Russell detona falta de punição a Leclerc em Zandvoort: “Danos me custaram 1s por volta”

Sem pódio em Zandvoort, George Russell detonou Charles Leclerc pela controversa ultrapassagem na volta 32. Piloto da Mercedes crê que monegasco da Ferrari deveria ter sido punido

Quarto colocado no GP dos Países Baixos, George Russell saiu revoltado de Zandvoort, especialmente por conta do embate com Charles Leclerc, da Ferrari. Quando batalhavam pelo quinto lugar na volta 32, o piloto monegasco colocou por dentro da Mercedes, passando pela brita e até batendo rodas. Eventualmente, o dono do #16 acabou saindo da prova por um choque com Andrea Kimi Antonelli, companheiro de Russell.

Após a corrida, George, que foi quarto colocado em Zandvoort, detonou o movimento de Leclerc. O piloto também se defendeu em relação a postura defensiva adotada, e argumentou que o monegasco da Ferrari não tinha espaço o suficiente para executar a manobra.

“Não estava esperando porque a linha natural desta curva é passando em cima da brita. Frequentemente vemos nas voltas de classificação os pilotos colocando uma rota na brita. Não o empurrei, ele me passou pela brita. No fim, tive danos que custaram 1s por volta. Seria uma ultrapassagem bonita se a pista fosse três metros mais larga”, declarou George a jornalistas após a corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Hadjar supera Vettel e se torna 5º piloto mais jovem da história a subir no pódio na F1

George Russell (Foto: Gabriel López/Grande Prêmio)

Russell, inclusive, defendeu que Leclerc fosse punido por conta do movimento. A direção de prova chegou a investigar a manobra, mas optou por não dar nenhuma sanção ao piloto monegasco, que por conta da batida com Antonelli, saiu zerado dos Países Baixos.

“Ele deveria. As regras dizem que se for ultrapassado por fora, a menos que suas rodas estejam ao lado do eixo dianteiro no Apex, o piloto de dentro tem a preferência. Como disse, não estava tentando empurrá-lo. Apenas seguindo minha linha natural”, concluiu.

F1 retorna neste fim de semana, de 5 a 7 de setembro, em Monza, palco do GP da Itália, 16ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Monza para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.

GP da Itália de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 108:3010:3012:3013:30
Treino livre 212:0014:0016:0017:00
Treino livre 307:3009:3011:3012:30
Classificação11:0013:0015:0016:00
Corrida10:0012:0014:0015:00

*Horário de Brasília

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!