Marc Márquez mostra incômodo com depreciação de títulos: “Fora das minhas mãos”

Prestes a conquistar o sétimo título da MotoGP, Marc Márquez falou sobre decisão do campeonato de abandonar a prática de valorizar a soma do Mundial de Motovelocidade e contar apenas os títulos da classe rainha

Marc Márquez comentou que a decisão de valorizar menos os títulos das categorias inferiores “não está nas minhas mãos”, mas reforçou que o mais importante para ele é “aumentar esses números”. O piloto da Ducati chega ao GP do Japão com a primeira oportunidade de conquistar o sétimo título da MotoGP e o nono mundial, contando todas as categorias.

Historicamente, a MotoGP sempre valorizou os títulos das classes menores, com nomes como Marc Márquez, Valentino Rossi e Giacomo Agostini frequentemente citados pelo total de conquistas.

Porém, após o GP de San Marino e da Riviera de Rimini, segundo o portal Crash, surgiram relatos de que a Dorna — agora sob a gestão do Liberty Media — teria orientado os veículos de comunicação a se referirem ao #93 apenas como “sete vezes campeão mundial” caso ele vença o título neste fim de semana em Motegi.

Durante entrevista coletiva na quinta-feira (25), Marc evitou polemizar sobre a situação, mas demonstrou contrariedade com a mudança.

Marc Márquez (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Não está nas minhas mãos. É claro que os números importam muito, mas o mais importante é que as pessoas se lembrem de mim por dar tudo na pista. Por exemplo, o valor deste campeonato para mim é maior do que os outros”, explicou.

“No fim, em números, é a mesma coisa, mas com a atmosfera e tudo mais. Toda a carreira de um piloto é diferente, então números são números. O mais importante é aumentar esses números — não importa como”, completou o #93.

Para garantir o campeonato neste fim de semana, Marc Márquez precisa superar Álex Márquez, somando pelo menos três pontos a mais que o irmão mais novo no fim de semana. Caso consiga, o piloto da Ducati oficial se tornará sete vezes campeão da MotoGP e nove vezes campeão mundial, considerando também seus títulos de 125cc em 2010 e Moto2 em 2012.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 26 a 28 de setembro, no GP do Japão, direto de Motegi, 17ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

⏰ Quais os horários do GP do Japão da MotoGP 2025
📺 Onde assistir ao vivo ao GP do Japão de MotoGP 2025

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!