“Inaceitável”: Russell avalia possível papel de escudeiro de Piastri a Norris em Abu Dhabi
George Russell afirmou que qualquer piloto que chegasse à última corrida do ano sem chance de ser campeão ajudaria o companheiro de equipe que estivesse ainda na disputa — o que não é o caso entre Oscar Piastri e Lando Norris
A possibilidade de Oscar Piastri ter de ajudar Lando Norris na final da Fórmula 1 2025 para derrotar Max Verstappen é dos assuntos mais comentados em Abu Dhabi, mas há quem defenda a posição da McLaren de deixar a disputa livre, uma vez que os dois pilotos têm chances de serem campeões. Na coletiva de imprensa desta quinta-feira (4), em Yas Marina, George Russell disse que é “inaceitável” que Piastri seja relegado ao posto de escudeiro.
A atual situação que envolve o australiano é decorrente do GP do Catar, que não apenas manteve Verstappen na disputa como o deixou isolado na segunda posição, 12 pontos atrás de Norris. Piastri, por sua vez, chega a Abu Dhabi 16 tentos atrás.
A McLaren declarou logo depois da etapa em Lusail que deixaria a disputa aberta entre a dupla papaia, porém disse que a abordagem para o último GP do ano seria previamente combinada, o que abre a possibilidade de um jogo de equipe para manter o título nas garagens de Woking.
O tema, claro, foi assunto da coletiva oficial realizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO. E ao ser questionado se Piastri deveria ajudar Norris no fim de semana, Russell disse que não seria justo.

“Não acho aceitável ou razoável pedir a um piloto que também tem chances de conquistar o campeonato na última corrida que ceda a posição para o companheiro de equipe”, disse o piloto da Mercedes.
“Em outras temporadas, digamos, com Checo [Pérez] e Max, [Rubens] Barrichello e [Michael] Schumacher, quando claramente um só piloto estava na disputa do título e, na última corrida, o que não tinha chances de vencer tivesse de ceder a posição, é absolutamente razoável. Acho que todos os pilotos fariam isso”, argumentou.
“Mas, para mim, não acho que seria justo. Ambos precisam ter uma chance, e se perderem por causa disso, basta dizer que o outro fez um trabalho melhor e que faz parte das corridas. É assim que deve ser”, encerrou Russell.
A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 5 a 7 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi, 24ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Yas Marina para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.
GP de Abu Dhabi de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Treino livre 1 | 06:30 | 08:30 | 10:30 | 11:30 |
| Treino livre 2 | 10:00 | 12:00 | 14:00 | 15:00 |
| Treino livre 3 | 07:30 | 09:30 | 11:30 | 12:30 |
| Classificação | 11:00 | 13:00 | 15:00 | 16:00 |
| Corrida | 10:00 | 12:00 | 14:30 | 15:00 |
*Horário de Brasília
▶️ F1: faltam quantas corridas? Veja o calendário da F1
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!