Álex Márquez aceita rótulo de postulante ao título de 2026 e traça meta: “Não estagnar”

Álex Márquez considerou que, como vice-campeão de 2025 e tendo moto de fábrica nas mãos, é natural ser colocado na lista de candidatos ao título da MotoGP na próxima temporada. Espanhol disse, porém, que a forma de trabalho tem de permanecer a mesma

Álex Márquez não tem problemas em vestir o rótulo de postulante ao título da MotoGP na temporada 2026. O espanhol considerou que, como vice-campeão de 2025 e com uma moto de fábrica nas mãos, é “natural” ser citado entre os pilotos cotados para fazer crescer a ‘Torre dos Campeões’.

Álex deu um impressionante salto de performance na temporada 2025 e, especialmente no início do ano, foi o único a dar combate a Marc Márquez. Antes mesmo de assegurar o vice-campeonato, teve o desempenho reconhecido pela Ducati, que deu a ele uma moto do ano para 2026, quando seguirá vestindo as cores da Gresini.

Com a mudança, a casa de Bolonha passa a ter quatro motos do ano ao invés das três atuais, já que além de Álex Márquez e de Marc Márquez e Francesco Bagnaia, os pilotos do time de fábrica, Fabio Di Giannantonio, também é um piloto oficial Ducati.

Questionado durante um evento organizado pela Estrella Galicia 0,0 sobre as expectativas para 2026, Álex respondeu: “Espero seguir construindo em cima desta tendência positiva que começamos neste ano. Isso seria o mais importante: não estagnar”.

Álex Márquez avaliou que é natural ser colocado entre os candidatos ao título de 2026 (Foto: Gold & Goose/Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Precisamos encontrar aquela passo extra m circuitos onde sofremos um pouco mais do que o normal. A meta é sofrer menos e seguir melhorando os pequenos detalhes, pois tem sempre algo em que podemos trabalhar”, ponderou.

Alex reconheceu, contudo que, com equipamento de fábrica nas mãos, é natural que as expectativas aumentem.

“Entendo, e é natural, que depois de terminar como vice-campeão, estaremos entre os nomes mencionados como candidatos ao título no próximo ano, especialmente sabendo que vamos pilotar a moto de fábrica”, ponderou. “É nesse ponto que a pressão pode machucar ou dar motivação”, seguiu.

“Teremos um material muito bom. Nada mais precisa mudar. O trabalho que fizemos se provou efetivo, então vamos se podemos melhorar em determinadas áreas, mas a filosofia, a atmosfera e a maneira como encaramos os fins de semana de corrida devem seguir as mesmas”, encerrou.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 7 e 9 de novembro com o GP de Portugal, direto de Portimão, para a 21ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!