Presidente do ACO promete “redesenhar” BoP para WEC 2026: “Queremos algo mais simples”
Após polêmicas ao longo da temporada 2025 do Mundial de Endurance (WEC), Pierre Fillon, presidente do ACO, prometeu rever o sistema do Balanço de Performance (BoP) para o próximo ano
Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO), entidade que, junto da FIA, regula o Mundial de Endurance (WEC), confirmou que estuda mudanças para aprimorar o Balanço de Performance (BoP) a partir de 2026. O tema tem voltado à tona nos últimos dias desde o anúncio da saída da Porsche e as polêmicas que marcaram a temporada 2025.
O dirigente deixou no ar a possibilidade de uma grande reformulação do sistema em entrevista ao site Endurance24, após ser questionado sobre o futuro do BoP. Durante as 6 Horas de Fuji, há duas semanas, Fillon admitiu que o atual formato “claramente não funcionou” e revelou que uma nova abordagem está sendo desenvolvida.
“Acho que já não deveríamos falar de BoP, mas sim de gestão de desempenho. Vamos redesenhar completamente o processo. As equipes técnicas de ACO, FIA e IMSA estão trabalhando junto aos fabricantes para criar algo mais simples para o próximo ano”, explicou.
Fillon contou ainda que chegou a propor a eliminação do BoP em uma votação entre os fabricantes, mas que todos rejeitaram a ideia.

“Já foi proposto a todos os construtores eliminar o BoP, e eles se negaram. Todos pediram para mantê-lo”, revelou Fillon.
Apesar das críticas, o francês elogiou o sistema, destacando que em Fuji todos os carros ficaram dentro de 1s de diferença.
“Havia diferenças grandes entre as corridas, e isso é o que não funcionou. Na verdade, o problema não é o BoP em si, mas o processo atual, que será reestruturado. Os técnicos tentaram equilibrar os carros o máximo possível, e isso é um exercício extremamente difícil”, destacou Fillon, que negou que o cálculo do BoP será ajustado a cada prova e lembrou que há outros fatores que determinam o resultado final.
“O BoP representa apenas 30% do resultado. Estratégia, pneus, pilotos e condições de corrida também contam — e muitas vezes nos esquecemos disso. É importante manter esse aspecto, manter a estratégia”, finalizou.
Agora, os carros do WEC voltam à pista para as 8 Horas do Bahrein, oitava e última etapa da temporada 2025, entre os dias 6 e 8 de novembro. O campeonato todo do Mundial de Endurance conta com transmissão AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube do GRANDE PRÊMIO e na GPTV.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!