Gasly e Albon mudam acerto em parque fechado e largam do pit-lane em Singapura
Alpine modificou a suspensão e o assoalho do carro de Pierre Gasly, enquanto Williams também mexeu na suspensão de Alexander Albon. Alterações violaram regulamento esportivo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que puniu ambos
Pierre Gasly e Alexander Albon vão largar do pit-lane no GP de Singapura, marcado para este domingo (5). A punição foi aplicada após Alpine e Williams realizarem modificações nos carros durante o regime de parque fechado, o que viola o regulamento esportivo da Fórmula 1.
De acordo com o relatório técnico assinado por Jo Bauer, delegado técnico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o carro de Gasly teve o assoalho trocado por outro de especificação diferente, além de mudanças no acerto da suspensão sem a devida autorização. Já o de Albon também passou por ajustes de suspensão sem aprovação prévia.
Ambos os casos infringem o artigo 40.9(a) do Regulamento Esportivo da F1, que determina a obrigatoriedade de largada no pit-lane quando há alterações não autorizadas durante o parque fechado.
“As mudanças foram feitas sem aprovação do delegado técnico da FIA. Portanto, os carros #10 e #23 devem largar do pit-lane, conforme o artigo 40.9(a) do Regulamento Esportivo da F1”, destacou Bauer no documento.

A decisão foi encaminhada aos comissários esportivos para confirmação formal, mas, como determina o regulamento, a dupla já está impedida de alinhar no grid.
Albon já havia sido excluído da classificação, junto a Carlos Sainz, por irregularidades no DRS da Williams. Com a punição, terá de iniciar a prova a partir dos boxes, assim como Gasly, em uma corrida que promete ser difícil de ultrapassar, além de fisicamente desgastante no calor e na umidade de Marina Bay.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Singapura, da 18ª etapa da temporada AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
GP de Singapura de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Corrida | 09:00 | 11:00 | 13:00 | 14:00 |
*Horários de Brasília
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!