Verstappen minimiza vice da F1 2025 por dois pontos e diz: “Nunca estivemos na disputa”

Mesmo chegando a Abu Dhabi com chances matemáticas, Max Verstappen avaliou que Red Bull esteve fora da luta ao longo de 2025 e tratou vice como resultado além das expectativas iniciais na temporada

Max Verstappen voltou a falar sobre a temporada 2025 da Fórmula 1 e garantiu que não sente que perdeu o título, apesar de ter terminado apenas dois pontos atrás de Lando Norris. Para o neerlandês, a Red Bull nunca esteve realmente na briga com a McLaren ao longo da temporada, o que torna o desfecho menos frustrante.

Verstappen chegou ao fim do campeonato com chances matemáticas após uma surpreendente recuperação na segunda metade do ano, impulsionada por melhorias de acerto da equipe taurina e por uma série de erros do time comandado por Andrea Stella e Zak Brown. Ainda assim, ele lembra que o cenário do campeonato esteve longe de ser favorável durante boa parte do ano.

“Eu vejo da seguinte forma: nós não perdemos de verdade, porque nunca estivemos realmente na disputa”, disse, durante entrevista à emissora neerlandesa Viaplay. “Acho que, se você olhar a temporada inteira, nunca tivemos realmente uma chance de competir”, completou.

Depois de um início difícil, o tetracampeão mundial chegou a estar 104 pontos atrás de Oscar Piastri — então segundo colocado — após o GP dos Países Baixos. A partir daí, a diferença diminuiu graças à evolução da Red Bull e a tropeços da McLaren, incluindo erros de pilotos, falhas estratégicas e problemas mecânicos, além da desclassificação da equipe em Las Vegas por desgaste excessivo da prancha do assoalho dos bólidos laranjas.

Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Para Verstappen, o fato de a McLaren ter dois pilotos fortes também ajudou a manter a disputa aberta. “Como eram dois, claro que eles tiraram muitos pontos um do outro. E, por causa disso, se você está sozinho e, em algum momento, as coisas começam a melhorar, então você se aproxima um pouco”, explicou. “Algumas batidas, erros de estratégia, desclassificações, e de repente você está na briga. Eu realmente não sinto que deixamos escapar alguma coisa.”

Max também minimizou a penalização que recebeu no GP da Espanha, após o polêmico incidente com George Russell, da Mercedes, que custou pontos importantes para o ano do #1.

“O campeonato certamente não foi perdido em Barcelona. Acho que você tem de olhar mais para onde tivemos oportunidades reais de competir. E, sim, claro, sempre há momento. Veja, eu fui tirado da corrida na Áustria. Mas, por outro lado, tivemos tantos problemas em tantas corridas antes disso. Erros nos pit-stops, fins de semana em que nada dava certo. Então, olhando para trás, há muitas coisas que poderiam ter sido melhores”, analisou.

Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“No fim das contas, a McLaren foi desclassificada em Las Vegas. Se isso não acontece, você nem está na disputa. Então depende de como você olha para isso. Não importa se é um ponto, meio ponto ou vinte pontos. Não vencer é não vencer. Ou você está grávida ou não está. Não existe meio grávida, certo?”, concluiu Verstappen.

Fórmula 1 está de férias. Os carros voltam a acelerar de 26 a 30 de janeiro em testes privados em Barcelona. Depois, seguem para o Bahrein para mais duas sessões da pré-temporada: de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades de 2026.

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.

▶️ Chefe afasta crédito por reviravolta da Red Bull na F1 2025: “Temos grupo extraordinário”
▶️ Como abandono no GP dos Países Baixos mudou temporada de Norris em 2025

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!