Leclerc lidera 2º dia de testes da Pirelli marcado por batida de Colapinto na Hungria
Enquanto Charles Leclerc completou o maior número de voltas com os pneus da temporada 2026 da Fórmula 1, Pierre Gasly acabou sendo prejudicado pela batida de Franco Colapinto
Chegou ao fim o segundo e último dia de testes da Pirelli com os pneus da temporada 2026 da Fórmula 1, realizados na Hungria. Nesta quarta-feira (6), Charles Leclerc ficou responsável por assumir o carro adaptado da Ferrari, enquanto Franco Colapinto e Pierre Gasly pretendiam dividir o bólido da Alpine, mas o acidente do argentino impediu que o companheiro de equipe percorresse alguns quilômetros.
Depois de Lando Norris, Liam Lawson e Paul Aron irem à pista e concluírem um total de 446 voltas na terça-feira, agora foi o monegasco do time de Maranello quem mais rodou em Budapeste, com 144 giros acumulados e 1min19s407 como melhor tempo. Por causa da batida na curva 11 do Hungaroring, o #43 da escuderia comandada por Flavio Briatore registrou somente 25 voltas e a marca de 1min20s270.
Com monopostos adaptados para acomodar os pneus de 2026, derivados dos carros com os quais estão competindo no atual certame, o programa preparado pela fornecedora italiana se concentrou na comparação de diferentes compostos dos pneus C3, C4 e C5, bem como em um longo teste com o C2.
“Foram dois dias úteis para continuar o desenvolvimento dos compostos para o próximo ano, já que agora estamos nos aproximando da reta final”, disse Mario Isola, diretor da Pirelli. “O Hungaroring é um circuito exigente por conta das numerosas curvas lentas e pela carga de energia à qual os pneus são submetidos em uma volta relativamente curta”, continuou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ ANÁLISE: Hungria salva 2025 morno na F1 e põe tempero em Piastri x Norris no pós-férias
“É um teste particularmente desafiador para os compostos intermediários da gama de 2026, que irá de C1 a C6, como neste ano. Coletamos muitos dados, uma pena pelos quilômetros perdidos hoje por causa da saída de pista de Colapinto, que, aliás, não teve nenhuma relação com os pneus”, esclareceu.
“No que diz respeito às construções, validamos as soluções finais com vistas à homologação, prevista pelo regulamento para o próximo dia 1º de setembro. Teremos ainda mais três sessões de testes — em Monza, Mugello e na Cidade do México — para concluir o desenvolvimento dos compostos, cuja homologação está prevista para o próximo dia 15 de dezembro”, concluiu o dirigente.
Depois do GP da Hungria, a Fórmula 1 volta às pistas apenas após o recesso de verão, entre os dias 29 e 31 de agosto, para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!