LCR exalta “talento natural” de Moreira, mas freia expectativas: “MotoGP é difícil”
Chefe da LCR, Lucio Cecchinello destacou a velocidade de Diogo Moreira nas variadas modalidades do motociclismo e avaliou que o brasileiro cresceu em um momento crucial da temporada. Mesmo assim, o dirigente trata de controlar as expectativas em torno da estreia na classe rainha do Mundial de Motovelocidade
Chefe da LCR, Lucio Cecchinello revelou admiração pelo “talento natural” de Diogo Moreira. O dirigente exaltou a velocidade do brasileiro e o crescimento na fase final da temporada da Moto2, mas tratou de conter as expectativas para a estreia na MotoGP, mesmo torcendo por uma adaptação rápida do brasileiro.
Aos 21 anos, Moreira assinou um contrato de três temporadas com a HRC, a braço de competições da Honda, e vai debutar na elite da motovelocidade mundial com a satélite LCR no próximo ano, substituindo Somkiat Chantra, que será transferido para o Mundial de Superbike pela montadora da asa dourada após uma temporada de resultados inexpressivos na MotoGP.
Às vésperas da estreia de Moreira com a LCR, que acontece na próxima terça-feira, no teste pós-temporada de Valência, Cecchinello explicou as circunstâncias da chegada de Chantra ao time e deixou claro que as portas da MotoGP não estão fechadas para o tailandês.
“O plano original da Honda era levar Ai Ogura para a MotoGP em 2025”, disse Cecchinello ao site italiano GPOne. “Ogura era o substituto natural do [Takaaki] Nakagami, mas ele tinha outros planos. Havia a opção de ter Taka por um oitavo ano ou dar a Chantra uma nova oportunidade. E, às vezes, as fábricas precisam considerar interesses comerciais junto com o programa esportivo. É normal. Então Chantra foi escolhido na esperança de que se adaptaria rapidamente à MotoGP”, seguiu.
🏍️ Moto2 define campeão na última etapa pela quinta vez desde a criação em 2010

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Aí ele desenvolveu síndrome compartimental no braço e teve uma lesão no ligamento no joelho, que, obviamente, não foram úteis para o processo de aprendizado dele”, explicou. “Por isso, a Honda agora decidiu levar o Chantra para o Mundial de Superbike e Moreira para a MotoGP. Não está fora de cogitação que Chantra volte para a MotoGP se tiver boa performance no WSBK”, garantiu.
Diferente de Chantra, porém, Diogo chega com o respaldo de uma carreira mais exitosa, especialmente às vésperas de conquistar o título da Moto2. O brasileiro vai para a última corrida do ano com 24 pontos de vantagem para Manuel González.
“Admiro o talento natural de Moreira”, comentou o chefe da LCR. “Ele é realmente rápido em qualquer moto, incluindo motocross, supermoto e flat-track. Ele pode pilotar qualquer moto tão rápido quanto os melhores pilotos do mundo. A velocidade dele é impressionante”, destacou.
“Este ano ele se estabeleceu como o melhor piloto da Moto2 durante uma fase crucial. Agora, todo mundo espera uma grande carreira dele na MotoGP. Mas não quero colocar as expectativas muito altas, pois a MotoGP é uma categoria realmente complexa e difícil”, ponderou.
Cecchinello reconheceu que, ao longo da história, alguns pilotos conseguiram vencer no primeiro ano na MotoGP, como foi o caso de Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, Marc Márquez, Brad Binder e Fermín Aldeguer, por exemplo, e torceu para que Diogo siga o mesmo caminho.
“Sei que alguns já venceram no primeiro ano na MotoGP e, claro, espero que isso aconteça com Diogo também”, torceu. “Espero que ele se adapte rapidamente à categoria, perceba o grande potencial que tem e possa acompanhar os outros pilotos da HRC em 2026. Mas vimos que Ai Ogura era incrivelmente rápido na Moto2, aí teve uma estreia forte na MotoGP este ano, mas, depois, sofreu alguns revezes e experimentou em primeira mão o quão exigente é a MotoGP. Aldeguer é um piloto super forte, merece respeito, mas todos os pilotos Ducati têm uma pequena vantagem técnica”, encerrou.
A MotoGP volta a acelerar entre os dias 14 e 16 de novembro com o GP da Comunidade Valenciana, direto de Valência, para a 22ª e última etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!