Honda reconhece passe valorizado, renova e mantém Zarco na LCR até temporada 2027

Minutos após anunciar a renovação do contrato de Luca Marini por uma temporada, a Honda, via LCR, anunciou um contrato de dois anos com Johann Zarco, que vai seguir com a equipe de Lucio Cecchinello até o fim de 2027

Minutos depois de a Honda confirmar a renovação do contrato de Luca Marini por uma temporada, foi a vez de Johann Zarco ter o futuro definido. A LCR anunciou nesta segunda-feira (1) que o francês assinou um contrato de dois anos com a HRC e vai seguir com a equipe satélite até o fim da temporada 2027.

O anúncio chega sem surpresa e reconhece o passe valorizado de Johann, que deu uma vitória à Honda na temporada 2025 ― no GP da França ― e também levou a marca ao topo do pódio nas 8 Horas de Suzuka, a mais tradicional prova do calendário do Mundial de Endurance da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) ― e uma das disputas mais importantes para as construtoras japonesas.

Os resultados de topo de pódio, porém, não são os únicos que garantiram a permanência de Zarco com a HRC. Desde que subiu na RC213V, em 2024, o #5 tem sido o melhor entre os representantes da marca da asa dourada e peça importante no desenvolvimento da moto.

Com o contrato direto com a HRC, Zarco garante, ainda que correndo com uma estrutura satélite, um pacote “esportivo e técnico altamente competitivo”. De acordo com o anúncio da LCR, o acordo direto com a fábrica garante ao francês “acesso às mesmas especificações técnicas da equipe oficial de fábrica, com atualizações e desenvolvimentos fornecidos em paralelo. Além disso, ele seguirá representando a marca como piloto oficial na prestigiosa 8 Horas de Suzuka”.

Johann Zarco vai seguir com a Honda na LCR por mais dois anos (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Com o novo contrato, Zarco garante a transição para o novo regulamento da MotoGP, já que a classe rainha vai abandonar os atuais motores de 1000cc no fim de 2026 e adotar os 850cc no ano seguinte.

“Estou muito satisfeito em confirmar que vou ficar com a LCR nos próximos dois anos”, disse Zarco. “Isso é muito importante, pois tenho grandes metas a alcançar e ótimas oportunidades olhando para 2027”, seguiu.

“Quando assinei com a Honda, no fim de 2023, não esperava encontrar aquele segundo fôlego, que me deu a energia para garantir outro contrato de dois anos com eles”, admitiu. “Nós já conquistamos uma vitória com Lucio e a equipe, e seria fantástico experimentar isso outra vez, então estamos determinados a seguir lutando por resultados fortes. Ao longo dos últimos dois anos, a Honda deu à LCR um grande apoio, e nós acreditamos que podemos continuar crescendo e desenvolvendo a moto por meio do nosso trabalho duro. Gostaria de agradecer a HRC, a LCR e a todos pelo apoio”, encerrou.

Chefe da LCR, Lucio Cecchinello também celebrou a permanência da estrela da equipe.

“Trabalhar com Johann é simplesmente extraordinário. O profissionalismo dele é impecável dentro e fora da pista”, exaltou. “Estamos satisfeitos que a HRC tenha renovado a confiança nele pelos próximos dois anos, e estamos confiantes de que a contribuição dele com o desenvolvimento da RCV em 2026 e 2027 será crucial na nossa missão de levar a Honda de volta ao topo do ranking”, acrescentou.

“Também estamos orgulhosos por termos sido confirmados como um parceiro de confiança da HRC por recebermos Johann e seguirmos parte da família Honda”, encerrou.

Agora, falta apenas a confirmação da segunda vaga na LCR. O posto hoje é de Somkiat Chantra, mas a expectativa é que o tailandês seja dispensado e substituído pelo brasileiro Diogo Moreira.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 5 a 7 de setembro, no GP da Catalunha, direto de Barcelona, 15ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!