Hamilton projeta futuro de pilotos brasileiros e brinca: “Esperando meu passaporte”
Lewis Hamilton elogiou talento e postura de Gabriel Bortoleto e Rafa Câmara e disse estar animado para acompanhar crescimento da nova geração brasileira de pilotos
Lewis Hamilton destacou a nova geração de pilotos brasileiros que começa a ganhar espaço no automobilismo internacional. Durante o dia de imprensa do GP do Brasil em São Paulo, o heptacampeão mundial elogiou Gabriel Bortoleto, titular da Sauber e estreante na Fórmula 1, e Rafa Câmara, campeão da Fórmula 3 este ano que correrá na F2 em 2026, ressaltando a postura madura e a paixão dos jovens pelo esporte.
Hamilton tem longa relação de carinho com o público brasileiro e já recebeu, inclusive, cidadania honorária do país. O britânico refletiu sobre a pressão enfrentada pelos novos pilotos e lembrou como foi o próprio início na categoria.
“Nossa, há muitos brasileiros surgindo. Ainda estou esperando meu passaporte”, brincou. “Acho ótimo ver talentos jovens chegando. Lembro quando cheguei aqui em 2007, é uma experiência incrível, mas antes de chegar você cria várias expectativas de como vai ser, e na maioria das vezes não é exatamente como imagina”, contou.
“Talvez a pilotagem seja como o esperado, mas há muitas outras coisas ao redor e a pressão é enorme. Esses jovens são bombardeados com perguntas e, claro, com as redes sociais, mas acho que todos têm lidado muito bem com isso”, destacou.

A fala do britânico vem em um fim de semana especial para Bortoleto, que disputa pela primeira vez uma etapa da F1 em casa, diante da torcida em Interlagos. O brasileiro teve uma sexta-feira de altos e baixos. Após fechar o treino livre em quinto lugar com a Sauber, foi eliminado no SQ2 na classificação sprint e larga em 14º na prova deste sábado.
Com 19 temporadas e 376 corridas disputadas, Hamilton é um dos pilotos mais experientes da F1. O piloto da Ferrari comentou o papel que busca exercer como referência para a nova geração. “Sempre quis ser um piloto que, mesmo após sair daqui, continue apoiando os mais jovens. Ouve-se muita coisa negativa de ex-pilotos que, na verdade, nem conquistaram tanto assim”, disparou.
“Gosto de ver esses garotos mantendo a cabeça erguida, fazendo tudo com um sorriso, amor pelo que fazem e tendo sucesso. Estou tão animado quanto vocês para acompanhar o progresso das carreiras deles”, completou.
A Fórmula 1 retorna à pista de Interlagos para a corrida sprint do GP de São Paulo, no sábado. A atividade tem início previsto para 11h00 (horário de Brasília), com cobertura completa e IN LOCO do GRANDE PRÊMIO.
GP de São Paulo de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Corrida sprint | 11:00 | 13:00 | 15:00 | 16:00 |
| Classificação | 15:00 | 17:00 | 19:00 | 20:00 |
| Corrida | 14:00 | 16:00 | 18:00 | 19:00 |
*Horário de Brasília
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!