocabano teve grande atuação ao partir dos boxes e terminar em quarto, bem perto do pódio.
 
Com os pontos somados neste fim de semana, a Shell V-Power avançou boas posições no campeonato das equipes, subindo da décima para a quinta colocação. Agora com 60 pontos, o time está a apenas cinco do top-3 na temporada até agora.
Ricardo Zonta faturou o primeiro pódio da Shell V-Power na temporada 2018 da Stock Car (Foto: José Mário Dias)
Um dia após a melhor classificação da equipe no ano, Zonta largou em quarto, seguido por Átila. A dupla da Shell V-Power manteve as posições no começo, até que Abreu sofreu com o problema no câmbio e recolheu para os boxes. O dono do carro #10 impôs o ótimo ritmo mostrado pela equipe nos treinos livres e na classificação, e ainda contou com o grande trabalho de box. Após a janela obrigatória de pit-stops, Zonta ganhou duas posições e ficou em segundo, só atrás de Cacá Bueno.
 
Nas voltas finais, Zonta flertou com a vitória, mas o pentacampeão conseguiu se defender acionando os botões de ultrapassagem. Ricardo cruzou a linha de chegada em segundo e faturou o primeiro troféu da Shell V-Power em 2018 na Stock Car.
 
“Na primeira corrida eu estava me mantendo numa estratégia de ficar em terceiro ou quarto economizando push, porque vi os ponteiros estavam gastando e eu conseguia chegar sem usar. Eu tinha uma diferença grande para o quinto colocado. Só que deu safety-car, e o quinto colou em mim, e na volta em que o quinto e o sexto me passaram eu não dei o push porque achei que a diferença era tranquila na reta principal”, contou o experiente piloto.
Átila Abreu fez grande corrida de recuperação no Velopark (Foto: José Mário Dias)
“Aí, no S um mergulhou e o outro aproveitou. Um puro erro meu porque deveria ter deixado o carro do lado de dentro que eles não me passariam. Aumentou a diferença para o líder, já que eu queria uma diferença administrável. Fizemos o pit mais agressivo possível e voltei a três segundos do líder, consegui chegar nele e tentei o máximo para fazer a ultrapassagem, mas ele usou os pushes dele”, comentou.
 
Largando dos boxes, Átila conseguiu voltar para acelerar na corrida 2, da qual foi um dos protagonistas. Com uma estratégia forte priorizando justamente a prova derradeira do fim de semana, o sorocabano tinha à disposição um maior número de botões de ultrapassagem no seu #51, 20 acionamentos. E como bônus, foi eleito pelos fãs para receber o Hero Push, vencendo 100% das votações nas quais esteve elegível.

Enquanto Zonta se consolidou com nova atuação firme e marcou bons pontos para o campeonato ao finalizar em sétimo — após ter feito um reabastecimento mais longo —, Átila seguiu como um dos mais rápidos da pista, escalou o pelotão após ganhar nada menos que 27 posições e ficou em quarto, pressionando Júlio Campos até o final. O segundo pódio da Shell V-Power no Velopark não veio por muito pouco.

 
Entretanto, Átila deixou o Rio Grande do Sul bastante chateado. “Saio bem frustrado, é a terceira quebra em três corridas. Não comemoro esse quarto lugar. Mesmo largando de último e terminando em quarto, fico bem decepcionado com o resultado”, declarou.
 
Zonta, por sua vez, destacou a estratégia em que teve de priorizar a corrida 1 e, naturalmente, usar mais combustível na prova complementar. “Eu me posicionei bem nas largadas e relargada, fiz boas ultrapassagens, mas no pit é claro que tivemos de colocar mais combustível. Sair daqui com o quinto lugar no campeonato mostra que temos condições de lutar pelo título”, complementou o agora top-5 na tabela de pontos. Zonta deu um salto considerável depois de começar o fim de semana em 11º na temporada.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Thiago Meneghel elogiou o trabalho dos seus pilotos, mas lamentou a quebra que prejudicou a jornada de Átila no Velopark. “Os dois pilotos fizeram a parte deles. O Zonta por pouco não ganha a primeira corrida, e na segunda ele também fez tudo direitinho. A equipe mostrou evolução nos dois pit-stops, fez bons pit-stops nas duas corridas”.

 
“Agora, a quebra é inadmissível, três seguidas… O Átila era para estar na briga do campeonato, mas ficou longe. Ainda deu para salvar 12 pontos. Ele fez um corridão largando do box e passando todo mundo, mas é impressionante. A terceira seguida não dá…”, lastimou o engenheiro.
SURPRESA AGRADÁVEL APESAR DOS PORQUÊS

TEMPORADA 2018 COMEÇA COM F1 DEPENDENTE DO IMPONDERADO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.