Pilotos avaliam chances de novas diretrizes de disputa na F1: “Sem mudanças drásticas”
Andrea Kimi Antonelli, Oliver Bearman e Liam Lawson avaliaram as possíveis mudanças de regra a respeito do assoalho na Fórmula 1 e as novas diretrizes de ultrapassagem para 2026 que ainda serão discutidas
A desclassificação dupla da McLaren no GP de Las Vegas, que mexeu completamente com o Mundial de Pilotos da Fórmula 1, acendeu um alerta quanto ao alto desgaste da prancha do assoalho em pistas com longas retas, mas ainda que não tenha relação direta com o caso, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) já estuda mudanças no regulamento da temporada 2026 para evitar o problema, segundo o portal inglês The Race. A questão envolve a aerodinâmica ativa, que ainda tem sido alvo de muitas indagações entre as equipes do grid.
A prancha do assoalho foi introduzida durante a temporada de 1994 como uma das medidas de segurança da Fórmula 1 após as mortes de Roland Ratzenberger e do tricampeão mundial Ayrton Senna. Em 2025, além das desclassificações de Lando Norris e Oscar Piastri em Las Vegas, pilotos como Nico Hülkenberg [no GP do Bahrein] e Lewis Hamilton [no GP da China], também foram eliminados de seus resultados pela mesma infração técnica.
.A aerodinâmica ativa é uma das grandes mudanças que os carros sofrerão no ano que vem, proporcionando ao piloto a possibilidade de usar modos diferentes de angulação das asas dianteira e traseira para gerar mais downforce (em curvas) ou reduzir o arrasto (em retas), tudo isso sem perder velocidade. Esse acionamento será feito de forma manual de acordo com as zonas de ativação específicas, que serão definidas pela FIA.

Na coletiva de imprensa pré-GP do Catar, os pilotos Andrea Kimi Antonelli, Oliver Bearman e Liam Lawson foram questionados sobre a possível mudança e indicaram a importância de uma reunião coletiva, programada para esta quinta-feira, onde pilotos e a FIA vão desenhar as diretrizes para as disputas de pista em 2026, quando uma nova geração de carros será introduzida e deve reduzir o impacto do assoalho na aerodinâmica dos carros.
“É por isso que hoje teremos uma reunião sobre as diretrizes de pilotagem, especialmente para o próximo ano. Definitivamente, vamos dar nossa impressão baseada em nossas experiências, tentando ajudar a FIA com uma nova diretriz para os pilotos que ajuda nas corridas. Não acho que neste ano foi ruim. As diretrizes para os pilotos — claro, você pode usá-las como quiser, a seu favor — mas não acho que precisem de mudanças drásticas”, disse Antonelli.
“E quanto à prancha, bem, essa é a regra. Com esses carros, quanto mais baixo você os usa, mais tempo de volta você ganha. Então, obviamente, você precisa estabelecer um limite, e se você ultrapassar esse limite, claro que estará ganhando uma vantagem, e é por isso que você recebe uma punição. Me lembro da Mercedes em Austin em 2023 — eles tiveram o mesmo problema com a prancha e foram desclassificados. Claro, às vezes você tem circunstâncias externas, como a McLaren, que pode ter dito que teve mais quiques do que o esperado. Isso é azar, claro, mas a regra é a regra. É o que é. Acho que no ano que vem não teremos tantos problemas com o novo regulamento”, completou o italiano da Mercedes.
Bearman, da Haas, chamou a atenção e voltou a pedir a entrada de comissários fixos na direção de prova da Fórmula 1. O tópico é um alvo frequente de reclamação dos pilotos, que entendem que a padronização seria essencial para decisões mais concisas em termos de punições.

“Acho que nossa principal preocupação como pilotos é, antes de tudo, a falta de comissários permanentes, o que é um grande desafio, já que as regras são regras e interpretadas de maneiras diferentes por cada comissário. Para o nível do nosso esporte, se compararmos com outros esportes de elite, somos um dos poucos com um painel de juízes que muda de corrida para corrida, o que é um problema para nós. E acho que estamos tentando dar a eles uma perspectiva de como é estar dentro do carro. Algumas penalidades aplicadas este ano, se você perguntar aos pilotos, a maioria — ou todos — concordaria que deveriam ou não ser aplicadas, e às vezes a decisão dos comissários é diferente. É por isso que queremos criar um pouco de equilíbrio. Então, sim, acho que será uma longa noite com a reunião”, comentou Bearman.
Lawson, da Racing Bulls, reforçou as tentativas de melhoria que a FIA tenta propor, não apenas a respeito das diretrizes de pilotagem, mas também sobre uma evolução na interpretação dos comissários em relação ao que cada piloto pode fazer dentro do carro nas disputas.
“Sinceramente, não há muito mais a acrescentar. Acho que se trata apenas de criar uma forma de, quando essas decisões forem tomadas, levar em consideração como é, de fato, estar ao volante e pilotar esses carros. As diretrizes atuais foram elaboradas para tentar entender o que estávamos tentando dizer no ano passado, mas estão em constante evolução. Tentaremos esclarecer ainda mais as coisas esta noite e criar um sistema melhor para o próximo ano”, completou Lawson.
A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 28 a 30 de novembro, com o GP do Catar, 23ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificações e corridas em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Lusail para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.
GP do Catar de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Treino livre | 10:30 | 12:30 | 14:30 | 15:30 |
| Classificação sprint | 14:30 | 16:30 | 18:30 | 19:30 |
| Corrida sprint | 11:00 | 13:00 | 15:00 | 16:00 |
| Classificação | 15:00 | 17:00 | 19:00 | 20:00 |
| Corrida | 13:00 | 15:00 | 17:00 | 18:00 |
*Horário de Brasília
▶️ Onde assistir F1? Veja aqui todas as informações
▶️ F1: faltam quantas corridas? Veja o calendário da F1
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!